ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

terça-feira, 29 de maio de 2012

HISTÓRIA POUCO CONTADA!!!

Futebol cearense

O futebol só pode ter levado muito tempo mesmo para ser aceito pelo cearense. Aceito aqui, leia-se, registrado, tomado como valoroso pela elite intelectual – porque, de público, a bola sempre fez sucesso, mesmo após a gênese burguesa. Não posso encontrar uma antologia de Fortaleza e publicações do gênero para correr em busca de referências ao futebol na Capital. Apesar da leitura prazerosa, quase sempre experimento a decepção.

Os registros do futebol no cotidiano de Fortaleza são escassos. Dando a entender a pouca importância que o esporte possuía entre os que pensavam a cidade, sobretudo entre 1910 e 1940. E como era visto meramente como lazer, brincadeira de adultos, desorganizado e amador. Passava longe a percepção do negócio futebol, apesar do profissionalismo engatinhar e dos estádios lotados.

O primeiro registro do futebol em Fortaleza é do livro “A Verdadeira História do Futebol Cearense – 1903-1955”, de Frederico Maia. Publicado pelo próprio escritor, conta com patrocínios de lojas da época e narra, ano a ano, a consolidação do esporte aqui. É um dos artigos mais raros para colecionadores locais.

Depois dessa iniciativa as produções apareceram em doses homeopáticas, a partir dos anos 1970. Ultimamente, apaixonados por futebol de várias áreas colaboram com múltiplas análises sobre o esporte. Tentando recuperar (ou entender) o tempo perdido.

FIGURINHA CARIMBADA
Carlinhos Cachoeira
é multifuncional mesmo. Agiu até no futebol, como um dos empresários – via Delta – do meia Felipe Brisola, do Atlético-GO.

UM DIA COMO HOJE
Em 26 de maio de 1977
nascia o atacante Luca Toni, o primeiro italiano a ganhar o troféu Chuteira de Ouro. Foi também o primeiro italiano artilheiro na Alemanha.

VAI POR MIM
O cineasta Rogério Sganzerla também filmou futebol. Um curta interessante chamado “Perigo Negro”, que passa esse mês no Canal Brasil. Fique atento!

No TWITTER
Vamos falar de futebol: @cirocamara
A coluna Bola Cultural é redigida por Ciro Câmara e publicada aos sábados no O POVO.

Bola Cultural – História pouco contada
Por: Ciro Câmara
28.05.12 14:12

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG