DINHEIRO COMPRA A GRANDEZA DE UM CLUBE?
Sem dúvida a transferência incrível de Fernando Torres do Liverpool para o Chelsea foi o assunto mais comentado no mundo do futebol no início da semana. O atacante foi vendido no último dia de negócios por quase R$ 140 milhões, a sexta maior negociação da história.Mas o espanhol foi infeliz. Não por trocar de clube, mas por diminuir seu ex-time ao dizer que finalmente estava em um dos maiores do mundo. Uma prova de que o jogador não conhece futebol ou simplesmente coloca o dinheiro acima de qualquer coisa.
Uns podem questionar quais os critérios para medir o tamanho de um clube. Mas certamente títulos, torcida e estrutura são fatores primordiais. E de longe o Chelsea não chega aos pés do Liverpool.
Conheci as duas sedes. De fato, o Chelsea tem uma estrutura melhor que a do Liverpool, mas fica muito longe de outros “postulantes” a maiores do mundo como Barcelona, Real Madrid, Milan, Arsenal ou Manchester United.
E comparar tradição futebolística do Chelsea é piada diante de outros clubes. Peguemos o próprio Liverpool. É o maior vencedor da liga inglesa, com 18 títulos, quarto maior da Copa da Inglaterra, com 7 campeonatos, terceiro maior da Liga dos Campeões da Europa, com cinco vitórias.
Liga dos Campeões que tem quatro campeões ingleses: Liverpool (5), Manchester United (3), Nottingham Forest (2) e Aston Villa (1). Cadê o Chelsea?
Também é difícil encontrá-lo na lista dos maiores campeões ingleses. Ao lado do ex-clube do atacante espanhol está o Manchester United. Depois aparece o Arsenal, com 13 conquistas, Everton, 9, Aston Villa, 7, Sunderland, 6, e, finalmente, o Chelsea, com 4. Mesmo número de Newcastle e Sheffield United. Sem contar que desses títulos, três foram nos últimos 6 anos.
O maior clássico do país? Liverpool x Manchester. O maior clássico da capital Londres? Arsenal x Tottenham. Quem é o maior rival do Chelsea? O inexpressivo Fulham, em uma rivalidade de bairros vizinhos.
Essa é a história. Que faz um time ser grande, médio ou pequeno de fato.
E não alguns milhões que compram um craque hoje, mas não compram a grandeza de um clube.
E como Torres pensam tantos outros jogadores…
Por: Emmanuel Macedo
0 comentários:
Postar um comentário