ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

TERMINA ERA TASSO JEREISSATE!!!

O resultado das eleições deste domingo (3) trouxe surpresas para líderes partidários e políticos já consagrados no cenário nacional.

Tasso Jereissati (PSDB-CE) (Foto).
- Cargo que disputava:
Senador.
- Resultado: terceiro lugar.
- Total de votos: 1.754.567 (23,70%).

Termina uma era e se consolida uma hegemonia.

O grupo reunido em torno de Cid Gomes conseguiu uma virada nas últimas semanas e derrotou aquele que, há poucos meses, o próprio governador definiu como maior político cearense vivo. Consolida-se assim a nova hegemonia do Ceará e lança-se uma incógnita sobre os rumos da oposição

Quando Tasso Jereissati (PSDB) disputou sua primeira eleição, em 1986, iniciou um ciclo na política cearense. Um momento histórico cujo fim foi decretado justamente pela primeira derrota eleitoral da vida do, até 1º de fevereiro, ainda senador. O resultado, confirmado às 20h39min, consolidou a hegemonia do grupo que já havia sido vencedor em 2006.

Agora, surge um novo momento na política cearense. Quem perdeu não foi um adversário qualquer, mas aquele que, por décadas, foi o homem mais poderoso do Ceará. Foi vencido aquele que, outro dia mesmo, o governador e adversário de agora chamou de “maior político cearense vivo”.

Para eleger Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), a maioria dos eleitores atendeu ao insistente pedido feito na TV pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva: quem votou em um votou no outro. Quem votou no outro, votou no outro e não precisou votar em mais ninguém para o Senado. A vitória casada veio a despeito da guerra interna travada nos bastidores entre os dois.

Na noite de ontem, em entrevista exclusiva à TV O POVO, Pimentel creditou a votação à “identidade de uma coligação conjunta do governo federal com o governo estadual”.

Também na TV O POVO, com exclusividade, Cid falou da importância da eleição de dois senadores aliados para seu projeto de governo. Sobre a não-eleição do ex-aliado Tasso, disse: “Eu não trabalhei para derrotar A, B, C ou D, mas para manter um projeto de pessoas afinadas tanto no plano nacional quanto no estadual”. Destacou ainda que a força do PSDB, que conseguiu o voto de cerca de 20% dos eleitores cearenses, não pode ser desprezada. Além disso, os tucanos conseguiram eleger a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa, com oito deputados estaduais.

Ainda assim, o poderio da frente governista, a partir do resultado de ontem, é avassalador. A ponto de, instantes antes de votar, o próprio Tasso ter protestado: “Você não pode ter uma hegemonia como tá havendo e que há um verdadeiro massacre”. A oposição, bastante fortalecida nos últimos quatro meses, passa a ser uma incógnita.

Tasso, contudo, assegurou, antes mesmo do resultado, que fará oposição ao governo agora reeleito “com certeza” e disse que não irá aderir “de jeito nenhum”.

O próprio candidato a governador pelo PSDB, Marcos Cals, destacou o papel crucial para o partido do desempenho de Tasso. “É um homem imprescindível não só para o Ceará, mas para o Brasil. Imagine para o PSDB do Ceará”.

Outro risco para o partido são as dissidências. Algo que, salientou Tasso, já houve durante a eleição. Mas ele, antes do resultado, ainda se dizia otimista a esse respeito: “Eu acho que isso tem que ter um limite. O PSDB formou um núcleo forte, que não é cooptado”.

Érico Firmo
ericofirmo@opovo.com.br
Giselle Dutra

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG