ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

PELÉ NA SELEÇÃO!!!

* PELÉ - 70 ANOS...
A HISTÓRIA DE PELÉ NA SELEÇÃO.


No livro "Pelé - O Supercampeão", de Orlando Duarte, Pelé conta com detalhes de suas passagens pela Seleção. Relembra com carinho as conquistas de 1958 (quando tinha apenas 17 anos), 1962 (quando se machucou no segundo jogo e não atuou mais) e 1970 (a mais marcante, segundo ele). E com tristeza a Copa de 1966, quando caçado por portugueses viu a Seleção ser eliminada precocemente.

A história de Pelé na Seleção Brasileira começou muito cedo. Com 16 anos, fez seu primeiro jogo, num jogo contra a Argentina. Fez um gol, o único do Brasil na derrota por 2 a 1, ao substituir Mazzola no segundo tempo. Três dias depois, contra a mesma Argentina, começou como titular, marcou um gol e ajudou a Seleção a conquistar a Copa Rocca - o primeiro título profissional de Pelé.

No ano seguinte, em 1958, Pelé é convocado para a Copa do Mundo, na Suécia. Com o joelho inchado, fica fora das duas primeiras partidas (contra Áustria e Inglaterra), mas atua contra a União Soviética e em todos os jogos da segunda fase. Nas quartas, faz o gol da classificação contra o País de Gales (um golaço). Nas semifinais, marca três na goleada sobre a França por 5 a 2. E na decisão, mas dois, nos 5 a 2 sobre a Suécia. Sempre com a ajuda de craques do quilate de Didi, Garrincha e Vavá.

Antes mesmo do início da Copa de 1962, no Chile, Pelé
já reclamava de dores na virilha, por causa da rotina pesada de jogos preparatórios. Mas ele foi para o Mundial, com a mesma base da Seleção campeã quatro anos antes. No primeiro jogo, contra o México, Pelé atuou e fez um gol na vitória por 2 a 0, em Viña del Mar. Mas na segunda partida, contra a Tchecoslováquia, Pelé sofre uma distensão muscular e não joga mais o Mundial, apenas torcendo e vendo seus companheiros conquistarem o bi. Sobre o jogo contra os tchecos, Pelé faz um interessante depoimento.

Pelé sai de campo machucado contra a Tchecoslováquia, em 1962.
"Nesse jogo, experimentei uma emoção diferente; a do respeito dos tchecos pela minha situação física. O Masopust e o Popluhár, quando me viam com a bola, deixavam que eu concluísse a jogada, não me pressionavam, não tentavam o desarme. Também o lateral Lála, quando passei a fazer número na esquerda, facilitava minha movimentação. Os tchecos também lutavam pela classificação, precisavam da vitória, mas colocavam em primeiro lugar o adversário ferido! Isto foi muito emocionante e é uma das mais gratas revelações do mundial de 1962", conta no livro "Pelé - O Supercampeão", de Orlando Duarte.

Em 1966, veio o maior trauma de Pelé com a Seleção. Na Copa da Inglaterra, o Brasil foi eliminado ainda na primeira fase. Pelé disse que a Seleção estava superestimada e que não houve a mesma organização das edições anteriores. "Tínhamos bons jogadores, mas faltava-nos conjunto", conta. A Seleção começou vencendo a Bulgária (2 a 0, gols de Pelé e Garrincha). Pelé foi poupado contra a Hungria para atuar contra Portugal e a Seleção perdeu, por 3 a 1. Contra os portugueses, que tinham Eusébio, o Brasil não atuou bem, estava com um time muito mexido, e Pelé foi caçado em campo. Machucou o joelho ainda no primeiro tempo, o Brasil perdeu por 3 a 1 e foi eliminado.

Irritado e decepcionado, Pelé jura que nunca mais iria disputar uma Copa do Mundo.
Mas ao ver que as coisas tinham mudado, retorna à Seleção em 1969, na preparação para a Copa do México, e o Brasil faz grande campanha nas eliminatórias. Faz o gol da classificação, contra o Paraguai, diante de mais de 150 mil pessoas no Maracanã. Mas aí o técnico João Saldanha entrou em conflito com dirigentes da CBD e foi demitido. Zagallo foi o técnico, a Seleção "encaixou" e partiu com tudo para o México.

O Brasil estreou contra a Tchecoslováquia. E ganhou por 4 a 1, de virada. Pelé fez um gol e quase fez outro, no lance histórico em que quase encobriu o goleiro tcheco num lance do meio-campo. Depois, o Brasil passou pela Inglaterra, atual campeã mundial, e Pelé parou nas mãos de Gordon Banks, naquela clássica defesa após cabeçada do Rei. No encerramento da primeira fase, o Brasil passou pela Romênia, com vitória por 3 a 2 e dois gols de Pelé.

Nas quartas de final, o adversário era o Peru, que tinha como técnico Didi, amigo de Pelé e jogador presente nas conquistas de 1958 e 1962 como jogador. Vitória por 4 a 2.

Na semifinal, mais uma "revanche"
(como o próprio Pelé disse), desta vez contra o Uruguai. Vitória de 3 a 1 e quase dois golaços de Pelé: um ao driblar Mazurkiewicz sem tocar na bola; e outro ao aproveitar um tiro de meta mal batido pelo goleiro uruguaio. O Brasil, de uma certa maneira, vingava o fiasco da final de 1950.

Aí veio a poderosa Itália na grande final, a "terceira vingança" de Pelé. O Brasil havia perdido para eles no Mundial de 1938. No Azteca, Pelé abriu o marcador, Boninsegna empatou e, aos 44 minutos e meio do primeiro tempo, quando Pelé ia marcar, o árbitro alemão Glöckner encerrou o jogo. No segundo tempo, o Rei do Futebol não caiu nas provocações dos italianos, que deram até um soco em sua barriga, e o Brasil deslanchou. Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto decretaram os 4 a 1 e o tricampeonato do Brasil. Pelé foi eleito o melhor jogador.

Foi o título mais emocionante de Pelé, como ele mesmo conta. Ele e os demais jogadores receberam diversas homenagens na volta para o Brasil. Mas para atender a um chamado de sua esposa, Rosemeri, falta às comemorações em São Paulo. Cansado da rotina de treinos e excursões, Pelé decide se aposentar da Seleção. Em julho de 1971, ele se despede em amistoso contra a Áustria, no Maracanã, diante de 120 mil pessoas, aos gritos de "Fica, Fica!". Muitos foram os apelos para que ele jogasse a Copa de 74, na Alemanha. Mas ele cumpriu a promessa que fez à família. E continuou a atuar pelo Santos.

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG