LISTA DE DEPUTADOS ELEITOS PODERÁ MUDAR!!!
Lista de deputados eleitos no Ceará pode ganhar outros nomes.- Três candidatos a deputado estadual e um candidato a deputado federal ainda podem entrar na lista dos eleitos, no lugar dos candidatos divulgados no último domingo. Para tanto, precisam ter as candidaturas deferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Apesar de já ter sido divulgada a lista de deputados estaduais e federais eleitos no Ceará, a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa podem ainda passar por mudanças e ganhar nomes diferentes. Isso porque há candidatos que não tiveram seus votos totalizados no último domingo pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em função de terem seus pedidos de registro de candidatura negados pela Justiça Eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa. Contudo, eles recorreram da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguardam a decisão final.
Caso obtenham parecer favorável do TSE, esses quatro candidatos poderão assumir os mandatos, uma vez que obtiveram votação suficiente para ocupar a vaga.
O candidato a deputado estadual Dedé Teixeira (PT) teve seu pedido de registro de candidatura indeferido pelo TRE, mas obteve 52.679 votos neste pleito, votação suficiente para ser eleito em sua coligação. Ele não entrou na lista dos vitoriosos por causa do indeferimento de sua candidatura, o que, segundo ele, ocorreu por um motivo “simples”. “A irregularidade foi sanada rapidamente e eu não tive as contas desaprovadas. Tenho 100% de certeza que terei minha candidatura deferida”, disse.
Além de Dedé Teixeira, Neto Nunes (PMDB) e Perboyre Diógenes (PSL) obtiveram votação suficiente para serem eleitos deputados estaduais, mas acabaram com as candidaturas barradas e aguardam decisão do TSE.
Se os três candidatos conseguirem liberação da Justiça Eleitoral, de acordo com os cálculos do quociente eleitoral, Danniel Oliveira (PMDB), Francisco Pinheiro (PT) e Carlomano Marques (PMDB) poderão ficar fora da lista dos eleitos.
Câmara Federal
- Excluído da lista dos vencedores, o candidato a deputado federal Manoel Salviano (PSDB) foi o segundo mais votado da coligação PSDB/DEM e também pode fazer parte da lista dos eleitos. Ele aguarda, confiante, a decisão favorável do TSE, já que, de acordo com ele, suas contas de quando era prefeito de Juazeiro do Norte não estão mais desaprovadas. Salviano pode assumir no lugar de Mário Feitoza (PMDB).
CANDIDATOS RECLAMAM
- Dedé Teixeira lamentou que o TSE não tenha julgado seu recurso antes das eleições e alegou que isso prejudicou seu desempenho nas urnas. “A oposição divulgava que eu era ficha suja e que quem votasse em mim teria o voto anulado”, argumentou.
- Manoel Salviano explicou que a coligação da qual faz parte entrou com pedido no TRE para que reavalie seu registro de candidatura, já que sua pendência foi revogada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
CÁLCULOS
ENTENDA- O quociente eleitoral é o número de votos que uma coligação precisa obter para eleger um candidato a deputado estadual ou federal.
MATEMÁTICA
- O cálculo deste quociente é feito a partir da divisão do número de votos válidos da eleição - compostos pelos votos dados aos candidatos deferidos e às legendas dos partidos - pela quantidade de vagas de cada Casa. O resultado da divisão é o quociente eleitoral.
EXEMPLOS
- Se o quociente eleitoral de uma eleição for igual a 100 mil e se uma coligação conseguir atingir uma votação de 100 a 190 mil, ela elegerá um deputado. Se a coligação obtiver 200 mil votos, elegerá dois deputados.
ELEIÇÕES 2010
- Este ano, o quociente eleitoral para deputados estaduais foi de 88.463 votos. Já para deputados federais, foi de 181.608. Esses números podem mudar, caso os candidatos citados na matéria consigam deferir suas candidaturas e, por consequência, validar seus votos.
Fonte: O POVO
0 comentários:
Postar um comentário