EUNÍCIO E PIMENTEL, São os SENADORES!!!
SENADORES: Eunício e Pimentel destacam Lula.EUNÍCIO (Senador), CID GOMES (Governador) e PIMENTEL (Senador) são eleitos.
Após acompanhar a votação de sua esposa Maria Célia Habib, em Juazeiro do Norte, e votar em Sobral, o candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB), também esteve nas votações dos postulantes de sua coligação ao Senado Federal, José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB), em Fortaleza. Pimentel votou no Colégio Adauto Bezerra, enquanto Eunício no Náutico Atlético Cearense, no início da tarde.
Cid ainda visitou algumas seções com candidatos proporcionais antes de acompanhar a apuração em sua residência e, posteriormente, no comitê.
Incomodado
- No Náutico, Cid Gomes ainda se mostrou incomodado com as críticas de seus principais adversários durante a campanha, Lúcio Alcântara (PR) e Marcos Cals (PSDB). "Me machucaram, porque, sem nenhuma preocupação, eu perderia 10 eleições, isso não me traria nenhum problema. Agora, quando começam a mexer coma honra da gente isso machuca muito. De um lado, a honra é o único patrimônio que tenho, por outro o nível da política no Ceará. O Estado já teve uma política de nível mais elevado", criticou.
Cid Gomes disse ainda que se a política continuar sendo considerada "sinônimo de coisa feia", as pessoas bem intencionadas não entrarão mais na vida pública. "Isso é ruim para a democracia do Ceará e do Brasil", ressaltou o governador.
Cid Gomes creditou os crescimentos das campanhas de seus candidatos ao Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), a um entrosamento entre os partidos aliados, classificando todos os postulantes como um time, assim como ficou caracterizado o grupo formado pelos postulantes majoritários da coligação "Por Um Ceará Melhor Para Todos" durante a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. "O importante é que o time jogou sempre junto, em visão de conjunto, de um mesmo projeto", ressaltou. Indagado novamente se chamaria o PSDB para um novo governo, Cid respondeu que cada discussão em sua respectiva etapa.
O deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) ressaltou que a campanha em torno da "dobradinha" com o colega de bancada em Brasília, José Pimentel (PT), em torno dos projetos dos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como do governador Cid Gomes (PSB) contribuíram para o crescimento de ambos nas últimas pesquisas de intenção de voto. "Fizemos política em torno de um projeto do qual iniciamos em 2006. É uma chapa completa, posição única, um projeto para o Brasil e Ceará", destacou.
Indagado se a participação do presidente Lula nos programas dos postulantes ao Senado poderia ser atribuído ao sucesso do crescimento das campanha dele e de Pimentel, Eunício Oliveira respondeu que ambos foram ministros do petista, logo, poderiam ser credenciados desta forma, pois eles trabalharam com Lula. "O depoimento de Lula pedindo votos para o deputado Eunício Oliveira é de alguém que conhece o trabalho, que serviu com ele. Por isso é forma de dar credibilidade, porque as pessoas não sabiam", justificou o petista.
Quando abordado sobre o crescimento da pesquisa nos últimos dias, José Pimentel, antes mesmo da apuração, preferiu abordar a história política do Ceará, que, desde a redemocratização do País, o governador eleito consegue também a vitória dos postulantes ao Senado que apoia, citando os exemplos de 1994 e 2006.
"1994, a eleição também foi muito acirrada. Nós tínhamos dois senadores o Mauro Benevides e o Cid Carvalho (ambos do PMDB), mas o projeto estadual e nacional foram vencedores. Em 2006, o processo não foi diferente, muito mais acirrado, elegemos o presidente Lula, o governador Cid Gomes e o nosso senador Inácio Arruda (PCdoB)", reforçou Pimentel.
Movimentação
- Ao fazer o gesto de vitória no Náutico Atlético Cearense na cabine de votação, o deputado federal Eunício Oliveira recebeu muitas manifestações positivas por parte de familiares, amigos e políticos que o acompanhava.
No entanto, neste mesmo momento, uma eleitora o vaiou, o que poderia ter causado confusão, pois manifestantes em prol do peemedebista discutiram com a mesma. Ela respondeu que não votava em "candidato ligado ao mensalão".
Naquele recinto, horas antes dos candidatos da coligação "Por Um Ceará Melhor Para Todos" chegarem, havia longas filas nas seções. A auxiliar de eleição, Ana Paula Fontenele, explicou que o Náutico tem um histórico de demoras por causa do local ter o maior número de seções de justificativa de votos na cidade, mas que foi colocado um ônibus com três seções, para este fim.
Diário do Nordeste
0 comentários:
Postar um comentário