ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

ESPECIALISTA OPINA SOBRE CONFUSÕES!!!

Especialista opina sobre confusões

O advogado Rafael Ramos, especialista em direito esportivo, deu a opinião dele sobre as recentes polêmicas extra-campo no futebol cearense, hoje, no programa Trem Bala, da TV O POVO.

Segundo Rafael, o Ferroviário possui boas chances de permanecer na primeira divisão, caso seja constatada a irregularidade de três jogadores do Crateús no campeonato; enquanto o Fortaleza pode ser apenado, dependendo da forma como foi prorrogado o vínculo com o jogador Guto. Especifico os casos abaixo, inclusive suspeita sobre o alvinegro Reina, conforme a entrevista do advogado, com pós-graduação em Direito Esportivo na Universidade de Coimbra (POR).

FAC X CRATEÚS (Acusação de que jogadores Bruno Recife, Erilson e William Carioca
teriam jogado de forma irregular pelo Estadual)

Rafael Ramos diz haver prova material da irregularidade produzida pela própria Federação – súmulas dos jogos mostrando os cartões para Bruno Recife, Erilson e William Carioca. Se for comprovado que o Crateús não fiscalizou nem que a FCF atentou para o problema o time interiorano pode perder pontos e o Ferroviário seguir na primeira divisão.

“Não sei como é que isso ainda acontece”, soltou Rafael, confirma que cabe ao clube a fiscalização.

O Crateús afirmou que só vai se posicionar sobre o caso de forma oficial, após possível formalização de denúncia por parte do Ferroviário.

CASO GUTO (Suspeita de que o Fortaleza não poderia ter prorrogado contrato atual do atleta, por já estar no limite máximo de cinco anos)

Rafael Ramos destaca que é irregular
se prorrogar um mesmo contrato por mais de cinco anos. Diz que se o Fortaleza fez um novo contrato com Guto a situação é legal, contudo, se fez um “aditivo com prorrogação” a situação é irregular. “O aditivo, pela CBF, não pode ser uma renovação”.

O advogado diz que o Fortaleza corre o risco de perder pontos se for constatado que o clube sabia do pré-contrato com o Ceará e usou de “má fé” a prorrogação para obstar o Ceará. Ou seja, tinha conhecimento de que fazia um aditivo que poderia ser considerado irregular. Ele esclarece que o pré-contrato é um “contrato preliminar”, em que o clube e atleta se comprometem a cumprir o estabelecido, inclusive, com cláusulas indenizatórias e até mesmo penais.

Rafael destaca que o pré-contrato não está previsto na Lei Pelé, mas está no Código Civil. “Mas há juízes do trabalho que não aceitam (a vigência do pré-contrato). É uma questão de entendimento”, comentou.

Rafael diz entender que o nome do atleta constar no BID e também ser referendado pela FCF pode ser uma justificativa para o Fortaleza, mas que o “principal responsável” por verificar a legalidade do vínculo é o próprio clube, não federação ou confederação. Ele afirmou que o prazo para a denúncia não expirou e que, no caso contra o Ceará, um juiz deve atuar como mediador, ou para o atleta jogar pelo Alvinegro ou mesmo pagar a multa.

Tentei contato com o advogado Daniel Pessoa, diretor-jurídico do clube, que preparava uma defesa na tarde de hoje, conforme me foi informado. Ficou de me dar retorno e atualizo aqui versão tricolor do caso.

CASO REINA (Suspeita se atletas estrangeiros podem jogar com o visto trabalhista expirado)

Rafael Ramos
aponta que trabalhador nenhum pode atuar no Brasil, inclusive os jogadores de futebol, caso o visto para trabalho esteja vencido. Afirma que um atleta jogar com o visto em atraso caracterizaria irregularidade, portanto. Contudo, não sabe ao certo como está o caso de Reina. “Se tudo estiver correto, pode jogar”, resumiu.

A informação do Ceará, segundo o supervisor Mazinho Patrão, é de que o vínculo trabalhista de Reina expira no dia 5 de maio.

Por: Ciro Câmara
17.04.12 15:55

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG