ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA FCF MAURO CARMÉLIO!!!

Falar com o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, no interior do prédio da entidade que dirige sem que se sinta em um mundo seu (dele), é quase impossível, tal a familiaridade que ele demonstra possuir naquele ambiente, que para ele parece ter menos de profano e muito mais de sagrado.

Em meio a atividades que constituem quase que rituais, Carmélio transparece uma satisfação de quem não só conhece o que faz, mas também de quem se realiza pelo que faz. A prova disto é o apoio e cuidado dos familiares com sua imagem presidencial. Embora Mauro queira preservá-los do ônus do cargo que ocupa, sabe-se que algumas farpas acabam por chegar aos ouvidos de alguns familiares.

Mas Mauro Carmélio não se abala diante das críticas de seus opositores nem mesmo frente à falta de educação de alguns torcedores, que insistem em práticas como a agressão verbal indiscriminada contra os dirigentes de futebol.

Uma conversa com o presidente da FCF que permita maior envolvimento entre ele e seu interlocutor, corresponde a uma viagem pelo mundo da bola, com direito a citações que evocam conhecimento, além de passagens pitorescas às diversas "estações" do futebol. Mas, quando o assunto ganha conotação avaliativa, o presidente Mauro Carmélio de pronto lança mão de seu arquivo de memória e faz girar um repertório argumentativo invejável, em tom de orgulho e convicção, aos quais passamos a enumerar:

CONFIRA A ENTREVISTA

1.
O acréscimo de mais três competições de base, além das já existentes;
2. Colocação de ambulâncias nos jogos e vistoria nos estádios nas competições de base;
3. Organização administrativa, financeira e jurídica da FCF, Clubes e Ligas;
4. Reestruturação dos departamentos da entidade (FCF), remanejamento de funcionários acompanhado de treinamento;
5. Disponibilização de treinamentos para os supervisores dos clubes, através de cursos, palestras e seminários;
6. Adoção de fardamento para os funcionários e crachás de identificação;
7. Reforma do prédio da entidade modificando todo o sistema elétrico e hidráulico;
8. Estruturação da sala de imprensa, sala dos clubes, registro e especialmente o auditório do TJDF;
9. Estreitamento da interlocução com a Ligas Interioranas com o respectivo acompanhamento das mesmas, entre outras.

Artilheiro – Sabemos que a mudança era a marca a ser impressa em sua administração, pelo menos foi isso que se anunciou. Até que ponto isso tem sido cumprido?

Mauro Carmélio – Olha, as mudanças estão aí, é só as pessoas terem um mínimo de boa vontade para enxergar. Desde a confecção das tabelas dos campeonatos, passando pelo site, que era uma página que não havia alimentação e informações, era somente pela obrigatoriedade do cumprimento do Estatuto do Torcedor. Antes a estrutura era precária, tudo era feito de maneira amadorista e por contato telefônico. Por exemplo, se tivesse aqui dois dirigentes de clube era dito: Olha, teu jogo é dia tal e o teu é dia tal, e ficava por isso mesmo.

Artilheiro – E o que foi feito para mudar essa situação?

Mauro Carmélio – Para cada departamento que nós temos aqui foram adquiridos três computadores, de modo que cada funcionário da federação (FCF) tem um computador na frente dele e todos são interligados, do computador do presidente ao computador da telefonista. Também foi criado o email corporativo que é o grande instrumento de contato da federação, com a vantagem de estabelecer a comunicação formal entre a federação e seus filiados, sejam clubes ou ligas. Todos os documentos oficiais da federação tem que ser por email, todos os contatos da federação com os clubes e dos clubes e ligas com a federação [com os departamentos], tudo é feito através de email.

Outra coisa. Os delegados que vão trabalhar nos jogos representando a federação recebem um telefone celular e quando termina o jogo eles têm a obrigação de telefonar para uma pessoa do departamento de competições (da FCF) para dizer se houve ou não alguma alteração, algum problema naquele jogo. Antigamente a federação só sabia dos problemas quando o delegado chegava, às vezes 48 horas depois. Agora não, a gente sabe dos problemas na mesma hora que está acontecendo o problema. Problema de ambulância, problema de polícia, de clube que está faltando.

Artilheiro – É verdade que havia carência de estrutura a ponto de até o mais básico material de escritório vir a faltar?

Mauro Carmélio – Sim, sim. Foi criada estrutura física adequada para a federação. Não tinha um lápis, um papel (rolo) higiênico, nada, nada, nada. Hoje nós temos a condição de administrar material de escritório. Hoje nós temos um almoxarifado e tudo é controlado. Se a pessoa costuma gastar uma resma de papel por mês e pede duas eu digo logo:
- Ôpa, você pediu mais uma resma de papel ofício. Por que você costuma gastar uma e está pedindo duas?
Tudo isso aí representa economia para a própria entidade. Antigamente chegava uma liga e dizia:
- Presidente, estou precisando de 20 bolas.
Essas 20 bolas saiam e não havia uma justificativa. Hoje não, se apresenta um documento com a solicitação, o pedido é analisado por um setor, vamos saber os porquês para depois atender ou não a solicitação. E isso evita aqueles favores políticos. Assim, as ligas passaram a ter o mesmo tratamento. E por quê? Porque os valores são dos clubes e não da federação. O procedimento passou a ser administrativo e não político.

Artilheiro – Uma questão que sempre gera polêmica é a que trata das contas da federação. Houve mudança com respeito a isto?

Mauro Carmélio – Houve, houve sim. Nós antecipamos a apresentação das contas da federação, que era feita no final do ano (exercício) seguinte, ou seja, quase um ano depois, e hoje elas são apresentadas no mês de março. Em dezembro de um ano se fecha as contas e em março do ano seguinte já estou apresentando, colocando no site da federação (FCF) e no site da CBF.

Artilheiro – Qual a situação real da federação quando você a recebeu?

Mauro Carmélio – Recebi a federação com o CNPJ negativo no Serasa, renegociamos [a dívida] com a Receita Federal, através do Refis, renegociamos também com a Prefeitura [de Fortaleza] o IPTU que estava atrasado, negociamos com lojistas, fornecedores. Hoje a federação não deve um tostão. Tem valores negativos, mas por que estamos pagando. Hoje nós temos uma auditoria independente que antes nós não tínhamos. Nós estamos mostrando uma federação diferente, diferente para melhor. Temos condições de trabalho e a federação hoje é uma nova instituição dentro do mesmo prédio de anteriormente, móveis novos, computadores, gente nova que vibra com a entidade e que veste a camisa, e que trabalham pelos interesses do futebol cearense.

Nós temos uma outra visão por parte da CBF. Ela nos vê de outra maneira; é tanto que fui indicado uma vez e voltei a ser indicado como representante do nordeste junto a CBF; e isso nunca aconteceu [de um presidente de federação do nordeste ser eleito e reeleito para o Conselho Cultivo da CBF]. Isso mostra o trabalho que temos feito na nossa gestão. Hoje eu tenho conhecimento dos problemas que acontecem nas federações do nordeste e tento resolver da melhor maneira possível.

Artilheiro – E quanto aos clubes cearenses, há algo que a federação tenha feito ou possa fazer mais diretamente junto à CBF?

Mauro Carmélio – Um tópico que eu acho importantíssimo ressaltar é o fato [a condição] de nós termos hoje cinco clubes nos campeonatos brasileiros. Pode muita gente achar que não tem o dedinho da federação, mas eu boto a unha. Antes não tinha: era só Ceará e Fortaleza, Fortaleza e Ceará, ou Ceará ou Fortaleza. Hoje não é mais assim.

Artilheiro – Se sabe que todo projeto de mudança está sujeito a forças contrárias, sejam as de natureza política ou filosófica, além dos interesses pessoais. Qual o maior foco de resistência às mudanças preconizadas?
Mauro Carmélio – Para dizer a verdade, não teve. Pelo menos do tipo que pudessem atrapalhar o processo de mudança não houve nenhuma.

Artilheiro – A federação tem inimigos, ou mesmo você os possui?
Mauro Carmélio– Acredito que tenha, mas não há motivos e eu prefiro ignorá-los [os inimigos que possa ter].

Artilheiro – Você tinha uma boa convivência com o presidente do Ceará, Evandro Leitão. Como anda seu relacionamento com ele?

Mauro Carmélio – Ele tem estado ausente. Mas sempre recebo aqui os demais dirigentes do Ceará, todos num clima de muita cordialidade, assim como faço com todos os dirigentes dos nossos clubes e dirigentes das ligas. A federação é a casa de todos eles. É sempre motivo de satisfação receber nossos filiados.

Artilheiro – Escutamos pessoas que não são ligadas nem a clubes nem a ligas filiadas à federação propagarem que os clubes pagam pelas bolas das competições que disputam. Você confirma isso?

Mauro Carmélio – Não, não. A federação tem uma cota de mil bolas/ano com a Penalty. Essa é a nossa cota, que por sinal é para atender às necessidades de todas as nossas competições profissionais. Os clubes tem suas cotas nessas bolas como um benefício que nossa entidade presta a eles. Se eles tiverem necessidade de mais bolas para suas categorias profissional e amadora eles terão que adquirir. Só que pra isso, como a federação tem um convênio direto com a Penalty eu posso adquirir mais bolas com menor valor. E disso os clubes fazem é se beneficiar. E tem mais. Essas mil bolas são só para os profissionais. Eu ainda compro da Penalty as bolas para os amadores. Não sei se você já notou, mas as bolas dos amadores são diferentes das dos profissionais. A categoria sub-13, por exemplo, utiliza uma bola mais leve e tamanho nº4. Essa é uma exigência para essa categoria que se não for atendida pode trazer problemas para a federação.

Artilheiro – Propala-se também que a federação deve aos árbitros. A se confirmar o boato, não podemos considerar essa uma situação até desumana para uma categoria já tão vilipendiada pela crítica fácil?

Mauro Carmélio – De maneira alguma devemos aos árbitros. Ao contrário, há casos em que somos obrigados até a intermediar alguns débitos de clubes com a arbitragem no sentido de viabilizar esses pagamentos. Acontece que ainda há clubes entre os nossos que não se adaptaram a esses novos tempos de gestão profissional do futebol.

A nossa idéia é prestigiar nossos árbitros e assistentes, e pra isso já pensamos até em criar, além do ranking, uma premiação em dinheiro para dar a eles maior estímulo. Estamos estudando essa possibilidade. E digo mais. Pensamos em qualificar nossa arbitragem pra que possamos postular junto a CBF uma maior participação deles nas competições da CBF. Aguardem!

Antes que eu esqueça. No passado, os árbitros ganhavam proporcionalmente à renda dos jogos. Isso era preocupante para eles. Hoje não! Fixamos as cotas deles e eles sabem quanto vão receber.

Artilheiro – A federação, durante décadas, era vista até por pessoas que integravam seu quadro de funcionários como um cartório. Ou seja, só batia carimbo e não fazia mais nada. Qual a sua visão de uma federação como a que você preside?

Mauro Carmélio – Os clubes não vivem sem a mediação de uma entidade que represente eles. Em alguns locais, essa entidade pode ser uma liga, uma associação ou uma federação, não importa. No nosso caso e no caso dos nossos clubes, ter uma federação e nela ter pessoas que conhecem o funcionamento do futebol, ter pessoas que colocam o interesse dos nossos clubes acima de qualquer outro interesse, ter pessoas que possam representar esses interesses junto a CBF e que façam isso com conhecimento de causa, com equilíbrio e com senso de justiça me parece uma grande coisa. As entidades de administração do futebol não podem ter como dirigentes qualquer pessoa. Isso poderia causar a eles sérios prejuízos. Entre eles, a perda da credibilidade.

Evandro Braga

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG