ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

domingo, 24 de abril de 2011

CABAÑAS SONHA COM RETORNO AOS GRAMADOS!!!

Acolhido pelo Libertad, Cabañas sonha com retorno aos gramados
- Quinze meses após ser baleado na cabeça, atacante paraguaio trabalha por reabilitação física sem desistir de voltar a jogar futebol profissionalmente

Salvador Cabañas (Foto)é um nome que traz más lembranças a alguns brasileiros. O Brasil, do ex-técnico Dunga, durante as Eliminatórias para a Copa de 2010, e o Flamengo, na Libertadores de 2008, foram algumas das equipes que sentiram o poder de fogo do jogador paraguaio e deram a ele sua fama de carrasco. Mas, hoje, seus gols são apenas lembranças. Um ano e três meses após ter sido alvo de um disparo à queima roupa que alojou uma bala em sua cabeça, Cabañas tenta se reerguer como uma criança que aprende seus primeiros passos, mas que acredita em seu futuro. (veja no vídeo ao lado)

- O que mais quero é voltar ao futebol, voltar à seleção. Vestir novamente a camisa 10 do Paraguai seria muito importante - diz o atacante.

Vítima da violência

Em 25 de janeiro de 2010, quando atuava pelo América-MEX, Cabañas foi baleado em uma boate na Cidade do México, capital do país.
Câmeras de segurança do bar registraram o momento em que o jogador entrava no banheiro, mas foi a sua última imagem antes de levar um tiro na cabeça.

Depois do incidente, o atacante passou por uma situação de vida ou morte
. Em estado grave, conseguiu sobreviver - o que foi considerado um milagre - mas a tentativa de retirar o projétil de sua cabeça não obteve sucesso.

O incidente terminou por afastar dos campos o artilheiro da Libertadores de 2007 e 2008. A seleção paraguaia contava com o atacante para o Mundial de 2010, na África do Sul, e muitos afirmam que a dramática derrota por 1 a 0 para a Espanha nas quartas de final do Mundial teria sido diferente caso Cabañas estivesse em campo

Volta ao Paraguai e nova chance

Em 2011, Cabañas foi acolhido para iniciar sua recuperação no clube paraguaio Libertad. Na sede da capital Assunção, o jogador recebeu a equipe do "Esporte Espetacular" para uma entrevista exclusiva e falou sobre a determinação em voltar a jogar futebol:

- É muito importante estar de volta aqui com minha familia, com minha gente e que estejam me apoiando 100%, estando comingo como sempre. Isso me ajuda muito a meditar um pouco e a pensar por que não me recuperar rápido.

Recuperação médica

Cabañas tem consultas diárias com uma psicóloga em uma rotina que se tornou frequente desde sua alta hospitalar
. Há a necessidade de se fazer uma reabilitação neuro-cognitiva, que trabalha aspectos como atenção, memória e raciocínio em todas as áreas do cérebro que foram afetadas. O tiro que levou afetou principalmente sua coordenação motora, visto que a cirurgia pela qual passou não conseguiu retirar o projétil de sua cabeça.

Thomáz Solente, médico responsável pela reabilitação física, diz que Cabañas pode ser comparado a uma criança que precisa aprender tudo de novo. Apesar do desafio, ele conta que todos têm esperança na recuperação:

- Vale a pena ter fé e seguir trabalhando. Não tem como saber se um dia os progressos vão parar, mas agora estamos em progresso e os estudos neuro-cognitivos mostram as melhoras nas condições dele.

O novo clube

No Paraguai, o atacante é idolatrado após ter sido um dos goleadores de sua seleção e é chamado pelo primeiro nome, Salvador, ou pelo apelido, Marechal. O Libertad
, por sua vez, ganhou visibilidade mundial fora dos campos após aceitar o jogador. O próprio time vê no ídolo paraguaio uma motivação a mais durante os treinos. Gregorio Perez, técnico da equipe, fala que não é possível medir a alegria de todos ao ver o jogador treinando novamente:

- Somos conscientes de que de alguma forma podemos, humildemente, ajudar em sua recuperação. Para nós é importante, porque além do jogador de futebol está o ser humano.

Para Cabañas, resta apenas agradecer o apoio:

- Estou muito contente, tenho que agradecer ao clube, à comissão técnica e ao presidente, que me deixaram vir e treinar aqui depois de muito tempo.

Em campo, o jogador participa de treinamentos físicos e do rachão
, mas ainda está fora dos coletivos e dos treinos táticos, mas aposta que vai voltar, contando com o carinho do povo paraguaio:

- Claro que sim, dentro de pouco tempo vou regressar aos campos, que é o que mais quero

Por GLOBOESPORTE.COM
Assunção, Paraguai

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG