ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

YAMAGUCHI FALCÃO VENCE CAMPEÃO MUNDIAL E GARANTE MEDALHA!!!

Yamaguchi Falcão surpreende, vence campeão mundial e garante medalha
- A exemplo do irmão Esquiva, filho de 'Touro Moreno' passa às semifinais entre os meio-pesados e conquista terceiro pódio do boxe em Londres

Yamaguchi Falcão vibra com o anúncio da vitória, junto ao treinador João Carlos Barros (Foto: Reuters)

O desafio era gigantesco: vencer o atual campeão mundial e número 1 da categoria meio-pesado (até 81kg), o cubano Julio La Cruz Peraza, que já havia o derrotado três vezes, inclusive na final dos Jogos Pan-Americanos de 2011. Yamaguchi Falcão não se intimidou: com uma tática perfeita, venceu o adversário pelas quartas de final das Olimpíadas, garantiu mais uma medalha olímpica para o boxe do Brasil - a terceira em Londres 2012 - e se tornou forte candidato ao ouro, numa divisão que não é a sua - o capixaba lutava anteriormente como peso-médio (até 75kg), mesma categoria em que seu irmão Esquiva conquistou outra das três medalhas do país na modalidade.

- Estou com vontade até de sentar no chão e chorar! É f.... É uma emoção nem por ter conseguido a medalha, mas por vencer o cubano, que é o melhor do mundo. É uma honra não só para mim, mas para a família Touro Moreno completa - extravasou Yamaguchi logo após a vitória, em entrevista ao SporTV, lembrando de seu pai, o ex-pugilista Adegar Falcão, que tinha o apelido de "Touro Moreno".

- Olha, paizão, eu me preparei. Você é um cara que me dá força máxima, me dá conselho, e quero agradecer a toda a minha família - minha mãe, meu pai, minha esposa, porque a gente fez muito para estar aqui. Fiz o "L" para o Luciano, meu irmão caçula, que falou para eu dar uma "zoada" quando vencesse o cubano! Estou louco pra ver meu irmão (Esquiva), abraça-lo e dizer: "A família Falcão é f..." - se empolgou.

Com o triunfo, os irmãos Falcão se juntaram à galeria de irmãos brasileiros medalhistas em Olimpíadas, como Murilo e Gustavo, do vôlei, Tande e Adriana Samuel, do vôlei e vôlei de praia, e Torben e Lars Grael, da vela. Na sexta-feira, os filhos de Touro Moreno estarão de volta ao ringue pelas semifinais, contra representantes de duas escolas tradicionais do boxe. Esquiva enfrenta o britânico Anthony Ogogo, e Yamaguchi encara o russo Egor Mekhontcev, que venceu o uzbeque Elshod Rasulov nas quartas. Se vencerem, disputam o ouro, em busca de outro feito raro: serem campeões olímpicos juntos. Apenas uma vez isso aconteceu no boxe, com os americanos Leon e Michael Spinks, em Montreal 1976.

Yamaguchi prepara o cruzado e La Cruz cai para trás: tônica do combate (Foto: Reuters)

A LUTA
De azul, Yamaguchi tomou o centro do ringue no início
, mas ficava com as mãos erguidas, mais preocupado em se defender da grande envergadura do cubano. La Cruz fazia o contrário: girava pelo ringue com agilidade, de guarda baixa, e passava com cruzados perigosos. O campeão mundial mostrava boa esquiva e golpes velozes, mas o capixaba estava bem e acertou alguns bons socos. O round terminou empatado em 4 a 4.

La Cruz passou a andar mais para frente no segundo round. Yamaguchi, todavia, ganhou confiança com o bom primeiro assalto e acertou um bom direto e um gancho para fazer o cubano dar passos para trás. O brasileiro cresceu no combate e o campeão chegou a cair - mas não por conta de um golpe; se desequilibrou ao tentar se esquivar de um cruzado. Yamaguchi ainda acertou dois golpes duros no final para fazer 6 a 5 e passar à frente no placar, 10 a 9.

- Eu me preparei para não correr atrás dele, para esperar ele vir. Joguei a isca e ele foi fisgado - riu o pugilista brasileiro.

O cubano veio para cima no último round para virar o placar, mas Yamaguchi
não mudou a tática: seguiu com a guarda fechada, atacando somente no contragolpe. O brasileiro teve boas sequências nos primeiros minutos e ainda acertou dois ganchos na lateral da cabeça. La Cruz continuou andando para frente e Yamaguchi passou a se segurar no clinche. O lutador de azul levou alguns avisos por tentar clinches demais e fez o máximo que pôde para fugir do adversário. Um direto do cubano entrou e Yamaguchi sentiu, mas ele se defendeu e ainda terminou golpeando.

La Cruz cumprimenta os córneres brasileiros, enquanto Yamaguchi comemora no ringue (Foto: Reuters)

Ao final, tanto o treinador do boxe masculino do Brasil, João Carlos Barros, como o do time feminino, Cláudio Aires, comemoraram, antes mesmo do anúncio oficial. Quando o juiz ergueu o braço de Yamaguchi, a revanche estava completa: 8 a 6 no último round e 18 a 15 para o capixaba, que soltou um berro.

- Tirei um peso muito grande das minhas costas, o peso que estava desde o Pan de Guadalajara. Eu merecia muito essa vitória. Hoje, falei para minha esposa: "Não vou lutar pela medalha, mas pra tirar aquela derrota do Pan". Estou com uma vontade de dar um grito bem alto de emoção para tirar isso que estava engasgado - desabafou Yamaguchi.

Quem vai ficar engasgado por quatro anos é La Cruz, e todo o povo de Cuba, que apesar da ampla tradição no boxe, jamais conseguiu um ouro na categoria meio-pesado. Para Yamaguchi? Restou apenas um corte abaixo do olho esquerdo de lembrança.

- Para a alegria que estou, esse olho aqui amanhã já está ótimo - concluiu.

Por Gabriele Lomba
Direto de Londres
08/08/2012 19h04
Atualizado em 08/08/2012 19h51

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG