ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

domingo, 12 de agosto de 2012

FUTSAL: SUMOV COMPLETA 47 ANOS DE EXISTÊNCIA!!!

Quando falamos de Futsal ligamos logo à idéia do Sumov Atlético Clube, a mais gloriosa do país, e a mais antiga em atividade, também.

A equipe foi fundada em 12 de Agosto de 1965
por iniciativa de um grupo de funcionários da então Superintência Municipal de Obras e Viação, autarquia da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Merecem destaques nesse trabalho as participações de Secundiano Guimarães Júnior, Eliezer Karam e Jurandir Fermon Ribeiro.

Inicialmente o Sumov participava do campeonato das repartiçoes públicas e apenas em 1968 começou a participar dos campeonatos oficiais da FCFS
.

A partir de 1970 com o apoio do prefeito Vicente Fialho e do superintendente da SUMOV - Lauro Vinhas Lopes - e muitos outros o Sumov partiu para formar um elenco de primeira e conquistar títulos. A primeira ação foi tirar do América (na época hexa campeão estadual) de Aécio de Borba, a sua principal estrela, o super astro Zé Milton. O Sumov foi campeão de 1970 derrotando todos os seus adversários. Dentre os destaques estavam além de Zé Milton, Cacá e o goleiro Nicola.

O clube era mantido pela Superintendência Municipal de Obras e Viação (SUMOV) da prefeitura de Fortaleza,
quando se tornou o maior vencedor da Taça Brasil de Futsal, sendo campeão 5 vezes em menos de 15 anos. O órgão foi extinto, em 1997, e a prefeitura municipal de Fortaleza, no Ano de 2000, deixou de patrociná-lo, coincidentemente, no ano de sua última conquista estadual na categoria adulto, sob o comando do treinador Francisco Aires, hoje no Horizonte.

Ainda em 2001, através de parceria com a Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, conquistou, em nossa capital, seu último título de expressão nacional na categoria adulta, a Taça Brasil de Clubes, mas, ao contrário do que se pensava, esta conquista não representou o retorno da equipe municipal aos áureos tempos.

Em 2010 a última conquista nacional, campeão Brasileiro da Taça Brasil Sub 20 da Primeira Divisão, espécie de Série B do Futsal Nacional e que mantém até hoje esta categoria na Divisão de elite nacional. Então sob o comando do treinador Luciano, a equipe revelou talentos como os alas Loirinho, Andinho, o fixo Evinho e o goleiro David, da nova safra do nosso Futsal.

Vestindo sua camisa passaram os maiores craques do Futsal local e nacional e optamos por não citá-los sob risco de esquecimento e injustiça. Ressalte-se também as várias passagens vitoriosas do maior treinador do Futsal Cearense em todos os tempos, César Vieira, de vastos conhecimentos.

Como torcedor ilustre podemos citar o Sr. Vicente Figueirêdo, o único a dedicar-se a escrever sobre a sua história bem como de nosso Futsal, aliás que cooperou de maneira inestimável conosco na lembrança e enriquecimento de informações.

Atualmente utiliza em seus jogos o Ginásio Aécio de Borba Vasconcelos, no Bairro do Benfica, cedido em comodato pela Prefeitura Municipal.

Sua equipe adulto não tem o que comemorar e "manchou" a História do clube ao ser eliminada, pela primeira vez, na primeira fase de um Campeonato Estadual. Atualmente encontra-se sem atividades.

Forte nas bases, tem suas equipes Sub 20, Sub 17 e Sub 13 em atividades no Campeonato Cearense e nas primeiras colocações.

Destaca-se também suas escolinhas que funcionam normalmente nas Terças e Quintas, sob o comando dos Professores Adriano e Neto.

As estrelas estampadas em sua camisa e pintadas no centro de sua quadra são poucas para refletir suas conquistas, entre as quais:

. Maior detentor de Títulos de Campeão Cearense Adulto - 22

. Campeão da Taça Brasil de Futsal adulto - 06

. Campeão Sul Americano de Clubes - 02

. Campeão Cearense Feminino - 02

- Campeão Brasileiro Juvenil - 03, sendo uma de forma invicta em 1977.

- Campeão Brasileiro Sub 20 - 01 - 2010

- Campeão Brasileiro Feminino Sub 17 - 01 - 2010

Nosso site parabeniza ao Sumov Atlético Clube e resgata um pouco de sua história de conquistas!


Ricardo Matos
12/08/2012 (10:58)

2 comentários:

Luciano Gondim disse...

PARABENIZAMOS AO SUMOV PELOS SEUS 47 ANOS DE EXISTÊNCIA, DE CONQUISTAS JÁ MAIS SUPERADAS NO FUTSAL...Não esqueçamos do nome do Cel. Gomes, parabéns Coronel!

12 de agosto de 2012 às 09:28
Clodoaldo Lucas disse...

Gostaria de Parabenizá-lo a respeito da matéria envolvendo o SUMOV ATLÉTICO CLUBE, inclusive, fiz uma citação usando sua matéria. Estou fazendo um projeto e usei essa citação direta.

A partir de 1970 com o apoio do prefeito Vicente Fialho e do superintendente da SUMOV - Lauro Vinhas Lopes - e muitos outros o Sumov partiu para formar um elenco de primeira e conquistar títulos. A primeira ação foi tirar do América (na época hexa campeão estadual) de Aécio de Borba, a sua principal estrela, o super astro Zé Milton. O Sumov foi campeão de 1970 derrotando todos os seus adversários. Dentre os destaques estavam além de Zé Milton, Cacá e o goleiro Nicola. (GODIM,2012, Online).

11 de fevereiro de 2023 às 09:33

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG