ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

CETEN - CENTRO DE TREINAMENTO DO NORDESTE!!!

Centro Esportivo União - Esporte como ferramenta de inclusão social

Centro Esportivo União - CEU

O tema não é novidade.
Muitos projetos esportivos em nosso País têm a presunção de promover a inclusão social. E em Fortaleza, mais precisamente na cidade de Itaitinga, o empresário Angelo Oliva montou o Centro de Treinamento do Nordeste (Ceten), que abriga o Centro Esportivo União, um projeto que reúne equipes das categorias Sub 13, Sub 15 e Sub 17 para disputar as competições promovidas pela Federação Cearense de Futebol exatamente nessas categorias de base.

Aliás, o próprio empresário Angelo Oliva concedeu-nos entrevista na semana passada, quando no Ceten aconteceu a comemoração pela conquista do título estadual por parte do time Sub 13 do Centro Esportivo União. Logo no início dessa entrevista, Oliva falou sobre a importância do projeto que implantou no Ceten.

“A importância do nosso projeto esportivo é promover a inclusão social. Quantos e quantos jovens de 11, 12 anos estão nas esquinas com drogas. Ou mesmo se não estão nas esquinas sofrem com as dificuldades em casa, pais que brigam, pais que se separam, pais que bebem, famílias desunidas. E hoje, em qualquer cantinho de 10m, 100m ou 80 mil metros, como temos aqui no Ceten, e uma bola, trazemos a felicidade para um jovem desses. Então, a importância do meu projeto é exatamente essa captação de garotos e dar uma oportunidade. Se ele quer ser um jogador de futebol, ele tem tudo para isso aqui. Ou então ele vai aprender a viver em comunidade, a dividir suas responsabilidades com os companheiros de projeto. E na pior das hipóteses será um jovem direcionado ao nosso e será um cidadão. Porque aqui nós exigimos a escola, a educação, higiene, a sua saúde, o respeito com os pais, a união com seus amigos. E espero que isso sirva de exemplo para que eles no futuro tenham uma boa vida. E vou me sentir muito feliz por isso”.

Segundo Angelo Oliva,
os jovens das categorias de base do Centro Esportivo União, além da estrutura física para treinarem e aperfeiçoarem os fundamentos do futebol que dispõem no Ceten, orientados por técnicos, contam com atendimento psicológico, clínico etc. “Os nossos atletas contam com todo atendimento necessário. A partir do momento em que um pai traz seu filho, ou um amigo, ou o filho de um vizinho, eles serão logicamente submetidos a um processo seletivo, porque não temos condição de receber todas crianças que vierem. Mas se o jovem selecionado tem um pouco de aptidão aí nós nos colocamos à disposição dele, atleta, para dar todo tipo de treinamento básico, toda uma metodologia, sempre direcionado ao futebol. Mas nós exigimos, como já disse, do lado externo que o jovem escolhido tenha os seus estudos em dia, o boletim tem que estar com notas boas, e quando se faz necessário temos nosso psicólogo, fisioterapeuta, fisiologista e os nossos médicos, que atendem em necessidades especiais”.

Equipe do Centro Esportivo União, campeã do Estadual Sub 13 deste ano

Sobre o procedimento para se tornar um atleta do projeto Centro Esportivo União e apostar numa carreira no futebol, Angelo Oliva explicou: “Aos interessados em ingressar no Centro Esportivo União digo que nós temos épocas para a realização das peneiradas. Basta ligar para nós, entrar em contato com a nossa secretaria – o telefone de contato do assessor do Ceten, Marconi Alves, é o 9900.6482. Por exemplo, no próximo dia 15/06, temos uma peneirada já programada, e já temos mais de 500 meninos buscando uma vaga no nosso projeto. Nós começaremos às 8 horas da manhã e seguiremos até as 17h. Aí nós selecionamos, num trabalho muito criterioso. Afinal, pode chegar aqui um craque do futebol, mas se ele tem dificuldade de relacionamento, educação, tudo mais, nós analisamos. Ele passará por um estágio de 30 dias, e caso seja aprovado ele passa a fazer a integrar a família União ou a família Ceten”.

Os pais dos jovens aprovados para integrar a “família União” podem acompanhar as atividades dos seus filhos sem problemas. “Lógico”, confirmou Angelo Oliva. “Os pais podem vir aqui sem problema nenhum. E àqueles pais que não têm condição de vir nós damos condução. Temos um ônibus, e o transporte não custa nada. Sai do terminal de Messejana, traz e leva de volta os pais, sem custo nenhum. Nós aqui não cobramos nada. Os meninos precisam apenas estar interessados nos seus estudos e ter aptidão para o futebol”.

Quanto à questão se o Ceten já revelou e negociou jovens valores, Oliva declarou: “Lógico. Quando entramos numa empreitada dessas, o objetivo é descobrir talentos. O ano passado, para termos uma ideia, passaram por aqui 4.500 jovens. Nós visitamos cinco ou seis cidades, fizemos participação nessas cidades. Desses total de crianças que passaram pelo Ceten e pelo União pegamos 36, ou seja, menos de um por cento. Mas desses 36 posso dizer que 10 já estão no sul do País, já integrados a grandes clubes, alguns com contratos profissionais, e todos eles já ganhando alguma coisa e encaminhados para o mundo profissional. Isso só nos traz satisfação. Hoje, nenhum clube grande daqui do Nordeste, em nove meses de trabalho, manda 12 jovens atletas para grandes clubes do sul do País”.

Com relação especificamente ao jovem atacante Vinicius, artilheiro do Centro Esportivo União na campanha invicta da conquista do título estadual Sub 13 neste ano, o comandante do Ceten comentou: “Olha, vamos falar com os pés no chão. O Estadual Sub 13 é um campeonato pequeno, não uma competição que exigiu muitos esforços, ele (Vinicius) foi feliz, o grupo todo foi feliz, nós temos outro valores no Sub 13, mas ele se destacou mais. Mas é muito prematuro para falarmos que ele é um fenômeno, o pessoal está exagerando. Já tive reunião com os pais do Vinicius, vamos com calma. Ele tem só 13 anos, vamos aguardar os 14, os 15 anos, nós temos uma hora certa para dar o boom. Então é muito cedo para falar, mas não deixa de ser uma revelação do campeonato Sub 13″.

Por Moacir Felix
Diário do Nordeste

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG