ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

HÁ 25 ANOS - "LA MANO DE DIOS"!!!

Jogador da seleção da Inglaterra relembra gols de Maradona em 86
- Steve Hodge esteve presente nas quartas-de-final da Copa do México, e foi o autor do recuo para o goleiro Peter Shilton no gol de mão do Pibe

Maradona sobe com Peter Shilton e, com a mão esquerda, toca a bola para abrir o marcador (Foto: FIFA)

Há 25 anos Diego Armando Maradona consagrava o seu nome ao marcar dois dos gols mais vistos e comentados da história do esporte mais popular do mundo. Diante de quase 115 mil torcedores presentes no Estádio Azteca, que assistiam a Argentina x Inglaterra pelas quartas-de-final da Copa do Mundo do México de 1986, o camisa 10 mostrou toda sua malandragem e genialidade em pouco mais de três minutos.

Primeiro, Diego marcou o “La mano de Dios”, aos seis minutos do segundo tempo, quando a partida ainda estava dura e empatada. Apenas três minutos depois, mostrou toda sua destreza ao passar por seis jogadores ingleses e marcar aquele que é considerado o gol mais bonito da história das Copas do Mundo. A partida terminou em 2 a 1 para a Argentina, e os hermanos foram campeões em 1986.

“A bola entrou em câmera lenta”

Steve Hodge, meio-campista inglês formado no Nottingham Forest
, fazia apenas sua quarta partida como titular da seleção inglesa. E, sabia que o duelo contra a seleção argentina seria difícil e decidido em algum erro ou por Diego Maradona. Mas não esperava que um erro seu pudesse mudar a história da partida.

- Todo mundo estava com medo de cometer um erro, dos dois lados. Nós os fechamos muito bem no primeiro tempo, mas as coisas estavam prestes a mudar... E, em cinco minutos tudo mudou no segundo tempo – destaca Steve Hodge em seu livro "The man with Maradona´s shirt".

Maradona recebeu a bola na intermediária da Inglaterra, passou por quatro jogadores ingleses, tentou servir Valdano, mas Steve Hodge, marcador do atacante argentino, interceptou o passe e recuou a bola para o goleiro Peter Shilton. Maradona então subiu para dividir a jogada com o inglês e, com um leve toque com a mão esquerda, abriu o marcador.

- Eu senti imediatamente que o meu passe causou problemas, mas já não podia voltar no tempo. Eu vi a bola entrar em câmera lenta, mas só soube que o gol foi de mão após a partida
– confessa Hodge ao GLOBOESPORTE.COM.

No entanto, apesar de não ter visto a mão de Maradona tocar a bola e encobrir o goleiro Peter Shilton. Hodge imaginou que alguma coisa errada aconteceu no momento.

- Percebi que alguma coisa errada aconteceu no momento. Eu fiz o passe para Shilton exatamente do jeito que eu queria com o meu pé esquerdo – relembra o meia inglês.

O lance foi rápido. O árbitro tunisiano Ali Bennaceur não viu, e o bandeirinha que acompanhava a jogada também não. Maradona recorda, em sua biografia, que somente Fenwick, que estava atrás dele, reclamou do lance. Mas, segundo ele, não por ter visto a mão, mas sim por não entender como que a bola entrou.

- Coloquei o punho esquerdo e a cabeça, o goleiro Shilton, Peter Shilton, nem viu e Fenwik, que estava atrás, foi o primeiro que começou a pedir mão. Não porque viu o lance, mas por não entender como eu podia ter ganhado a bola do goleiro – conta Maradona em seu livro "Yo soy el Diego de la gente".

O gol mais bonito da história das Copas

Maradona marcou tanto a vida Hodge, que sua biografia chama "O homem com a camiseta de Maradona" (Foto: Reprodução)

Após marcar este gol, que deixou muitos torcedores sem conseguir entender o que havia acontecido, Maradona mostrou ao mundo mais um toque de sua genialidade apenas três minutos depois.

- Foi um gol incrível. Sabem o que eu queria fazer com este gol? Eu queria colocar toda a sequência em fotos bem grandes em cima da cabeceira da minha cama, junto com uma foto de Dalmita (sua filha) com uma inscrição embaixo: O melhor de minha vida. Nada mais – confessa Maradona em seu livro.

Steve acredita que o gol poderia ter sido evitado pela Inglaterra, principalmente se a equipe tivesse se defendido melhor. Mas, para ele, ter evitado este gol não faria bem para o futebol.

- O segundo gol foi incrível, talvez se tivéssemos nos defendido melhor teríamos evitado. Mas, isso seria um desserviço. O melhor caminho para pará-lo seria fazer uma marcação como Claudio Gentile fez em 1982 ou como Matthaus fez em 1990 - destacou o jogador inglês.

Apesar da falha no primeiro gol do Pibe, e ter admitido que a equipe não marcou direito no segundo gol do jogador, Steve Hodge ficou marcado por ter trocado de camisa com o Pibe no final do jogo. Segundo ele, as pessoas lembram até hoje da troca, tanto que o nome de sua biografia é "The man with Maradona's shirt" (O homem com a camiseta de Maradona).

Steve,
que hoje é treinador das categorias de base do Nottingham Forest, confessa que deixou a camisa de Maradona guardada no sótão de sua casa durante 15 anos, não quis nem lavá-la, e que hoje ela está exposta no Museu Nacional do Futebol, na Inglaterra.
Jornais argentinos destacam timidamente os 25 anos da vitória sobre a Inglaterra na Copa do México (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)

Homer Simpson vira Maradona na camiseta que relembra "La Mano de Dios" (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)

Por Wagner Bordin
São Paulo

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG