ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

quinta-feira, 3 de julho de 2014

DA AREIA A COPA, TRAJETÓRIA DO COLOMBIANO JAMES RODRIGUEZ !!!

Da areia à Copa: os primeiros passos do perfeccionista James Rodríguez

Craque colombiano iniciou a carreira no pequeno Envigado, onde treinava em campos de terra, era caçado por rivais e lutava para corrigir defeitos

                                                   

James Rodriguez - torneio juvenil (Foto: Arquivo / Corporação Espotiva Los Paisitas)Nos campos de areia da sede do Envigado Fútbol Club, na periferia de Medellín, está o segredo para os belos lances protagonizados por James Rodríguez na Copa do Mundo. Foi ali, em terrenos irregulares, misturados com lama e sob um sol forte, que o craque colombiano deu seus primeiros passos no futebol, marcados pela agora refinada qualidade na perna esquerda, pela determinação em evoluir e escapar das pancadas dos adversários. Assim se forjou o meia que, atualmente, é a maior ameaça para o Brasil no Mundial.
Com o mesmo rosto, James Rodriguez já mostrava talento desde pequeno na Colômbia
(Foto: Arquivo / Corporação Espotiva Los Paisitas)
 
James chegou ao Envigado com 13 anos, logo após se destacar num torneio infantil com a Academia Tolimense - ele fez um gol olímpico na decisão da competição, o que o tornou conhecido em toda a Colômbia e fez com que os dirigentes envigadenhos corressem para contratá-lo. No clube, ele foi recebido por Omar Suárez, seu primeiro treinador, que trabalha até hoje na base da equipe laranja e não esconde o orgulho por ter trabalhado com o atual camisa 10 colombiano.
- Quando vi James jogando, já sabia que ele era especial. Ele tinha muita riqueza técnica, especialmente na perna esquerda, e os campinhos de areia ajudaram nisso, pois são irregulares, exigem maior controle. São como as praias no Brasil. Mas James também tinha muita capacidade psicológica, era muito preparado mentalmente. Era um jovem que queria ser grande desde o início - contou Suárez.
Pai boleiro, mas distante
Nascido em Cúcuta, James se mudou ainda pequeno para Ibagué. Desde criança já tinha na bola sua maior paixão. Pudera: seu pai, Wilson James Rodríguez, também foi jogador profissional e chegou a defender a Colômbia no Mundial Sub-20 em 1985. Entretanto, a relação dele com María Del Pilar Rubio durou apenas três anos, quando se separaram. A aptidão para o futebol, porém, estava no sangue.
 
- James sempre jogou bem, desde o colégio. Todo jogador de futebol tem talento desde a juventude. Ele tem os genes do pai (risos). Mas é mais completo, tornou-se um jogador melhor - disse Wilson, que também trabalha no Envigado com as divisões de base.
A relação entre James e Wilson é distante. Depois que o pai deixou a família, coube ao padrasto do meia do Monaco, Juan Carlos Restrepo, apoiá-lo na luta para tornar-se profissional. Aos poucos, porém, o gelo foi sendo derretido. Hoje, Wilson garante que tem uma ligação satisfatória com o filho famoso.
- Estou muito contente e orgulhoso com meu filho. Quando ele vem aqui em Medellín, sempre nos falamos. Temos uma relação normal entre pai e filho, apesar de tudo o que aconteceu.  Ele é uma pessoa exemplar, muito educado e disciplinado.
Perfeccionista, esquentado e precoce
Entretanto, Wilson perdeu boa parte da formação futebolística de seu filho. No modesto Envigado, onde até hoje as secretárias usam máquinas de datilografia para bater as fichas dos novos candidatos a craque, James impressionou a comissão técnica pela determinação em melhorar como jogador, mesmo sendo visto como uma grande promessa desde o início.
- Se num treino era preciso dar 10 voltas no campo, ele queria dar 12, 13 voltas. Ele ficava com raiva quando perdia as partidas, queria mudar isso, fazer coisas diferentes. Fico muito feliz ao vê-lo fazendo gols de cabeça e de perna direita na Copa do Mundo, porque tive a oportunidade de trabalhar isso com ele. O próprio James pedia para fazer trabalhos específicos para melhorar a perna direita e o cabeceio - lembrou Omar Suárez.
James Rodriguez - Crianças treino, Envigado (Foto: Felipe Schmidt)Primeiro treinador de James, Suárez ainda trabalha com crianças no Envigado
(Foto: Felipe Schmidt)
 
Logo, James se converteu numa das estrelas da base do Envigado. Os meninos disputavam a amizade do camisa 10, e os rivais tentavam explorar seu lado mais estourado, caçando-o em campo. Fora, a motivação para melhorar era gastronômica: sua recompensa por bons treinamentos era uma "bandeja paisa", prato típico da Colômbia, que leva feijão, arroz, carne moída, torresmo, ovo frito, entre outras coisas. 
Aos poucos, o garoto foi amadurecendo e, com isso, galgou degraus ainda maiores na carreira. Com apenas 15 anos, James estreou na equipe profissional do Envigado, algo que não é novidade na Colômbia - o atacante Falcao García, por exemplo, disputou sua primeira partida com 13 anos. A filosofia do Envigado explica um pouco a precocidade de Rodríguez: neste pequeno clube, que também revelou nomes como Guarín, Quintero, Giovanni Moreno e Molina, a ordem é vender jogadores o mais rápido possível.
- Não tínhamos preocupação com a idade de James. Aqui, na base do Envigado, sempre damos muito apoio aos meninos considerados especiais. Os diretores davam muita atenção a eles. Somos um clube que revelou muitos jogadores que atingiram nível mundial - garantiu Suárez.
James Rodríguez é o maior exemplo disso. Com apenas 17 anos, foi vendido ao Banfield, da Argentina. Dali, foi para o Porto e, desde agosto do ano passado, defende as cores do Monaco, que o comprou por € 45 milhões (cerca de R$ 136 milhões). Na seleção colombiana, assumiu o posto de principal craque após o corte de Falcao, e até agora não decepcionou.
“James ou Neymar? James, é claro”
Os gols e as grandes atuações de James na Copa tornaram o jovem uma estrela ainda maior do que era na Colômbia. Quando questionado sobre quem escolheria para seu time, entre Rodríguez e Neymar, o estudante Eric, de 24 anos, não titubeia e responde num misto de sinceridade, orgulho e patriotismo:
- James, é claro. Ele tem muita qualidade.
A mesma situação acontece no campinho de terra do Envigado. Ali, vários candidatos a seguir os passos de James não escondem a idolatria pelo colombiano. Alguns falam que gostam de Messi, outros, de Neymar, mas, quando o primeiro menino toma coragem para dizer o nome do compatriota, todas as opiniões mudam e se tornam uma só.
- Eu gosto do James!
James Rodriguez colombia x costa do marfim (Foto: AP)Na Copa do Brasil, James Rodríguez se consagrou como o principal jogador da Colômbia
(Foto: AP)
 
Para Omar Suárez, um dos primeiros a moldar os passos de Rodríguez, a tendência é que a idolatria cresça ainda mais.
- Aqui trabalhamos com 40 meninos, e todos gostam de James. Eles jogam nos mesmos campos e lugares que ele jogou, e isso é uma alegria para eles. Todos os meninos da Colômbia estão vendo a que nível o futebol colombiano pode chegar com James.
Entre nomes importantes da Colômbia, a opinião é parecida: apesar da qualidade, Rodríguez está surpreendendo com sua atuação na Copa do Mundo. O técnico Francisco Maturana, treinador da seleção em 1994, ressaltou que esperava uma boa participação do camisa 10, mas não neste nível.
- Foi uma surpresa o desempenho de James, mas é algo sustentando pelo que ele é. James é um grande jogador, vem amadurecendo. Agora, assumiu o protagonismo. É daqueles personagens que aparecem de vez em quando no futebol.
Para Santiago Escobar, técnico que já passou por diversos clubes do futebol colombiano e lançou nomes como Cuadrado, Ospina, Jackson Martínez e Zúñiga, poucas palavras são necessárias para definir o novo craque do país.
- James Rodríguez é extraordinário.
A este adjetivo, Omar Suárez, Wilson James Rodríguez e os torcedores colombianos têm uma lista para adicionar: perfeccionista, especial, talentoso, disciplinado...
James Rodriguez - Crianças treino, Envigado (Foto: Felipe Schmidt)Meninos batem bola no campo de areia onde James começou
(Foto: Felipe Schmidt)

Saiba Mais
03/07/2014 11h23 - Atualizado em

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG