ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

sexta-feira, 22 de março de 2013

CONHEÇA MARCO MANSO, O CEARENSE COM CARREIRA DE SUCESSO NA FILÂNDIA!!!

Conheça Marco Manso, o cearense com carreira de sucesso na Finlândia

Ex-jogador teve carreira consolidada como atleta no MYPA e, mesmo após "pendurar as chuteiras", vive muito bem trabalhando como dirigente do clube

Marco Manso jogou durante 10 anos no MYPA, onde hoje é dirigente
Marco Manso jogou durante 10 anos no MYPA, onde hoje é dirigente (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Quem nunca ouviu a experessão que “existe um cearense em todo canto do mundo”? No caso do ex-jogador Marco Manso, natural de Viçosa do Ceará, passou pela Arábia Saudita, ilha de Malta, mas trocar o calor cearense pelo frio da Finlândia foi o seu destino. Lá, teve carreira consolidada como atleta e, mesmo após “pendurar as chuteiras”, vive muito bem trabalhando como dirigente do MYPA, clube local.
 
Marco deu os primeiros passos no futebol em 1984, aos 11 anos, nas escolinhas de futebol do Tocantins, no bairro Henrique Jorge, liderado por Edmundo Silveira. Aos 14 anos, jogou nas categorias de base do Ferroviário, ao lado de futuros grandes nomes. “Tive a oportunidade de fazer parte de uma geracão de atletas de muito talento, como Adriano (que teve destaque em seguida no Sport Recife e chegou ate à seleção brasileira) e também tivemos o Jardel como o maior representante daquela turminha de meninos magros, mas corajosos”, conta ele.
 
Buscando novos rumos
Promovido ao elenco profissional e treinando ao lado de atletas como Celso Gavião, Jorge Veras, Ademir Patricio e Basilio, Marco Manso teve a primeira grande decepção na carreira. Após treinar a semana inteira como titular para uma partida contra o Guarany de Sobral, pelo Campeonato Cearense, foi informado no vestiário pelo técnico Djalma Linhares que ficaria no banco a pedido da diretoria. “Verdade ou não, aceitei e assisti ao jogo do banco mesmo. Mas, como sabia do potencial que eu tinha, não poderia aceitar aquele tratamento e na semana seguinte fui embora para São Paulo”, conta.
 
No interior de São Paulo, o cearense atuou por Ponte Preta, Palmeiras de São João da Boa Vista e Bragantino. Mas após três meses sem receber salário no Bragantino, surgiu a oportunidade de sair do país. No caso, para a Arábia Saudita, onde atuou pelo Al Hajer entre 96 e 97. Depois, foi para a ilha de Malta, onde jogou pelo Naxxar Lions. Em 1998, foi indicado para jogar pelo MYPA, da Finlândia, onde iniciou uma vindoura etapa na vida. “Apesar de todos os extremos culturais, climáticos, foi realmente um amor recíproco imediato com o clube, com o país e com a cultura. Relação essa que durou até encerrar minha carreira de atleta”, disse Marco Manso.
 
Segundo o cearense, o principal obstáculo em morar longe foi mesmo a saudade da família. “Clima, alimentação, idioma, cultura, jamais foram obstáculos. Aprendi a me comunicar dentro de campo em árabe, em inglês, em finlandês. Sempre comi de tudo e aceitar respeitando as diferenças culturais, esportivas, com certeza foi a chave para meu sucesso profissional e pessoal”, disse.
 
MYPA, clube da Finlândia
MYPA, clube da Finlândia
 
Fora dos campos
 
Mesmo em boa forma e com atuações convincentes, um período de dificuldade emocional (falecimento da mãe, separação, distância dos filhos) contribuiu para a decisão de encerrar a carreira em 2007. Havia se graduado em Administração e Turismo e a ideia era trabalhar longe do futebol.
 
Mas um convite do presidente do MYPA, Seppo Mäkinen, para assumir a direção do clube mudou os planos de Marco.
“Depois de pensar, resolvi aceitar, até mesmo como gratidão por tudo que o clube me proporcionou durante 10 anos. De cara, esse novo desafio já foi prazeroso e, de certa forma, sem complicações. Depois de quatro temporadas como diretor de futebol, ano passado fui convidado a assumir a direção executiva do MYPA e tem sido agradável também. Desafios novos, responsabilidade enorme, mas levando com tranquilidade e buscando aprender e melhorar a cada dia tem ajudado na caminhada”, conta.
 
Vida na Finlândia
Apesar de o futebol finlandês não aparecer com força na grande mídia, Marco Manso diz que o esporte tem crescido cada vez mais no país: “É um futebol que tem se desenvolvido muito. Hoje, a estrutura dos clubes com estádios modernos e com campos indoors de qualidade tem ajudado na prática do futebol no país inteiro, de janeiro a janeiro. Atualmente o futebol da Finlândia já exporta muitos jovens atletas para ligas de maiores expressão, como Alemanha, Holanda e Inglaterra e, com isso, o interesse pela liga local e pelo esporte em si tem crescido”.
 
A qualidade de vida, ele define como “espetacular”. “Um país que é nomeado pelas Nações Unidas e pela Unesco como o de mais alto nível em educação já se pode imaginar como é viver aqui. Números beirando os 0% de corrupção, pobreza e criminalidade. Apoio total do governo a educação e a saúde. Leis que beneficiam crianças e idosos. Taxas de imposto altíssimas, porém, todo e qualquer servico público é de qualidade e eficiência”, diz ele.
 
Pensamento positivo
Planos para o futuro? “Quero continuar fazendo meu melhor para dias melhores para o MYPA. Quero terminar o curso de idioma francês, manter os pés no chão quando surgirem as decepções e não perder a alegria por cada amanhecer”.
 
Thiago Sampaio em Entrevista |22/03/2013 - 14:32

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG