ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

domingo, 25 de agosto de 2013

25/08/1961 - RENUNCIOU O PRESIDENTE JANIO QUADROS!!!

DOMINGO TOTAL INFORMA - 25.08.1961
 

 
DOMINGO TOTAL INFORMA - 25.08.1961

O presidente brasileiro Jânio Quadros renuncia ao cargo sete meses após assumir. As justificativas para a atitude seriam “forças ocultas”. João Goulart, seu vice, assume o cargo.

Jânio nunca identificou quais seriam as “forças terríveis” que o levaram a renúncia. Por essa razão o episódio gerou décadas de conjecturas, teorias da conspiração e as mais variadas análises. O que talvez esteja mais próximo da verdade é que o presidente Jânio Quadros tentou uma ousada manobra ao anunciar a renúncia.

Pretendia de um lado neutralizar as pressões que recebia dos militares. E por outro acreditava que surgiriam fortes manifestações populares contra sua saída do poder com o povo clamando nas ruas por sua volta, tal como ocorreu com Charles de Gaulle. Isso o deixaria muito mais forte politicamente. Por isso Jânio permaneceu por horas aguardando dentro do avião que o levaria de Brasília a São Paulo, mas nada aconteceu. Tudo indica que algum tipo de arranjo foi feito, nos bastidores da política, para impedir que a população soubesse em que local Jânio se encontrava nos momentos mais cruciais - imediatamente após a divulgação de sua carta de renúncia. Curiosamente uma expressão que Jânio não disse entrou para a história por conta da renúncia.

O popular Repórter Esso, o mais famoso noticiário do Rádio foi ao ar em edição extraordinária, no dia 25 de agosto, e atribuiu a renúncia a "forças ocultas" para anunciar que o presidente tinha desistido do poder. A frase irritava Jânio profundamente. Até o fim da vida ele negou que tenha dito isso. Outro dado importante é que os militares de fato queriam assumir o poder de imediato, mas não seria daquela fez. Leonel Brizola liderou a campanha da legalidade e conseguiu fazer valer a constituição e o vice, João Goulart assumiu...
Ver mais

Claudio Teran
Facebook
25/08/2013
 
 
 
 
 

 


 
 

 
 
 
 

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG