Daniel Bamberg atuou pelo Fortaleza nos anos 2000 e hoje é destaque do futebol sueco
Daniel Bamberg atuou pelo Fortaleza nos anos 2000 e hoje é destaque do futebol sueco

Vocês se lembram de Daniel Bamberg? Aquele jovem loirinho, que não tinha o menor jeito de cearense e surgiu como grande promessa do Fortaleza na temporada 2003? Hoje aos 28 anos, o meio campista vive carreira internacional consolidada, tendo a Suécia como sua nova casa.

Daniel José Bamberg nasceu em São Lourenço do Oeste, Santa Catarina, e começou a carreira na Portuguesa Londrinense. Se transferiu para o Fortaleza em 2003, aos 19 anos, por indicação do ex-técnico Luis Carlos Cruz para compor elenco. Mesmo reserva, chamava atenção pela habilidade quando entrava em campo.
 
Naquele ano, o Fortaleza disputava a Série A do Campeonato Brasileiro e terminou rebaixado, mas Daniel se saiu por cima e ganhou o status de xodó da torcida. Foi utilizado na reta final da competição pelo então treinador Márcio Araújo, chegando a marcar um gol, diante do Coritiba, no Castelão.
 
Em 2004, mesmo alternando entre titular e no banco de reservas, ajudou o Leão a conquistar o tricampeonato estadual, marcando sete gols na competição e se consagrando como um dos principais atletas da equipe. Também foi um dos jogadores do plantel mais relacionados durante a Série B daquele ano.
 
Visto como uma promessa, a carreira internacional de Daniel Bamberg começou cedo. Foi emprestado para o Gais, da Suécia, em 2005, mas não se firmou e retornou ao Tricolor do Pici. No futebol brasileiro, teve passagens sem muito destaque por ABC e Figueirense. Mas foi mesmo na Suécia onde se consagrou.
 
Atuando pelo IFK Norrköping, passou nada menos que quatro anos, atuando em mais de 100 jogos e marcando 25 gols. Depois de uma boa passagem em 2011 pelo Haugesund, da Noruega, onde marcou nove gols na temporada, voltou em 2012 para o país onde se sente em casa. Daniel agora veste a camisa do ÖSK Fotbolls, da Suécia, onde briga por uma vaga de titular e já balançou as redes duas vezes.

Ficha técnica:

Nome: Daniel José Bamberg
Data de nascimento: 23/04/1984
Naturalidade: São Lourenço do Oeste, Santa Catarina
Posição: meia-atacante
Altura: 1,76m
Clubes: Portuguesa-PR, Fortaleza, ABC, Figueirense, Gais (Suécia), IFK Norrköping (Suécia), Haugesund (Noruega) e ÖSK Fotbolls (Suécia).