ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PROJETO DE VEREADOR QUER PROIBIR CIGARROS NOS ESTÁDIO DE FORTALEZA!!!

Projeto de vereador quer proibir cigarros nos estádios de Fortaleza


FOTO: ILUSTRAÇÃO / GUABIRAS / O POVO
 
Em junho, o fortalezense viveu a experiência de uma partida de futebol repleta de regras e proibições. Uma das cláusulas do código de conduta da Fifa especificava que, durante a realização dos jogos da Copa das Confederações, era proibido fumar nas dependências dos estádios. Agora, um projeto de indicação que tramita na Câmara Municipal quer tornar a proibição da comercialização e do uso de cigarros e derivados do tabaco definitiva em todas as arenas da Capital.

De acordo com o vereador Wellington Saboia (PSC), autor da proposta, a expectativa é de que ela seja aprovada até o final de outubro. Em caso de descumprimento, ele explica, seria aplicada uma multa de cerca de R$ 4 mil. O vereador afirma que muitos torcedores reivindicaram a proibição por se sentirem incomodados pela fumaça dos cigarros. “Não queremos cercear o direito de quem não fuma, queremos que as pessoas que não fumam tenham direito garantido de respirar”.

A fiscalização, segundo Saboia, ficaria a cargo dos fiscais que já atuam nos estádios atualmente, a exemplo dos stewards que atuaram na Copa das Confederações. “Eu fui a dois jogos no Castelão e vi o steward pedindo que pessoas apagassem os cigarros. Ele foi até aplaudido”, conta o vereador. Para ele, a lei pode até diminuir o número de casos de violência dentro dos estádios. “Além da questão da animosidade, que deve diminuir as brigas, há também a questão do contrassenso, pois cigarro e esporte não combinam”.

Até agora, afirma o autor do projeto, a iniciativa recebeu apoio da população, e até sugestão de ampliação para outros espaços públicos, como terminais de ônibus. O estudante Elias Enoc, 19, concorda com a proposição: “Nesse formato novo de arena, que é muito fechado e abafado, a fumaça junto com o calor dão até dificuldade de respirar”. Para ele, é complicado instalar uma área reservada aos fumantes, a melhor saída é a proibição do uso de cigarro.

O projeto foi aprovado em plenário, recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania da Câmara e agora aguarda a conclusão da redação final para passar por nova votação. Em seguida, ela deve ser encaminhada para apreciação do prefeito Roberto Cláudio.

O POVO
Mariana Freire marianafreire@opovo.com.br
25/09/2013 - 09h06

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG