ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

CEARENSE SÉRIE "B" 2015 COMEÇA DOMINGO (01/03) COM DEZ EQUIPES BRIGANDO PELO ACESSO

Cearense Série B começa domingo com dez equipes brigando por acesso
                           
A 23ª edição do Campeonato Cearense Série B começa neste domingo, com duas partidas: América x Uniclinic e Ferroviário x Tiradentes. Com dez clubes na briga por duas vagas para a elite do futebol cearense, a competição será disputada com grupo único, em jogos de ida e volta. Líder e vice-líder ao final dos 18 jogos fazem a grande final do campeonato e ambos conquistam vaga na Série A de 2016.

Cada equipe tem particularidades diferentes para a disputa do certame, com históricos favoráveis ou não, além de tradição, títulos e motivações. Fizemos um panorama do que cada clube busca e pode apresentar durante a competição. Abaixo, saiba um pouco sobre como cada equipe chega à competição.

Em busca de vôos mais altos

O América é um dos três campeões cearenses que estão disputando a Série B do Cearense. A equipe possui dois títulos (1935 e 1966), além de ter sido vice-campeã por quatro vezes e ter terminado o Campeonato Cearense na 3ª posição outras cinco vezes.

O “Mequinha” quase voltou à elite do futebol cearense no ano passado, quando largou bem na Série B, terminando a Primeira Fase na 2ª posição do grupo, atrás apenas do Maranguape. Na Fase decisiva, entretanto, a campanha desandou. O América terminou em 5º, empatado em pontos com o último colocado, vencendo apenas um jogo dos 10 disputados.

A disputa da Série B em 2014 foi consequência do título da Série C em 2013. No ano de 2012, o América já havia batido na trave, quando acabou a Série C do Estadual na 3ª posição.

Sem tropeços desta vez

O Barbalha disputará a Série B do Cearense pela 2ª vez consecutiva, após quase conseguir dois acessos seguidos, da C para B e da B para a A, mas a Raposa Caririense não quer deixar de ascender dessa vez. Em 2014, o Barbalha acabou a Série B na 3ª posição.
Após uma 1ª fase quase perfeita, na qual terminou invicto, somando seis vitórias e dois empates nos oito jogos, o Barbalha tropeçou nos momentos mais importantes do certame e acabou ficando a um ponto do acesso. São Benedito, com 20 pontos, e Maranguape, com 19 pontos, subiram, o Barbalha terminou a 2ª fase com 18 pontos.

Nas divisões inferiores, o tricolor do Cariri tem certa tradição e busca agora se firmar na segunda e, quem sabe, na primeira divisão do futebol cearense. O Barbalha já foi campeão da Série C em 2007 e soma dois vice-campeonatos da mesma divisão (2011 e 2013).

Guerreiro não desiste

O Crateús vai para a terceira disputa Série B consecutiva. No ano de 2012, a equipe disputou a elite do futebol cearense e foi rebaixada para a Série B. Desde então, não conseguiu o acesso novamente.

A disputa da elite só foi viável devido ao vice-campeonato da Série B em 2011. Seis anos antes, o Crateús ficou na 3ª posição da Série B. A equipe também tem dois títulos da Série C do Cearense, quando foi campeão nos anos de 2004 e 2010.

Na Série B do ano passado, a equipe não conseguiu classificação para a 2ª fase, já que acabou a Primeira Fase na 4ª colocação de um grupo que continha cinco times. Apenas o Iguatu, rebaixado, foi pior que o Crateús no grupo A2 da Série B de 2014.

Bate e volta

Após cinco anos disputando a elite do futebol cearense, o Crato quer voltar à 1ª Divisão Estadual. Na última vez que disputou a Série B, em 2009, o Crato foi vice-campeão e ascendeu para a elite, caindo apenas em 2014.

Um fato interessante é que o Crato nunca disputou a Série C do estadual. Fundado em novembro de 1997, o clube disputou a Série B pela primeira vez no ano seguinte, quando conseguiu terminar na 3ª posição.

Em 1999, o Crato conseguiu o vice-campeonato da Série B logo de cara, indo disputar a elite do futebol cearense em 2000. Com apenas 17 anos de fundação, a equipe do Cariri já soma feitos importantes.

Primeira e última

Após 81 anos de história, o Ferroviário irá disputar a Série B do Campeonato Cearense pela 1ª vez. O 3º maior campeão cearense foi rebaixado em 2014 ao terminar o certame em 7º, com 18 pontos, três a menos que o Itapipoca, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.

Com nove títulos cearenses, o Ferroviário só fica atrás de Fortaleza e Ceará em questão de títulos estaduais. Além disso, o Tubarão da Barra conta com 19 vice-campeonatos da elite, tendo terminado o estadual na 3ª posição em outras 16 vezes.

O Ferroviário luta para voltar à primeira divisão do estadual, após chegar à semifinal da Taça Fares Lopes no ano passado.

Recuperando o rumo

Itapajé e Uniclinic têm algo em comum além do acesso da Série C para a Série B conquistado no ano passado. As duas equipes buscam trilhar novamente um caminho que já percorreram anos atrás. No início dos anos dois mil, ambos figuravam frequentemente entre a elite do futebol cearense.

A primeira ascensão do Itapajé ocorreu exatamente em 2000, quando foi campeão da Série B. Ficou entre os melhores por três anos e retornou à 2ª Divisão. Mas conseguiu retornar em 2006, com um vice campeonato, mas desta vez não se sustentou por mais que um ano. Em 2008 veio o golpe mais forte: queda para a última divisão cearense. Sem sucesso por três anos na luta para retornar à Série B, o clube ficou da Série C de 2012 e 2013. Voltou a disputar a 3ª Divisão em 2014 e finalmente conseguiu acesso (mais um vice campeonato).

Já a Águia da Precabura faturou a Série B de 98 e esteve na elite por cinco anos consecutivos. O rebaixamento de 2002 foi superado no ano seguinte, quando o clube foi vice-campeão da 2ª Divisão e conquistou novo acesso. Mais cinco anos na divisão principal e novo rebaixamento.

Na temporada de 2013, o Uniclinic conseguiu chegar ao limite e foi parar na Série C. A Diretoria do clube resolveu dar uma sacudida no time e fez investimento alto para a última divisão, além de reformar e reativar o Estádio Antônio Cruz. Deu certo. A Águia vai brigar novamente pela elite.

Disciplina militar

A ordem na Toca do Tigre é uma só: subir! Recém rebaixado da Série A, o Tiradentes não pensa em ficar muito tempo na divisão de acesso. E para isso manteve alguns dos jogadores da temporada passada, prometendo ser uma das equipes mais fortes da Série B.

Um dos primeiros a começar a treinar para o certame, o Tigre aposta na mesma fórmula dos acessos de 2004 e 2010, com equipe competitiva, disciplina tática e tradição. Fundado em 1961, o clube da PM faturou o primeiro e único título de campeão que possui no Estadual de 1968. Os outros dois troféus são de vice.

Vale lembrar que o Tiradentes foi também vice-campeão da Taça Fares Lopes no ano passado.

Presente de aniversário

Em janeiro o Maracanã Esporte Clube completou 10 anos de existência e há um consenso quanto ao presente preterido: o acesso. O alviceleste já esteve na Série A em 2013, fruto do título da Série B de 2012, mas não permaneceu.

A queda precoce motivou o grupo a tentar o “bate-volta” que muitas equipes já conseguiram fazer. Sem sucesso. Em 2014 o Maracanã foi apenas o 6º colocado na 2ª Divisão.

Nesta temporada há uma motivação a mais. Para se auto presentear, o clube quer o acesso. Com um estádio em construção, o sonho do torcedor maracanauense é jogar a divisão principal literalmente em casa.

Nada de ser coadjuvante

O Nova Russas é o clube mais jovem a disputa da Série B. Fundado em 2008, demorou quatro anos para trocar de divisão (mas não disputou em 2010 e 2011).

Vice-campeão da Série C de 2012, disputou as duas últimas edições da Série B, mas não conseguiu acesso. O clube vai para mais uma tentativa e, sem fazer alarde, busca um lugar ao sol.


Manuella Viana / Brenno Rebouças
Assessoria de Comunicação da Federação Cearense de Futebol
(85) 32066505 / 91384545
imprensa@futebolcearense.com.br
 
Postada em 27/02/2015 às 19:30                        

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG