ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

JOSÉ WALTER - MORADORES REBATEM FAMA DE "BAIRRO DOS CORNOS"!!!

Moradores rebatem fama de "bairro dos cornos"
FOTO: THIARA NOGUEIRA/ESPECIAL PARA O POVO
Por ser um bairro residencial e formado, majoritariamente, por casas, umas das características do José Walter é o movimento de pessoas nas ruas
José Walter
Não é novidade para ninguém que o Conjunto Prefeito José Walter é conhecido como o “bairro dos cornos”. Mas os moradores fazem questão de desmentir essa fama.
 
Nada melhor do que um bar para debater essa questão. No bar do Paçoca, um dos mais badalados do Zé Walter, o montador eletricista Francisco Viana, 52 anos, garante que o bairro não tem mais tantos cornos assim. “Os primeiros que chegaram aqui eram ‘tudo’ corno. Mas, hoje, a maioria foi embora. O bairro não é de ‘cornagem’”, garante Viana, que já fez até cálculos e chegou à conclusão de que o número de galhudos “caiu uns 93%”, o que deixaria o lugar na média do restante da cidade.
 
Não faltam hipóteses para a origem da fama. O dono do bar, Carlos Augusto (Paçoca), 50, lembra que, por ser um conjunto habitacional, no início, as casas eram iguais. E acontecia, uma vez ou outra, de o cidadão entrar no domicílio alheio. “Inclusive, teve um lance desse com o meu pai. Ele entrou na casa do vizinho e, quando notou a mulher diferente, disse: ‘Valha aqui não é minha casa, não’”. O povo maldoso é que via coisa onde não existia.

Outra causa apontada é o fato de o Zé Walter ser um bairro com muita mulher bonita. “Daqui já saíram três miss Ceará. Que outro bairro teve isso? Nenhum!”, conta orgulhoso Haroldo Torres, 50.

O aposentado João Pedro Vilarreal, 71, sentado em outro bar, narra história totalmente diferente: “A gente tinha um problema de transporte. O bairro era distante demais e tinha apenas uma linha da empresa Nossa Senhora de Fátima. E as pessoas diziam: ‘Isso aqui é lugar pra corno’”.

Há quem reclame que a fama foi espalhada pelo humorista Falcão, o que é negado categoricamente por ele: “O José Walter foi o primeiro conjunto habitacional (de Fortaleza) e ficava no meio do mato. Como era um bairro dormitório, os maridos iam trabalhar e as mulheres ficavam em casa. Daí vem a fama de bairro dos cornos, que é antiga, do final da década de 70. Eu ‘apenasmente’ comento o fato”.
EM ALTA
 
DESENVOLVIMENTO
Bairro passa por valorização imobiliária, com construção de casas e prédios
 
EM BAIXA
 
ABANDONO
Polo de lazer e Centro da Cidadania Adauto Bezerra, que se encontram em estado de quase abandono
O personagem
 
O funcionário público Francisco de Assis conta ser um dos primeiros moradores do bairro José Walter. “Moro aqui desde 1970. Cheguei logo no início do bairro, para morar na primeira etapa. O restante ainda estava sendo construído”, lembra. Naquela época, a principal dificuldade dos moradores era com o deslocamento, pois “só tinha um ônibus que ia para o Siqueira”.
 
RONDA
O Povo nos Bairros publica o telefone de contato dos policiais do Ronda do Quarteirão no bairro José Walter
3457 1054, 8623 4051 e 190
33 MIL
Moradores
O bairro Conjunto Prefeito José Walter possui 33.427 habitantes, segundo o Censo 2010 do IBGE.
JOSÉ WALTER
 
É a cara do meu bairro
Qual é a imagem que você acha a cara do seu bairro? Participe, envie sua foto para nós: opovonosbairros@opovo.com.br
Igreja Santíssima Trindade.
O morador Francisco de Assis considera a igreja um dos mais belos equipamentos do bairro. Segundo ele, a igreja foi construída com as doações de fiéis.
 
JACARECANGA

TAMPAS DA CAGECE FICAM ABAIXO DO NÍVEL DO ASFALTO
2. O músico Felipe Victor relata ter sofrido um acidente na avenida presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), próximo ao Kartódromo, provocado por uma tampa da rede de esgoto que ficou abaixo do nível do asfalto após o recapeamento da avenida.Felipe tentou desviar do buraco e um outro veículo acabou colidindo na traseira do carro dele.  
RESPOSTA. A Secretaria Executiva Regional (SER) I informa que, após a realização do recapeamento das avenidas pela Prefeitura, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) “tem o dever de regularizar o nivelamento das tampas de esgotos e bueiros presentes nas vias para evitar acidentes como o ocorrido”. A Cagece, por sua vez, explica que, “no prazo de 30 dias, irá realizar o nivelamento dos tampões de responsabilidade da empresa”. A companhia diz que o prazo é devido ao fato de o serviço ser executado apenas no período noturno, “quando diminui o fluxo de veículos”.
AQUIRAZ
 
EMPREENDIMENTO INCOMODA MORADORES DE DISTRITO
1. O leitor Maciel Rodrigues Cavalcante, integrante da Associação Aquiraz, reclama de um empreendimento que está sendo executado no povoado Novo Picão, que fica entre a sede do município de Aquiraz e a Prainha. Segundo ele, há um ano, uma obra foi inciada na localidade, tendo sido informado que seria construído um criatório de peixes. Porém, até aqui nada disso foi feito. “Agora, eles só tiram areia para a construção civil”, alerta Maciel. Cerca de 2.500 moradores vivem no local. Foi realizado um abaixo-assinado pela suspensão das atividades, pois geram poluição sonora e espalham a poeira pelas redondezas, ocasionando doenças. Já foi dada entrada em um processo na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). 
RESPOSTA. A Semace confirma que a denúncia foi protocolada no dia 4 de outubro e que a Diretoria de Fiscalização (Difis) fará uma visita à área. Porém, a data não foi informada “por motivo estratégico do setor, para que isso não venha atrapalhar a ação ou possíveis flagrantes”.
BAIRRO DE FÁTIMA
 
PROBLEMAS EM TAMPA DE BUEIRO
3. O professor Paulo Marcelo Farias denuncia que uma tampa de drenagem está quebrada há dois meses na avenida Aguanambi, próximo à Delegacia de Homicídios. Segundo o leitor, o problema traz riscos aos pedestres que passam pela calçada. No local, existe uma parada com um movimento intenso de passageiros. O professor afirma que o problema é recorrente. Ele diz que a Prefeitura de Fortaleza já realizou a troca do equipamento e, mesmo assim, o problema não é resolvido.
RESPOSTA
 
A Secretaria Executiva Regional (SER) IV informa que “a tampa de drenagem já foi trocada três vezes. No entanto, o problema de quebra voltou a acontecer”. A SER IV diz que enviará uma equipe ao local para avaliar as causas da quebra das tampas, mas não informou um prazo para a substituição do equipamento.
 
Fale com o Geimison Envie reclamação sobre o seu bairro. Ela será publicada junto com a resposta do órgão responsável.
(De quarta a sexta, das 14h às 19 horas)
85 3255 6114 ou 3255 6118
FAX 85 3255 6139
Escreva para:opovonosbairros@opovo.com.br
(coloque seu nome e telefone)
Av. Aguanambi, 282
Joaquim Távora
Cep: 60055-402
 
Multimídia: A coluna O POVO nos Bairros também possui uma versão em vídeo no O POVO Online. Veja:
 
GEIMISON MAIA - é repórter do Núcleo Cotidiano
O POVO NOS BAIRROS
22/10/2012

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG