ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

VERBOS IRREGULARES TERMINADOS EM "IAR"!!!

Na última coluna, prometi que hoje conversaríamos sobre os verbos irregulares terminados em "iar" 

Antes, é bom esclarecer algo que atormenta muita gente. Quando se procura um verbo no dicionário - frear, por exemplo, pode-se encontrar a seguinte informação: "Recebe um "i' depois do "e' nas formas rizotônicas". Grego!
 
O que é "forma rizotônica"? É aquela em que a vogal tônica fica dentro do radica...l do verbo. No caso de frear, cujo radical é "fre" (o radical é obtido com a eliminação das duas últimas letras do infinitivo), no presente do indicativo, esse "i" aparece nas formas "freio, freias, freia, freiam". Nessas quatro formas, rizotônicas, a vogal tônica é "e", que fica dentro do radical.
 
Forma arrizotônica, então, é aquela em que a vogal tônica fica fora do radical, como "freamos" e "freais". A vogal tônica é "a", fora do radical. Pronto! Uma dúvida a menos no labirinto do gramatiques.
 
Vamos aos verbos terminados em "iar". Adoniran Barbosa, em uma de suas deliciosas canções ("Tocar na Banda"), dizia: "É que, de um relógio pro outro, as hora vareia". Adoniran representava um padrão linguístico mais do que real em várias regiões do Brasil, mas distante do chamado padrão culto.
 
No padrão formal, as hora não vareia. As horas variam. Variar é um dos tantos verbos regulares terminados em "iar": vario, varia, variam.
 
E os irregulares? Um deles é odiar: odeio, odeias, odeia, odiamos, odiais, odeiam. O verbo é tão comum no dia-a-dia que ninguém se dá conta de que é irregular. Se fosse regular, seria "eu odio, ele odia, eles odiam".
 
Será o único? Não. Vamos lá: mediar, ansiar, remediar, incendiar, odiar. Não os dispus em ordem alfabética, você percebeu. Se você juntar a letra inicial de cada um dos cinco, forma-se, apesar da falta do acento, um nome de homem: Mario.
Mario
acaba funcionando como dica para você não esquecer mais os verbos irregulares terminados em "iar".
Vamos repetir a lista: mediar, ansiar, remediar, incendiar, odiar. E mais um: intermediar, derivado de mediar. Não adianta fazer careta: todos se conjugam exatamente como odiar. Na primeira do singular do presente do indicativo, temos "medeio, anseio, remedeio, incendeio, odeio". Sim, eu medeio. E, consequentemente, "ele medeia, anseia, remedeia, incendeia, odeia". E "intermedeia", é claro.
 
Não só na língua do dia-a-dia, como também na escrita, nota-se cada vez mais a tendência de regularizar os verbos mediar, remediar e intermediar. Têm sido usadas formas como "intermedia, media, remedia", consideradas erradas no padrão culto.
Não esqueça: "Quem não previne remedeia".
 
Até o verbo maquiar, que termina em "iar" e é regular, tem entrado na dança, conjugado por muita gente como se fosse irregular, como se terminasse em "ear". Ouço muita gente dizer que se "maqueia". Nada disso! O verbo é mais do que regular: "maquio, maquias, maquia, maquiamos, maquiais, maquiam".

É isso.

Professor Pasquale Cipro Neto, Texto publicado em 23/04/1998
Facebook, Professor Pasquale

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG