ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

SIDNEY MORAES, O JOVEM TÉCNICO DO ICASA/CE!!!

Do tempo da palavra com o fio de bigode

30/10/2013
Comandante da boa campanha do Icasa, o jovem Sidney Moraes é um técnico com ideias à moda antiga
O treinador do Icasa, Sidney Moraes, 36, bem que poderia ter nascido dez gerações atrás. Apesar da pouca idade, ele prefere levar a vida com preceitos para lá das antigas. O mineiro de Ituiutaba, localizada a 685km de Belo Horizonte, é do tempo em que a palavra de um homem valia mais do que qualquer assinatura ou quantia monetária; e um aperto forte de mão e olhar no olhos eram sinais de respeito ao compromisso firmado.
 
Sidney Moraes tem valorizado a disciplina no contato com seus atletas (Foto: Bruno Gomes)

E é fincado no significado de palavras como profissionalismo, dedicação ao trabalho e, sobretudo, disciplina que o técnico já entrou para a história do futebol cearense ao projetar o Verdão do Cariri ao que já é considerada a melhor campanha de um time do interior do Estado em campeonatos brasileiros da Série B. São 50 pontos restando apenas seis rodadas para o fim da competição. O caminho até aqui, contudo, foi cheio de pedras. "Montei o time no decorrer da competição. Acha que é fácil?", desabafa, por um instante.
Pulso firme
Desde que chegou, em junho deste ano, Sidney passou por pressões e muita desconfiança da torcida, especialmente por conta da sua curtíssima carreira como treinador. Também teve de administrar problemas de indisciplina com jogadores importantes como Alex Williams, Carlinhos e, mais recentemente, o artilheiro da equipe, Tadeu. Todos foram afastados do grupo. "Quando é para passar a mão na cabeça, a gente passa. Mas quando é preciso ser duro, a gente é. Não dou mole, não. Não existe êxito sem disciplina. E os jogadores perceberam que isso é profissionalismo", diz o técnico.

Com o apoio da diretoria do clube, foi conquistando o respeito dos funcionários, crônica esportiva, torcida e jogadores. "Ninguém faz nada sozinho. Todos são valorizados da mesma forma aqui. Cada um joga pelo outro. Faz parte do pacote".
O resultado foi a implantação de uma filosofia de união, de pensar um jogo de cada vez. O grupo do Icasa se condensou. Com uma das menores folhas salariais do torneio, tem conseguido desbancar grandes clubes do futebol nacional na tabela de classificação.
Superstição
Antes de cada partida, ele permanece abraçado aos demais atletas no banco de reservas aguardando o apito inicial do árbitro. É mais uma de suas "manias" em dia de jogos do Icasa.

Sidney sempre usa a mesma camisa polo de cor azul escura em todos os jogos, concede entrevista para TV Verdes Mares Cariri no mesmo local no aeroporto

Orlando Bezerra de Menezes. Costuma sentar no mesmo lugar no ônibus (poltrona bem atrás do condutor) e não deixa o motorista dar marcha ré no veículo.

"Tem funcionado, por isso procuro manter as mesmas coisas em dias de jogos. Mas não é superstição, só repito o que tem dado certo", sorri, meio desconcertado em expor esse tipo de crença. "A camisa fui eu mesmo quem comprei. Nada especial. Só gosto de usá-la", resume.

O técnico já foi conhecer a estátua de Padre Cícero, no Horto, ponto de peregrinação de milhares de nordestinos no Cariri. "Assim que cheguei, fui lá fazer uma visita", conta, garantindo que não chegou a fazer promessa alguma.
Histórico e permanência
Como jogador, o volante Sidney começou a carreira no São Paulo, em 1997. Foi para o Sport, três anos depois. Em 2001, chegou ao Fluminense, onde chegaria a atuar ao lado de Romário, dois anos depois.

Também jogou em Portugal e Emirados Árabes Unidos, mas encerrou a carreira no interior de Minas Gerais, no Boa Esporte. Foi lá também onde iniciou na função de técnico. De auxiliar de Nedo Xavier foi convidado a assumir o time no ano passado.

Em seu segundo clube como técnico profissional, ele diz que continua estudando para aprender cada vez mais sobre o assunto. Oswaldo de Oliveira, Nelsinho Baptista, Tite, Muricy Ramalho e Wanderlei Luxemburgo são suas principais referências.
 
Na vida pessoal, o estilo é mais reservado

A dedicação ao trabalho tem obrigado Sidney a aproveitar poucos os momentos de folga. Ele diz que quando sai de casa gosta apenas de conhecer restaurantes. Após quatro meses em Juazeiro do Norte, resolveu convidar profissionais da imprensa esportiva local e amigos para um bate-bola descontraído nesta semana. "É o primeiro tipo de diversão que vamos fazer nesse tempo todo aqui".

Hoje treinador, que começou a carreira no Boa Esporte, como auxiliar de Nedo Xavier, Sidney já foi volante do Fluminense e chegou a jogar com Romário. Na época, chegou a namorar por quatro anos a atriz Cristiana Oliveira (FOTO: CID BARBOSA)

Para passar o tempo nas horas vagas, recentemente leu a biografia do ex-atleta Casagrande.

Sidney fica encabulado quando o assunto são as mulheres. "Põe aí na matéria que o nome da minha namorada é Rafaela", avisa rapidamente, preocupado em revelar o nome da amada.

Rafaela é de Varginha (MG) e está há dois anos com o treinador. Sidney desconversa sobre um possível casamento e diz que consegue fugir bem do assédio feminino. "Não existe isso, não".

No histórico de namoros, Sidney já se relacionou com a atriz Cristiana Oliveira, por quatro anos, quando morava no Rio, em sua época de Fluminense.

Outra tentação ligada ao mundo de futebol também não costuma lhe dominar: o dinheiro. "Sou bem tranquilo nesse ponto. Tenho meu carro próprio, minha casa, sem problemas. Se dinheiro fosse o principal já teria deixado o Icasa", admite.
Planos
A permanência do treinador em Juazeiro do Norte deve enfrentar dificuldades para ser concretizada. "Quando o Icasa ainda estava com pouco mais de 30 pontos, surgiram algumas propostas de América/MG, São Caetano e Bragantino", revela o treinador. "Fiquei porque quis realizar o trabalho até o fim. Sobre o futuro, meu desejo é de permanecer", antecipa, ressaltando que também houve sondagens de times da Série A, mas não quis dizer os nomes.
Ilo Santiago Jr.Subeditor
 

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG