ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

DUNGA: "NOSSA LÍNGUA É OS PÉS"!!!

Professor Pasquale Cipro NetoA pedidos de Murilo:
Terminada a partida do Brasil contra a Noruega [Brasil 1x2 Noruega em 23/06/98], começaram as inevitáveis conversas sobre os motivos do fracasso brasileiro. Jogadores e comissão técnica resolveram fazer uma reunião para que todos pudessem pôr tudo em pratos limpos, lavar a roupa suja.

  Depois da reunião, o capitão Dunga concedeu entrevista. Começou dizendo: "Não adianta fic
ar falando. Nosso negócio é jogar". E acrescentou: "Nossa língua é os pés". Como meu negócio não é jogar — é discutir casos de língua —, vamos analisar o que disse Dunga — sobretudo a concordância do verbo ser.

Lembro-me de uma propaganda de uma fábrica de peças para automóveis que dizia: "No meio da chuva, o coração do seu carro são as palhetas e limpadores...". Se você parar na palavra "carro" e pedir a alguém que complete a frase com uma forma qualquer do presente do indicativo do verbo ser, certamente a resposta será "é": "No meio da chuva, o coração do seu carro é..."
Essa concordância seria correta se o que viesse depois também estivesse no singular. "O coração do seu carro é o motor", por exemplo. As gramáticas dizem que, quando o verbo ser une nome de coisa no singular (coração) e nome de coisa no plural (palhetas e limpadores), prevalece o plural, independentemente da ordem. "A cama são umas palhas", escreveu Camilo Castelo Branco.

Na propaganda, o plural está em palhetas e limpadores. Mas — convenhamos — essa concordância e a de Camilo causam desconforto, justamente porque o que se espera é a concordância com o que veio antes (coração e cama). Pode-se concluir, então, que Dunga errou. Deveria ter dito "Nossa língua são os pés". Mas uma vasculhada em boas gramáticas nos põe em alerta.

Apesar de recomendarem o plural, vários autores dizem que, em casos semelhantes, não faltam exemplos em que o verbo ser aparece no singular. Muitos escritores não optam pelo plural, quando querem enfatizar o que é expresso pelo singular. Isso daria crédito à concordância de Dunga.

E é aí que a roda pega. Se Dunga queria dizer que o negócio de boleiro são (ou "é"?) os pés, era mais do que necessário enfatizá-los. Ao conjugar o verbo no singular, Dunga — ato falho? — mostrou que não acredita muito nos pés da moçada escalada por Zagallo.
Por todos os motivos — e para a felicidade geral da nação —, corrijamos a concordância do capitão: "Nossa língua é os pés".
 
É isso.
Professor Pasquale Cipro Neto, Texto publicado em 02/07/98
Facebook, Professor Pasquale
 
 

 
 

 

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG