ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

sábado, 6 de abril de 2013

DIEGO LAGE: "PENTA QUE PARIU"!!!

Penta que pariu!

O jornalista Diego Lage, torcedor do Fortaleza, escreve sobre uma vitória histórica do Tricolor de Aço no Campeonato Cearense de 2000

O Fortaleza foi campeão estadual em 2000O Fortaleza foi campeão estadual em 2000
*por Diego Lage

Não era um Clássico-Rei. Nem uma final de Campeonato. Mas, para mim, a tarde de 15 de março de 2000 foi o meu momento inesquecível no esporte em pouco mais de 20 anos de arquibancada.
 
Fortaleza 2×1 Itapipoca.
Gols de Rogers e Bechara.
Fazia tempo que o Fortaleza não montava um time à altura de sua história. Pior: o Ceará, turbinado pelo patrocínio de um banco, caminhava a passos largos rumo ao pentacampeonato no Estadual. Como assegurava o dirigente Eulino Oliveira, “o penta não tem preço”. E não tinha. A derrama de dinheiro parecia uma torneira lavando roupa suja.
O começo não foi bom e o Fortaleza caiu no primeiro turno do Campeonato Cearense antes da final.
 
A estrela era o baixinho Clodoaldo e o time era esforçado. O Ceará, por sua vez, foi montando uma Seleção: alguns “vovôs” que vestiram a camisa amarelinha chegaram a Porangabuçu. E o time alvinegro foi fazendo valer seu favoritismo. “Este é mais um gol para a história do penta”, exclamava um mau locutor.
 
Da minha parte a vida de torcedor era a mesma de sete anos consecutivos: ir ao estádio era ter a certeza de que tudo poderia dar certo, mas a tendência era dar errado – e o Fortaleza perder. E, ao final, o Ceará ser campeão.
 
Mas o time esforçado começou a dar certo. As vitórias foram chegando e nós chegamos à final do segundo turno. O Ceará ficou pelo caminho. E veio o Itapipoca. Domingo à tarde e o PV estava lotado. Lembro de ver torcedores auxiliando outros a subir nas antigas torres de iluminação do estádio. Não havia mais lugar. Eram mais de 20 mil pessoas – e eu não lembro o público pagante.
 
Bechara fez o 2º gol do Tricolor de Aço naquela decisão de turno
Bechara fez o 2º gol do Tricolor de Aço naquela decisão de turno
 
A bola rolou e o Fortaleza atropelou o Itapipoca no primeiro tempo. Um gol chorado do atacante Rogers – era ruim! - e um golaço do boa-gente Bechara. Mas faltavam 45 minutos.
Veio o segundo tempo e o time começou a apagar. O time do interior tentou domar o Leão. Um pênalti e uma expulsão no mesmo lance abriram o caminho para a tarde se transformar em tragédia.
 
O Itapipoca diminuiu e passou a mandar no jogo. O jogo se aproximava do fim, mas a agonia não acabava.
 
Não acabaria nunca – não fosse o dia em que o torcedor tricolor realmente venceu o jogo. Antes de o jogo apitar, ou de o Itapipoca empatar, o alambrado veio abaixo. A torcida invadira o campo e, com o mar de gente pendurada, a estrutura cedeu. Aquele buraco entre a arquibancada e o campo era a porta da felicidade.
 
Não teve mais condição de jogo. Se o jogo fosse limpo, e o futebol também, a torcida deveria ter esperado o apito final para comemorar ou lamentar.
 
Mas, após sete anos sem um título e há duas temporadas sem ganhar um turno, ninguém é racional. Ninguém contém ninguém. Ninguém pensa. Ninguém faz nada – senão torcer e até invadir campo, se preciso. O futebol é assim. O mundo também. Irracional, inconsequente, imediatista – louco.
 
Eu tinha 15 anos e estava perto da bandeira de escanteio. A cena era inacreditável: a arquibancada ao chão, pessoas sob o ferro e uma multidão transformando o alambrando em ponte para o campo. Loucura!
 
A última lembrança que tenho deste jogo foi de tentar convencer um senhor de idade a não invadir o campo. Ele se virou para mim e disse: “Rapaz, se eu fosse tu, invadia também. Vai que esse time não ganha mais nada!”.
 
Compreensível. O que é o futebol senão uma multidão de loucos momentâneos?
 
O Fortaleza acabou sendo campeão. Quatro meses depois, exatamente.
 
E o Ceará?
 
Bem, o preço do penta que não veio – até onde sei – custou caro ao Doutor Eulino, a “Seleção” amarelou, os gols que ficariam para a história do penta de nada valeram e o banco quase quebra o Ceará…
 
* Diego Lage é torcedor do Fortaleza há 22 anos e é chefe de reportagens especias da TV Jangadeiro
 
em Momento Inesquecível no Esporte
05/04/2013 - 15:57

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG