ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

quarta-feira, 29 de abril de 2015

CEARÁ SC PODE LEVANTAR A TAÇA DO TÍTULO MAIS IMPORTANTE DOS ÚLTIMOS 45 ANOS DO FUTEBOL CEARENSE !!!

Ceará pode levantar a taça do título mais importante dos últimos 45 anos do futebol cearense

“Coroando uma trajetória brilhante, iniciada em setembro do corrente ano, o Ceará Esporte Clube sagrou-se campeão do Norte-Nordeste brasileiro, ao derrotar ontem à tarde, pelo escore de 3 x 0, em peleja ‘negra’ e decisiva, o famoso Clube do Remo, de Belém do Pará.”
 Ricardinho, que fez gol em Salvador, é um dos destaques do Vovô
 
Assim inicia o registro das páginas do O POVO, edição do dia 22 de dezembro de 1969, sobre o título do Torneio Norte-Nordeste conquistado pelo Vovô. A conquista de maior relevância nacional da história do clube. E que pode ganhar companhia na galeria alvinegra na noite de hoje. Se vencer o Bahia pela final do Nordestão, o Ceará conquistará o título mais importante de seus últimos 46 anos. Para o futebol cearense, o mais importante em 45 anos, desde que o Fortaleza levou o Regional de 1970. Em 2010, o Guarany de Sobral conquistou a Série D do Brasileiro, competindo contra equipes de porte inferior aos concorrentes do torneio regional.

Com gols de Gildo, Magela e Zezinho, em 1969, o Ceará bateu o Remo na terceira partida válida pela decisão do extinto certame. Para pesquisadores, o momento vivido pelo Ceará na época fez com que a conquista ganhasse ainda mais valor e se tornasse o maior título dos 100 anos do clube.

“Esse é o título mais importante da história do Ceará não só por ser além do Estadual, mas também porque o clube vinha há muito tempo sem títulos, desde 1963. Além disso, inaugurou uma década (1970) na qual o time foi o maior vencedor no Estado”, aponta o historiador Airton de Farias.

Antes do Norte-Nordeste, a maior conquista do Ceará havia sido a participação na Taça Brasil de 1964, onde o Vovô pode dizer que, de certa forma, foi “campeão”. “Apesar de não ser de fato um título final, os melhores times das chaves (Zona Norte e Zona Sul) eram considerados campeões das regiões. Naquele ano, o Ceará venceu a final Norte-Nordeste e foi o time nordestino que mais avançou”, diz o pesquisador da história do Alvinegro Pedro Mapurunga.

Mas nada comparado ao Norte-Nordeste de 1969. Conquista que foi comemorada, expõe Mapurunga, pelo futebol cearense, tamanha a dimensão para o seu contexto histórico. “Existia, inclusive, um retrato muito bairrista, de que até torcedores de Fortaleza e Ferroviário chegaram a torcer pelo Ceará”.

Mais de quatro décadas passaram e o contexto também aponta a possibilidade de título na Copa do Nordeste, hoje, como conquista tão valiosa quanto. Nos últimos anos, o Ceará tem galgado novos padrões estruturais. Disputou Série A do Campeonato Brasileiro, é tetracampeão estadual, fez campanhas vistosas na Copa do Brasil e chega à sua segunda final da era Nordestão. Para o torcedor de 1969, a conquista do Norte-Nordeste foi esperança. Para o torcedor que esfrega as mãos em ansiedade, antes do apito soar no Castelão hoje, levantar a taça significa redenção.

SAIBA MAIS

QUANDO FOI ‘QUASE’
O Ceará espera não ficar pelo caminho na expectativa pelo novo título para além do Estadual. Na sua história, o Vovô acumula campanhas importantes que o deixaram bem próximo de gritar “é campeão!”. Em 1994, a maior delas, quando foi vice-campeão da Copa do Brasil diante do Grêmio. Nas edições de 2005 e 2011, chegou às semifinais do torneio nacional. No Nordestão de 2014, foi vice no Castelão contra o Sport.
André Victor Rodrigues andrevictor@opovo.com.br
       29/04/2015 - 08h37
fábio lima
O POVO

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG