COPA DO MUNDO: Considerações Finais!!!
* ANDRES INIESTA O MELHOR DO JOGO FINAL - ESPANHA x HOLANDA.O meia Andres Iniesta (Foto)foi eleito em votação popular no site da Fifa o melhor jogador da final. É importante frisar que além do gol do título, Iniesta fez uma partida fantástica.
ANDRES INIESTA (Foto) o herói do título.
A Espanha de 2010 foi a seleção campeã mundial que menos marcou gols em um Mundial. Foram apenas oito em sete jogos. Todos eles marcados por jogadores do Barcelona: cinco de Villa, dois de Iniesta e um gol zagueiro Puyol.
A Espanha venceu os quatro jogos do mata-mata da Copa pelo mesmo placar: 1 a 0.
Diante da Holanda, a Espanha foi superior em número de chutes a gol, posse de bola, número de escanteios, distância percorrida e percentual de acerto de passe. Foi também mais disciplinada, fazendo menos faltas e recebendo menos cartões.
O goleiro Casillas foi o menos vazado da Copa e está sem tomar gols há 433 minutos em partidas de Mundial.
O goleiro Iker Casillas sagrou-se como o menos vazado da Copa. Sofreu só 2 gols em sete jogos.
Na opinião soberana dos analistas esportivos, o camisa "1" da Fúria foi o melhor goleiro da Copa.
O goleiro Casillas acumula agora 433 minutos sem tomar gol. É, com ampla vantagem, o recorde de um goleiro espanhol em Copas.
>> HOLANDA
O lateral - esquerdo Giovanni Van Bronckhorst jogou contra a Espanha a última partida de sua carreira profissional.
Na última partida em que não marcou gols na Copa, a Holanda pôs fim a uma longa invencibilidade, que durava 25 jogos.
Os holandeses amargaram a terceira derrota (em três oportunidades) em finais de Copa. Antes de 2010, a Laranja havia conquistado o vice nos mundiais de 1974 e 1978.
Espírito esportivo nota 0 (Zero).
O técnico Bert Van Marwijk mostrou extrema falta de espírito esportivo ao receber a medalha de prata e tirá-la em seguida.
Espírito esportivo nota 10. Os jogadores da seleção holandesa formaram um corredor no campo para aplaudir e cumprimentar os espanhóis, minutos antes dos jogadores da Fúria iniciarem a volta olímpica.
A final da Copa marcou o fim da carreira profissional do lateral esquerdo Giovanni Van Bronckhorst, capitão da seleção holandesa no Mundial. O jogador se despesde do futebol aos 35 anos.
>> OS DOIS FINALISTAS
Ao todo, foram distribuídos na partida 14 cartões. Só um vermelho, para o zagueiro Heitinga
Espanha e Holanda protagonizaram um show de horrores no aspecto disciplinar. Além de inúmeras jogadas ríspidas e dignas de uma punição mais severa, as duas equipes receberam, ao todo, 14 cartões (um vermelho e 13 amarelos). De longe o recorde em uma final de Copa do Mundo.
Van Persie e Fernando Torres entraram para a galeria dos jogadores que antes da Copa eram tidos promessa certa de gol, mas que pouco fizeram. Torres passou em branco e Van Persie só marcou um golzinho.
O uruguaio Diego Forlán, além de um dos artilheiros, foi eleito o craque da Copa.
PRÊMIOS
A Fifa concedeu os seguintes prêmios …
Bola de ouro (craque da Copa): Diego Forlán, do Uruguai
Luva de ouro (a muralha): Iker Casillas, da Espanha
Melhor jogador jovem (revelação): Thomas Müller, da Alemanha
Fair play (jogo limpo): seleção espanhola
>> ARTILHARIA
A Copa teve quatro artilheiros: o espanhol David Villa, o holandês Wesley Sneijder, o alemão Thomas Müller e o uruguaio Diego Forlán, todos com cinco gols. Apenas no Mundial de 1962 tivemos tantos artilheiros.
Naquela ocasião, foram seis, entre eles, Vavá e Garrincha, com quatro gols.
>> MÉDIA DE GOLS
O Mundial na África do Sul protagonizou a segunda pior média de gols na história das Copas. Em 64 jogos foram marcados 145 gols. Ou seja, a média ficou em 2,26 gols por partida.
Desempenho melhor que o apresentado na Copa de 1990, na Itália, quando a média foi de 2,21 por jogo.
>> FESTA DE ENCERRAMENTO
Curta, o que é bom. Com muitas luzes, o que é bonito. E transformando o gramado num imenso projetor com lances dos outros 63 jogos da Copa. A festa de encerramento do Mundial no Soccer City foi emocionante, mas o momento mais intenso e inesquecível foi quando Nelson Mandela, aos 91, superando a dor da perda da neta um dia antes da Copa num acidente de carro, entrou no gramado. Mais de 85 mil pessoas levantaram para aplaudí-lo. Histórico.FESTA DE ENCERRAMENTO DA COPA DO MUNDO DE 2010 NA ÁFRICA DO SUL.
* PRÓXIMA COPA DO MUNDO SERÁ NO BRASIL EM 2014.
0 comentários:
Postar um comentário