CORITIBA: "25 ANOS DO TÍTULO INÉDITO"
Coritiba comemora 25 anos do título brasileiro.- Clube derrotou o Bangu nos pênaltis e levou a taça.
LELA (Pai dos atletas, RICHARLYSSON (São Paulo) e ALEXSANDRO (Inter RS) é o primeiro atleta agachado na foto, os Campeões Brasileiros posam para a conquista inédita do Coritiba em 1985.
O Coritiba comemora neste sábado, 31, 25 anos da conquista do Campeonato Brasileiro de 1985. Exatamente no dia 31 de julho daquele ano, o clube venceu o Bangu nos pênaltis, após empate em 1 a 1, em pleno Maracanã, e ganhou o título mais importante dos seus 100 anos de história.
Após um fraco começo na competição, terminando em oitavo lugar o primeiro turno do Grupo "A" (cada grupo contava com 10 clubes), e somando sete pontos, além de seis derrotas, a equipe reagiu e venceu o segundo turno, garantindo uma vaga nas quartas de final, apesar de ter sido o sétimo colocado geral no grupo.
Na fase seguinte, o Coxa venceu o Grupo "G", que contava também com Sport, Joinville e Corinthians.
Nas semifinais, o time enfrentou o Atlético-MG e, com uma vitória por 1 a 0, no Couto Pereira, e um empate em 0 a 0, no Mineirão, avançou para a grande decisão.
Na final, o clube enfrentou o Bangu, que havia passado pelo Brasil de Pelotas-RS e, por ter a melhor campanha, decidiu o campeonato no Maracanã.
Diante de mais de 91 mil pessoas, o Coxa saiu na frente, com Índio, aos 25 do primeiro tempo. Dez minutos mais tarde, Lulinha empatou para o clube carioca.
A decisão, então, foi para os pênaltis. Ado desperdiçou a cobrança e Gomes marcou, fazendo do Coritiba a primeira equipe do Paraná a levantar o título mais importante do país.
FICHA TÉCNICA:Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31/07/1985
BANGU 1 x 1 CORITIBA (5 x 6 nos pênaltis)
GOLS: "Índio (0-1), 25'/1ºT / Lulinha (1-1), 35'/1ºT".
>> Cobraram os pênaltis para o Coritiba: Índio, Marco Aurélio, Edson, Lela, Vavá e Gomes - todos acertaram.
BANGU: Gilmar (Goleiro) - Márcio, Jair, Oliveira e Baby - Israel, Lulinha (Gílson) e Mário - Marinho, João Cláudio (Pingo) e Ado.
- Técnico: Moisés.
CORITIBA: Rafael (Goleiro) - André, Gomes, Heraldo e Dida - Almir (Vavá), Marildo (Marco Aurélio) e Toby - LELA (Pai dos atletas, Richarlysson (São Paulo) e Alexsandro (Inter-RS)) Índio e Édson.
- Técnico: Ênio Andrade.
Árbitro: Romualdo Arppi Filho (SP).
Cartões Amarelos: Mário (BAN); Gomes, Dida e Rafael (CTB).
Público: 91.527 Espectadores.
0 comentários:
Postar um comentário