MAIS UMA ESTRELA!!!
Mais uma estrelaUm jogo equilibrado, difícil, próprio das grandes decisões. Nos primeiros 15 minutos, o Fortaleza melhor. Mas gradualmente o Ceará nivelou. E gerou três boas chances que Apodi, Azevedo e Careca desperdiçaram.
No Leão, boa chance com Marielson em chute de fora da área. Na fase final, a bobagem de Esley, expulso, prejudicou o Leão. Mesmo assim, a raça tricolor o levou primeiro ao gol: Jailson, 1 a 0. Mas um lance imprudente de Cleber impediu na área a subida normal de Romário, resultando no pênalti e gol de Azevedo. Daí o empate e o bi. E mais uma estrela na constelação alvinegra.
O melhor
Cleo foi de uma bravura impressionante. Mesmo com o Fortaleza tendo um jogador a menos, sempre que a bola chegava ao Cleo, a defesa do Ceará revelava-se inquieta, insegura. Num dos lances, Cleo deixou na saudade Heleno e Potiguar. Jamais deu trégua. Até o fim.
Justa conquista
Pela campanha, o bi ficou mesmo com quem melhor pontuou. Justa a conquista, valorizada por um Fortaleza que começou o ano sem time, mas o montou forte. E por pouco não saiu campeão. Ontem, apesar do empate, o Ceará foi melhor na avaliação geral da partida.
O pênalti
Vi incontáveis vezes na ilha da TV e repeti ontem no Debate Bola: Cleber passou o braço no pescoço de Romário, como se fosse uma gravata, e impediu que o atacante subisse para cabecear. O árbitro estava em cima e marcou. Acertou.
"Isso não tem preço. Quando eu voltei, eles sabiam da doação, da dedicação. O resultado aí está: o bi".
PC Gusmão
Técnico alvinegro, após a conquista
Observações
Erros de finalização do Ceará irritaram. Azevedo, então... /// Nedo arriscou tudo ao tirar Leandro, mas Esley, expulso, estragou. Com o gol de Jailson, o Leão teve o direito de fechar a guarda com Gilmak. Mas a imprudência de Cleber causou o segundo estrago.
Observações II
Eusébio, tetra, pé-quente. /// O não recebimento do troféu foi ato impensado da diretoria do Ceará. Privou a torcida do apoteótico momento e, sem a taça, reduziu a graça da volta olímpica. Correto teria sido receber o troféu e depois verberar contra a FCF.
Troféu e festa
O Sistema Verdes Mares, em parceria com a FCF, fará hoje, às 19h30, no La Maison Buffet, a entrega do Troféu Verdes Mares 2012, aos melhores do certame. Os nomes serão revelados na ocasião. O artilheiro e o goleiro menos vazado serão homenageados.
Os melhores
Um júri escolheu os melhores (revelação, craque, técnico, árbitro, assistente e a seleção do certame). Será homenageado um craque do passado. Os internautas elegeram o Craque da Galera. Transmissão em tempo real pelo site Globo Esporte e pela TVDN on line.
Recordando
Ferroviário, numa de suas boas formações na década de 1970. No Romeirão, em um amistoso. A partir da esquerda (em pé): Marcelino, ? , Hamilton Aires, Beto, Zé Maria Paiva e Eldo. Na mesma ordem (agachados): massagista Louro, Birungueta (fez sucesso também no Fortaleza e no Remo/PA), Simplício, ? , Amilton Melo e Jeová. (Acervo de Tarcísio Facundo).
Coluna do Tom Barros
tom@diariodonordeste.com.br
14.05.2012
0 comentários:
Postar um comentário