"CPI or not CPI?"
Por: Ciro Câmara: “CPI or not CPI?”O deputado estadual Idemar Citó está próximo de emplacar a CPI que visa apurar as supostas irregularidades na administração da FCF, da qual o parlamentar é vice-presidente. Até sexta-feira o procurador-geral da Assembleia Legislativa do Ceará, Reno Ximenes, deve emitir parecer sobre a instauração da comissão, que já teve 29 assinaturas.
As denúncias de Citó englobam desvio de verbas, manipulação de resultados, irregularidade na assinatura de convênios e venda de cortesias, por exemplo. Mauro Carmélio rebate. Afirma não temer a devassa nas contas da entidade. Alega que as denúncias são vazias e que a motivação de Citó é por querer substituí-lo na presidência da FCF.
Independente de que motivação tenha o pedido, é fato que o momento seria importante para esclarecimentos e para se repensar o futebol local. A própria FCF deveria ser a primeira a querer ir diante dos deputados para o diálogo, já que rebateu muitas das denúncias via site.
O que pouco se discute é o viés político envolvido no futebol – seja o dos interesses clubísticos como o partidário. A composição que dividiu a FCF para acoplar duas linhas divergentes, ou muitos esqueceram que Citó era oposição à gestão Degésio/Carmélio?
O presidente do Fortaleza, deputado Osmar Baquit, que não assinou o pedido de CPI, insinuou, em recente entrevista ao Trem Bala da rádio O POVO/CBN, que Idemar buscaria a presidência por não acreditar que Carmélio a ceda ao fim do mandato, como se houvesse um acordo de revesamento. Baquit justificou não assinar o pedido por ver questões políticas na ação de Citó e porque não existem, segundo ele, denúncia de desvio de dinheiro público estadual nas suspeitas.
Enfim, uma confusão que bem que poderia ser esclarecida, debatida, conversada, tecnicismos e politicagens à parte. Isso se todos os envolvidos tiverem realmente interesse na melhoria do futebol cearense. Talvez aí resida o problema…
Por: Ciro Câmara 22.05.12 16:11
“CPI or not CPI?”
0 comentários:
Postar um comentário