TRIO DE FERRO DO VOZÃO!!!
Michel, João Marcos e Heleno: O “Trio de Ferro” do VozãoTrio de Ferro: Michel, João Marcos e Heleno
Desde que foi idealizado em 2009 pelo técnico Paulo César Gusmão, na campanha que resultou com o acesso do Ceará da Segundona para a Série "A, o “trio de ferro”, "formado pelos volantes Michel, João Marcos e Heleno, vem demonstrando, ao longo do tempo, que sua utilização é a opção que melhor solidifica o sistema defensivo do Alvinegro.
Depois da saída de PC, alguns treinadores tentaram modificar o que havia dado certo na Série "B" e a intenção não foi bem sucedida.
Embora pareça contraditório, a formação do Ceará com a presença dos três volantes não deixa o time retrancado, já que os laterais ganham liberdade para apoiar e investir mais nas jogadas de ataque.
Conhecido por ter em seu histórico a elaboração de equipes ofensivas, o técnico Vágner Mancini tentou no início do seu trabalho no clube, durante o Campeonato Cearense, elaborar um esquema utilizando 2 volantes e 2 meias.
No Brasileirão é bem diferente
Ganhador dos dois turnos, o Ceará foi campeão “arrastão” do Estadual. Porém, o certame local não serve de parâmetro para a dificuldade que é disputar o Brasileiro da 1ª divisão, tido como uma das competições dos mais acirrados do mundo.
Sem conseguir encontrar um meia para municiar os atacantes de maneira mais efetiva, Mancini testou algumas formações, variando escalações utilizando Iarley, Eusébio, Geraldo e Thiago Humberto na articulação pela meia-cancha.
Sem êxito na proposta inicial, o time não fez boas exibições, oscilou na tabela e o antes sistema defensivo – nacionalmente conhecido pela sua solidez – passou a sofrer alguns gols. A situação só não ficou mais complicada graças as inúmeras intervenções memoráveis do goleiro Fernando Henrique.
Fatos
Coincidência, ou não, as melhores partidas feitas pelo Ceará e as vezes em que o time não tomou gol foi quando o “trio de ferro” esteve em campo. Mancini parece ter constatado a força que tem em seu plantel encarnado, também, na figura destes três jogadores.
Reforçando a esta tese, depois da vitória diante do Atlético/MG, o zagueiro Diego Sacoman declarou: “A presença do Heleno na frente da zaga amplia nossa segurança na defesa”.
Rudney
Outra grata surpresa para o setor é Rudney. Apesar de atuar como volante, a habilidade do jogador o credencia a se responsabilizar por uma saída de bola com mais qualidade. O atleta já atuou como meia no futebol japonês e tem a confiança de Mancini. Além de bom passe, Rudney aumenta a estatura da equipe, já que as jogadas aéreas sempre são armas perigosas usadas pelos oponentes do Vozão.
Encaixar Rudney na equipe é um “problema” que qualquer técnico gostaria de ter. Vágner Mancini certamente saberá a hora e como melhor utilizá-lo.
Equilíbrio e regularidade
Buscando manter a regularidade no Campeonato, o Ceará terá pela frente, neste domingo, um duelo contra o América/MG no Estádio Presidente Vargas. Durante os treinamentos que antecederam a partida, a presença dos 3 volantes na formação da equipe considerada titular foi efetivada mais uma vez.
Time de Fora
Diário do Nordeste
0 comentários:
Postar um comentário