"É ELANO, QUE SE APLENDE"!!!
"Elano é que se aplende" - Cavadinha de Elano falhou no Santos- Drama de Elano: estudo na USP mostra peso do estresse nos pênaltis
Recentemente, o equívoco da marca fatal foi amargado por quatro representantes da seleção brasileira na eliminação contra o Paraguai, pela Copa América. A propósito, um deles, o meia Elano, voltou a repetir a falha com a camisa do Santos na rodada desta quarta-feira pelo Campeonato Brasileiro. A pressão de enfrentar a marca dos 11 metros não é fácil.
A perda de pênaltis em um momento de decisão está entre as piores sensações para um jogador de futebol, até mesmo os atletas amadores já sentiram o drama do erro.
Uma tese de doutorado defendida pelo professor de Educação Física e fisioterapeuta Nelson Toshiyiki Miyamoto - apresentando uma pesquisa no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) - procurou simular o peso do estresse em um batedor de pênalti. E os dados mostraram que há influência na coordenação motora do batedor sob pressão externa, principalmente da torcida.
"O trabalho foi uma simulação de cobrança feita em computador, eram usadas duas situações: sem interferência externa (como um estádio vazio), em um laboratório sem ninguém, e com a simulação de uma torcida feita por alguns dos alunos da Educação Física e do Esporte da USP. Analisamos o nível de cortisol (que mostra o estresse) através da saliva e da frequência cardíaca", explica Nelson Toshiyiki
MiyamotoMarcelo Belpiede
São Paulo (SP)
0 comentários:
Postar um comentário