PRIMEIRA DECISÃO!!!
Equipe de Mano Menezes terá de mostrar contra o Equador, hoje, que está preparada para lidar com a pressãoO jogo entre Brasil e Equador, nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, vale como a primeira decisão da nova geração de atletas convocados por Mano Menezes para a disputa da Copa América. Neymar e Paulo Henrique Ganso, entre outros, vão ter de provar desde já que podem vestir a camisa da Seleção e estão engajados no projeto da Copa do Mundo de 2014. Recai sobre os dois a responsabilidade de ajudar a levar o Brasil à segunda fase da competição.
O Brasil assegura a vaga se conseguir apenas um empate, o que, no entanto, não diminuiria a desconfiança do torcedor, elevada por causa de atuações recentes muito ruins.
O Equador só cria resistência, por causa dos efeitos da altitude, quando enfrenta o Brasil em Quito. Fora de lá, é freguês. Em 27 confrontos até agora, a Seleção venceu 22, houve três empates e apenas duas derrotas, exatamente em jogos disputados na capital equatoriana.
O ambiente na Seleção mudou desde a estreia, quando o time jogou mal e não passou de empate com a Venezuela. A situação se agravou após novo tropeço contra Paraguai.
Na última segunda, o zagueiro e capitão Lúcio reclamou com rigor da falta de vibração do time. Não se sabe exatamente como vai ser a reação dos atletas mais jovens à reprimenda do capitão.
Mano Menezes conta, ainda, com Paulo Henrique Ganso e Neymar, os dois jogadores mais talentosos do time, para buscar a classificação. Mesmo sob risco de eliminação, o técnico sabe que vai continuar no comando da Seleção, independentemente do resultado, como deixou claro na última segunda o diretor de comunicação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rodrigo Paiva.
Alterações
O técnico faz mistério quanto à escalação. Mas deu a entender que o lateral-direito Maicon vai substituir Daniel Alves, vilão do Brasil no empate por 2 a 2 com o Paraguai. Ele falhou nos dois gols do adversário. Mano testou o jogador da Inter entre os titulares em parte do treino tático de segunda e nesta terça.
De acordo com o departamento de comunicação da CBF, o atacante Robinho também apareceu entre os titulares no treinamento secreto de ontem.
De Córdoba, Argentina
Cravei aqui que a Argentina, a despeito do mau desempenho contra Bolívia e Colômbia, não teria problema para passar da Costa Rica. Como de fato não teve. Fez três, como poderia ter feito seis, sete, se Iguain não estivesse com a pontaria tão descalibrada. Aguero, ao contrário, aproveitou bem a titularidade e a noite de gala de Messi para fazer dois e construir a vitória argentina. Sim, Messi estreou. Finalmente! E, como acontece no Brasil, o fel virou mel. Já não se fala mais nos "mijones" de euros que ele fatura por ano; do "eurpeismo" que o afasta de suas raízes... Não, agora só se fala em "melhor do mundo", "seleção dos sonhos", etc. É, aqui também o que dita o humor são os resultados. E se o Neymar também resolver "estrear" hoje, entortar os equatorianos com seus dribles desconcertantes e garantir a classificação do Brasil com aqueles golaços que nos acostumamos a apreciar, será a mesma coisa. Ninguém vai criticar os toquinhos de efeito, a vaidade capilar... Todo mundo de confiança renovada, já olhando para o futuro: Agora vai! E o Mano Menezes erguerá as mãos para o céu para agradecer alguns dias de "folga" da pressão desmedida que sofre. Mas só até o próximo insucesso. Aí, começa tudo de novo. É a roda-viva do futebol. Nisso, brasileiros e argentinos são iguais.
ENTREVISTA
Alexandre Pato *
"O algo a mais que está faltando para mim é o gol e ele não está saindo"
Qual sua avaliação de seu desempenho na Copa América?
- Satisfeito 100% eu não estou. O algo a mais que está faltando para mim é o gol e ele não está saindo. Mas o importante é ajudar a seleção e quando ganha ou perde é todo mundo. Se não der pra ajudar com gol, tento ajudar até a defesa.
Você está se sentindo isolado na frente?
- Nas duas chances que tive, uma bateu na trave e outra foi um lance parecido com o do amistoso com os EUA. Tentei sair do goleiro, mas ele ficou em pé e teve a sorte de pegar a bola.
O que acha das críticas sobre você ser "sem sangue"?
- Dentro de campo eu tento fazer o melhor, eu luto, dou o máximo. Eu sei da minha responsabilidade. Se precisar voltar na zaga, eu volto. Eu não me vejo sem sangue, O que eu vejo é que eu sempre faço o máximo.
Se você mostrasse mais vibração, acha que as cobranças seriam menores?
- Mas eu sou assim. Eu tenho autocrítica. Sei o que preciso acertar, o que errei. Às vezes eu me xingo e reclamo comigo mesmo. Mas aprendi que autocrítica eu tenho que guardar dentro de mim, vejo o que tenho que melhorar, pergunto, peço auxílio, pergunto ao treinador o que eu preciso acertar.
Atacante da Seleção
BAIXA NA SELEÇÃO
Volante Sandro é cortado
O volante Sandro (Foto), 22, foi cortado ontem da Copa América. O jogador do Tottenham tem lesões musculares nas duas panturrilhas, além de um problema no joelho esquerdo.
Nenhum outro atleta poderá ser convocado para a vaga de Sandro. "Ontem (segunda-feira) à noite fizemos ressonância magnética das duas panturrilhas e no joelho esquerdo. Constatamos edema muscular nas duas panturrilhas e lesão no menisco do joelho esquerdo. Ele não tem condição de se recuperar ainda na competição", disse o médico Rodrigo Lasmar.
"Queria agradecer o momento que tive aqui com meus companheiros, desejar boa sorte para eles. Estou muito triste, mas onde estiver vou estar torcendo", afirmou Sandro.
Diário do Nordeste
0 comentários:
Postar um comentário