COLUNA - TOM BARROS!!!
Tom Barros!!!Enganadoras percepções
- Faltam apenas 16 dias para começar o Campeonato Cearense de futebol. Com as festas pela passagem do ano, ainda haverá folga em boa parte da semana. Reduz-se aí mais ainda o tempo de preparação. Quer queiram, quer não, esse período de Natal e Ano Novo gera situação atípica. Todo mundo deixa o embalo para o ano seguinte. E assim vai tocando o barco sem o emprego da energia total. É mais provável que o ritmo forte passe a ser aplicado apenas a partir do dia 3 de janeiro, quando o mundo acordará de vez para a realidade do novo tempo. Quem iniciou a preparação antes certamente terá suas vantagens no tocante à melhor condição física e automação do grupo. Mas a diferença somente será percebida no desenrolar do certame. As primeiras rodadas jamais levam a conclusões definitivas senão a impressões que podem ou não se enganadoras.
Esperança
- A cada início de temporada, é feita uma previsão sobre jovens que poderão deslanchar de vez. No Fortaleza, Reginaldo Júnior (Foto) tem tudo pata fazer de 2011 o ano de sua definitiva afirmação. Aliás, isso já poderia ter acontecido este ano, mas circunstâncias alheias à vontade do jogador não o permitiram desenvolver o futebol que ele tem condição de mostrar. Júnior tem grande vantagem: um professor dentro de casa. Afinal, Reginaldo, seu pai, foi jogador versátil, de ótima qualidade.
Observações
- Disse, no início deste ano, que a temporada mostrava-se ideal para Misael estabelecer-se com muita propriedade. E ele até teve ótimo início de Série "A" nacional. Mas uma contusão o prejudicou. Queira Deus dê certo no Vasco. Gosto do futebol de Misael. /// Numa escala crescente, o técnico Mirandinha, do Ferroviário, vai selecionando seus adversários nos últimos amistosos antes da estreia. O do dia 30, diante do Baraúnas, será o mais difícil dentre os que o Ferrão já enfrentou nesta fase de preparação. // Iarley vive excepcional momento em sua vida. A minha amiga Cecília Machado, de Quixeramobim, afirmou que o município também se orgulha de ter de volta esse festejado filho da terra.
Contagem regressiva
- O presidente do Fortaleza, Renan Vieira (Foto), cumpre os últimos dias de mandato. Quinta-feira, 30 de dezembro, terminará o prazo de sua gestão. Gerou polêmica a decisão que tomou de não antecipar a transferência do posto ao sucessor. Renan por certo sairá sem ser ressarcido. Ele pagou novembro aos funcionários. Quanto à folha dos jogadores, aí é outra história.
Retrospecto
- O ano 2010 assinalou para a Seleção Brasileira uma fase de transição, ou seja, a saída de Dunga e a ascensão de Mano Menezes. O aproveitamento da Canarinho este ano foi de 78%, levando-se em conta os 12 jogos realizados. Dunga (março/Julho) teve 79% de aproveitamento. Mano Menezes (agosto/novembro) teve aproveitamento de 75%. Mas, a rigor, a única seleção fera que Mano pegou foi a Argentina. E perdeu por 1 a 0. (Dados de Airton Fontenele).
Show da TV
- Imagens deslumbrantes na transmissão ao vivo que a TV Diário fez da Regata Dragão do Mar, ontem, direto da enseada do Mucuripe. Foram 64 jangadas, cobrindo 22 km, num circuito próximo à praia, o que permitiu melhor visualização por parte do público. No final, a emocionante disputa entre a jangada Gabi, do mestre Milton César Josino Bruno, que venceu a prova, e a jangada Shalom, vice-campeã. Foi mais um show exclusivo da TV Diário.
Recordando
- Início da década de 1970. Jogo Fortaleza x Botafogo do Rio de Janeiro no Estádio Presidente Vargas, na Gentilândia. A partir da esquerda: João Carlos, do Fortaleza; o árbitro Gilberto Ferreira, o repórter José Oly Moreira e Joel, do Botafogo. Observem que o repórter José Oly empunha o famoso microfone cara-de-gato, o melhor dá época, de inigualável qualidade de som. (Acervo de Elcias Ferreira).
Coluna TOM BARROS
Diário do Nordeste
27/12/2010
0 comentários:
Postar um comentário