PEPIDO DE PAPAI NOEL!!!
CHEGA DE VIOLÊNCIA ENTRE TORCIDASPedido para Papai Noel.
E o futebol voltou a ganhar espaço nas páginas policiais. Os responsáveis da vez são integrantes de torcida organizada do Guarany de Sobral e outro rapaz da principal facção do Ceará. Tentativa de assassinato, apreensão de armas, drogas e até de rádio ligado ao da Polícia. Enfim, serviço completo que, infelizmente, não nos surpreende em nada. Mesmo com o fato tendo acontecido em Sobral.
A violência no futebol – cearense, brasileiro e, salvo raras exceções, mundial – atinge níveis que beiram a calamidade pública. Ou alguém acostumado a frequentar o Clássico-Rei não reconhece que os atritos constantes entre as organizadas são grave problema social?
Mas esse tom bélico não é exclusivo de marginais travestidos de torcedores. Não raro vemos dirigentes fomentados discórdia nos sites oficiais; o atacante que atira nos adversários após o gol; os jornalistas e radialistas que assumem o comando de programas ligados às facções; e músicas discriminatórias entoadas nos estádios por crianças, adultos esclarecidos e senhores de idade mais avançada.
A reação ainda aparece tímida. Na última quarta-feira o Diário Oficial do Estado instituiu a campanha "Paz nos Estádios: Um Gol de Placa", “com o objetivo de difundir a cultura da paz, antes, durante e após as partidas dos campeonatos cearenses, através da afixação de cartazes nos estádios”. Já a Federação Cearense de Futebol começa a implementar o projeto “Torcedor Cidadão”, focado sobretudo no cadastramento das organizadas do Estado.
Não, eu não acredito que cartazes vão mudar o panorama da insegurança que ronda as arquibancadas. Também prefiro aguardar e ver até onde vai o “Torcedor Cidadão”. Mas o trabalho precisa de novos agentes, milhões deles, de todo mundo que gosta de futebol. Precisa em especial de uma reforma interna em cada um de nós. Taí o meu pedido para Papai Noel...
CONFIDENCIAIS
Flávio Araújo perdendo a cabeça com a escassez de talento no Pici. “Precisamos agora de mais personalidade, de jogadores conhecidos que estejam em forma”. Mais direto impossível.
Em ótimo bate-papo na TV O POVO, que vai ao ar hoje, meio-dia, Rochinha prometeu novidade no Pici até domingo. Calma, Flávio Araújo!
Governo fechou o ano administrativo e nada de repasse da bendita cota do Fortaleza. E o Renan Vieira contando com a farpela para salvar o Natal...
Ceará não arreda pé quanto a uma maior pedida para a transmissão dos jogos do Estadual. Do outro lado, a Poderosa responde: “Se não aceitar, transmito o Carioca”. Aguardem o próximo capitulo.
Tricolor descarta de vez Angelim. Salário de R$ 92 mil é de causar convulsões a quem anda com o pires na mão
Ferrão reabre a Vila no próximo dia 30, contra o Baraúnas. De férias, será que o Alan Neto vai estar lá? Quem sabe o Belmino?
EM ALTA
FORTALEZA
Providenciou, logo na manhã de ontem, matéria no site sobre as campanhas históricas na Taça Brasil
EM BAIXA
VIOLÊNCIA
O incidente da vez foi em Sobral. De tão comum, nem vi muita repercussão na mídia. Eita acomodação!
PRESENTE
O bom velhinho da bola
Já que pedir não arranca pedaço, bem que o Papai Noel aí poderia trazer um pouco de consciência para os torcedores de futebol cearenses
Alan Neto
alanneto@opovo.com.br
Diário do Nordeste
24/12/2010
0 comentários:
Postar um comentário