SUCESSOS E FRUSTRAÇÕES!!!
Coluna do TOM BARROS.Sucessos e frustrações.
Amanhã, último dia de 2010, tempo de avaliação. O que houve de bom e errado. Metas alcançadas, metas perdidas. O Ceará alcançou a permanência na Série A, fato que gerou entusiasmo, mas viu seu maior rival, o Fortaleza, ganhar o tetra estadual. O Fortaleza alcançou o tetra, mas fracassou na tentativa de subir para a Série "B" nacional, o que gerou enorme frustração.
O Icasa, apesar de ter oscilado muito na Série "B" nacional, garantiu vaga para 2011, além de ter voltado à elite cearense. O Guarany de Sobral fez bonito ao ganhar o título brasileiro da Série "D". O Tiradentes voltou à elite cearense, após muitos anos fora da primeira divisão. O Ferroviário padeceu mais um ano de frustrações. Passou batido no certame estadual e não conseguiu subir de série no Brasileirão. Mas no geral, pelo exposto, um ano bom para o futebol da gente.
O destaque
Magno Alves (Foto) foi o melhor do Ceará. Seus gols garantiram a permanência alvinegra na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Se a sua contratação foi a de maior acerto, a pior contratação feita pelo Ceará foi a do treinador Mário Sérgio, que quase levou o alvinegro à ruína. Além disso, Mário ainda pediu a dispensa de Magno Alves. Ainda bem que, numa atitude sensata, a diretoria mandou Mário Sérgio embora e ficou com Magno, que fez a festa.
Nomes na história
Renan Vieira, a despeito do insucesso e problemas enfrentados no segundo semestre, deixou seu nome na história tricolor com a conquista do tetracampeonato estadual. Conquista notável que imortaliza o nome de Renan no clube. /// Mais uma vez o técnico Dimas Filgueiras assinala seu nome no rol dos mais bem-sucedidos da história do futebol cearense. Terminou o ano nos braços da torcida alvinegra. Dimas pegou o time no bagaço, após o estrago feito pelo furacão Mário Sérgio. Recuperou a equipe e garantiu a vaga na Série "A" 2011. Dimas é um patrimônio do clube. /// O técnico Zé Teodoro viu a glória e o fracasso. Tetra pelo Fortaleza, Zé foi ovacionado. Quando não subiu para a “B”, abominado.
Novo momento tricolor
Finalmente amanhã o novo presidente do Fortaleza, Paulo Arthur, passará a ser comando único no clube. O fim, hoje, do mandato do Renan Vieira abre caminho livre para a nova gestão. Esta, agora sem amarras, tocará o projeto há muito preparado. Os entraves naturais do duplo comando, antes existente, não mais poderão ser alegados. Boa sorte, Paulo!
Situações diversas
O técnico Muricy Ramalho passou a ser o mais vitorioso da Série "A" nacional, agora com quatro títulos: três seguidos pelo São Paulo, único tri legítimo, e o deste ano pelo Fluminense. Feito notável. /// O técnico Dunga foi bem na Canarinho até antes da Copa do Mundo. Ganhou a Copa América, a Copa das Confederações e foi o primeiro a ganhar vaga para a Copa da África. Mas lá não se deu bem. E foi abominado por parte do público e da mídia.
Anotações
O repórter Zé Maria Melo conversou com Robinson de Castro, diretor de futebol do Ceará. Zé ouviu as seguintes colocações: “João Marcos fica. Sérgio Mota está confirmado. Mota depende da solução de seu vínculo com o futebol coreano. Avançadas as negociações com Luciano Henrique. Osvaldo já fechou”. Zé escreve a coluna “Vaivém” aqui no Diário do Nordeste e escreve também no blog religioso blogdasagrada familia.blogspot.com
Recordando
1968. Uma das boas formações do Ferroviário, campeão cearense profissional naquele ano. A partir da esquerda (em pé): Breno, Luiz Paes, George, Gomes, Coca-Cola e Roberto. Na mesma ordem (agachados): Paraíba, Alceu, Simão, João Carlos e Edmar. Detalhes: o volante Edmar foi um dos maiores conquistadores de título no futebol cearense. Hoje, Edmar é treinador. (Acervo de Jurandy Neves).
Coluna do Tom Barros
Diário do Nordeste
30/12/2010
0 comentários:
Postar um comentário