TROFÉU DO CEARENSE FEMININO HOMENAGEARÁ CORONEL GOMES !!!
O Campeonato Cearense Feminino chega ao fim neste sábado (11) e o Troféu de Campeão vai homenagear um desportista que foi pioneiro com o futebol feminino no Estado do Ceará. Francisco Gomes da Silva, o Coronel Gomes, dará nome ao prêmio principal da competição.
A admiração do Coronel Gomes pelo futebol feminino vem desde 1985, data em que começou a acompanhar competições da categoria no futsal. Anos mais tarde, conseguiu montar uma equipe feminina no Sumov, que foi campeã cearense. A mesma equipe representou o Estado em competições nacionais.
A migração do futebol feminino para o campo também foi uma iniciativa do Coronel Gomes.
Em 2008, quando exercia o extinto cargo de Diretor de Futebol da entidade, promoveu o primeiro Campeonato Cearense Feminino. “Foi uma competição de nossa inteira responsabilidade. Conseguimos patrocínio, buscamos as equipes e conseguimos inaugurar a categoria”, lembra. Dez equipes disputaram o primeiro Cearense Feminino.
Foi com a criação do campeonato da categoria que o Estado do Ceará passou a disputar competições nacionais de futebol feminino, como a Copa do Brasil. O clube de futebol feminino cearense de maior expressão é o Caucaia, que figura entre os dez melhores do Brasil, segundo ranking da CBF.
Coronel Gomes fez parte da FCF durante 16 anos. Exerceu as funções de presidente da Comissão de Arbitragem, ao qual deixou em 2003 e depois se tornou Diretor de Futebol, cargo que ocupou até sua saída da entidade, em 2009. Hoje é presidente do Sumov, clube de futsal com maior número de títulos do país.
Grande Final
Juventus e Rio Branco decidem o Cearense Feminino neste sábado (11), às 15h30, no Estádio Moraisão. Independente de quem saia vencedora, mais uma equipe vai entrar para o seleto grupo de campeões da categoria, que em seis edições só conta com Caucaia (cinco vezes) e Fortaleza.
(Texto: FCF)
Facebook
Benê Lima
0 comentários:
Postar um comentário