CEARÁ x TIRADENTES E HORIZONTE x FORTALEZA: SETOR A SETOR!!!
Por Ciro Câmara (Foto)Ceará x Tiradentes: setor a setor
Enfim, o Campeonato Cearense vai começar. Pelo menos a parte que interessa dele. Depois de quatro meses que comprovaram o óbvio (Ceará, Fortaleza e Horizonte buscariam o título) a novidade foi o quarto colocado, Tiradentes. Os confrontos semifinais começam neste domingo com Tiradentes x Ceará e Horizonte x Fortaleza. Abaixo, avalio os embates setor a setor da semifinal entre Ceará e Tiradentes.
Ceará (1º) x Tiradentes (4º)
Goleiro
Fernando Henrique vem falhando menos nesta temporada do que no Brasileiro. Rodrigues foi o melhor do time na derrota por 3 a 1 para o Vovô.
Defesa
A do Ceará é a menos vazada do campeonato, sofreu apenas 17 gols, enquanto a do Tigre tomou 29. Mas Thiego e Potiguar ainda buscam o melhor entrosamento. Os muitos volantes alvinegros e o potencial quase que exclusivamente defensivo de Márcio Careca ajudam a fechar o time atrás. Apodi compensa levando o time como ala/ponta. Destaque no Tiradentes para o lateral direito Ivan.
Meio-campo
Alvinegro joga com três volantes (Heleno e Éverton na contenção e Eusébio mais ofensivo) com Rogerinho bem adiantado, solto. Por vezes, o camisa 10 fica engolido pela armação – volantes precisam aparecer mais para o jogo. Tiradentes tem muita experiência, com Dedé, Junior Cearense, e João Neto, além da pegada de Pedro Bambu. Mas falta velocidade no setor.
Ataque
Ceará possui dois nomes entre os mais efetivos do campeonato (Felipe Azevedo e Mota). Eles invertem a posição de referência na área, voltando para buscar jogo, sobretudo Mota. O Tiradentes também é forte no setor, sobretudo depois que Reginaldo Junior chegou ao clube. Ribinha joga mais centralizado e faz o papel de voltar para buscar o jogo.
Técnico
PC Gusmão deu o padrão que faltava ao Ceará. Está invicto desde o retorno a Porangabuçu e parece ter o grupo na mão, já que os casos de indisciplina, pelo menos publicamente, desapareceram. Mas tem a pressão de ser favorito a conquistar um título que perdeu em 2010. Já Filinto Holanda deixou o Crato no início do campeonato apostando alto. Encaixou no clube. E busca coroar uma grande campanha.
Banco
Ceará possui opções que têm respondido bem, como Romário e Reina. Podem mudar a forma de jogar do time, dependendo da função em campo. Tigre conta com experientes Cleiton, Niel e o jovem Kaká.
Fortaleza x Horizonte: setor a setor
Fortaleza (2º) x Horizonte (3º)
Goleiro
Equilíbrio. João Carlos entrou muito bem no gol leonino, passando mais segurança do que Lopes e Fábio Lima, apesar de também mostrar falhas na saída de gol. Jefferson é um dos melhores goleiros do futebol cearense há quase 15 anos.
Defesa
A do Fortaleza possui a dupla mais entrosada do campeonato (Ciro Sena e Cleber Carioca) além de levar perigo por cima no ataque. Kauê e Rafinha são melhores no apoio do que na defesa, apesar de, inexplicavelmente, terem diminuído o ritmo das subidas na fase final do turnão. A do Horizonte não deixa a desejar, apesar de ser o setor mais fraco do time, a meu ver. Douglas e Albano fazem um bom campeonato e João Paulo é um dos laterais mais regulares da competição.
Meio-campo
É o que deve definir a disputa. Os dois times entram em campo com muitos jogadores pegadores e poucos eminentemente de criação. O Fortaleza conta com Leandro, Marielson e Esley mais na contenção e com os dois últimos dando um reforço a Geraldo, que também fecha bem os espaços. Se ficar tudo a cargo de Geraldo o setor morre na marcação adversária, que tem os pegadores Walter, Hércules e João Neto – com apenas Elanardo mais à frente. Por vezes, Jean entra para dividir a criação.
Ataque
Fortaleza melhorou desde a entrada de Jaílson no lugar de Rômulo, com Cléo mostrando ser fundamental para o rendimento ofensivo do time. O Horizonte possui o segundo melhor rendimento do campeonato (50 gols) e conta com o artilheiro André Cassaco (15 gols), além do rápido, mas instável,Vanger.
Técnico
Nedo Xavier é, para muitos, a grande contratação do Fortaleza no ano. Fez a equipe consolidar um estilo de jogo pautado num meio-campo forte e escapadas de Geraldo, Rafinha e Cléo, além dos contra-ataques. Roberto Carlos possui o time do Horizonte na mão. Não inventa.
Banco
Fortaleza tem boas opções no meio, com Lucas e Jefferson. Para mudar um panorama na frente, apenas Marquinho, além da aposta Romarinho. Horizonte conta com meia Jean, ex-Fortaleza e Icasa, e um promissor Stênio Junior para o ataque.
Por: Ciro Câmara (O Gol)
20.04.12 19:30 - Ceará x Tiradentes: setor a setor
21.04.12 11:11 - Horizonte x Fortaleza: setor a setor
0 comentários:
Postar um comentário