GÊNESE DO FUTEBOL BRASILEIRO EM DEBATE!!!
Bola Cultural – Quem é o pai da criança?- Gênese do futebol brasileiro em debate

Conforme os registros, ele chegou ao Brasil em abril de 1894 para trabalhar como técnico da Fábrica de Tecidos Bangu, no Rio de Janeiro. E teria promovido, ainda no mesmo ano, jogos num improvisado campo da empresa, envolvendo funcionários da Bangu, com uma bola trazida por ele da Escócia. O fato inviabilizaria a linha de que, em 1895, Miller promoveu a primeira partida brasileira, na Várzea do Gasômetro, em São Paulo.
A hipótese banguense ainda carece de documentos que lhe concedam maior sustentação. Em grande parte, é sedimentada em relatos orais. Por exemplo, não há foto, registro em jornal ou em apontamentos da fábrica sobre as primeiras inclinações esportivas de Donohue, que ajudou a fundar o Bangu, em 1904.
Os pesquisadores planejam viagem para a Escócia ainda este ano. Até a TV Globo se dispôs a acompanhar a pesquisa. Tudo para tentar tirar a história a limpo. Polêmica na certa.
FIGURINHA CARIMBADA
O presidente dos EUA, Barack Obama, “torce” para o West Ham, de Londres. O motivo é típico de quem não entende de futebol. O cunhado dele torce pelos “Hammers” e influenciou.
UM DIA COMO HOJE
Uma das grandes rivalidades do futebol mundial completa 100 anos hoje. Em 1912, o Benfica goleava o Porto por 8 a 2 no que viria a ser o primeiro clássico entre os adversários portugueses. E fora de casa!
VAI POR MIM
Visão do jogo: primórdios do futebol no Brasil
No livro, o professor e pesquisador José Moraes dos Santos Neto aponta uma terceira corrente para a inserção do futebol no Brasil: os colégios jesuítas do interior de São Paulo.
No TWITTER
Vamos falar de futebol: @cirocamara
A coluna Bola Cultural é redigida por Ciro Câmara e publicada aos sábados no O POVO.
Por: Ciro Câmara
28.04.12 09:49
0 comentários:
Postar um comentário