TÚLIO MARAVILHA SE VIRA NOS 30!!!
Túlio Maravilha: Se vira nos 30 (29, 28, 27…)O maior goleador do Goiás, com 187 gols marcados em apenas quatro anos de clube.
Também o maior artilheiro da história do Vila Nova, com 99 gols. É um amuleto para a Seleção Brasileira: foi convocado 15 vezes e não perdeu nenhuma partida com a Amarelinha. O maior artilheiro em atividade do futebol mundial. Em 24 anos de carreira, 36 equipes defendidas. São 971 gols marcados. Uma lenda viva. Uma figura emblemática, carismática, caricatural. Um poeta que, com a bola, escreveu – e ainda escreve – obras primas no esporte mais popular do mundo. Um goiano de nascença e carioca por opção.
A bem da verdade é que Túlio Maravilha faz parte do folclore e da história do futebol brasileiro. E vice-versa.
Hoje, aos 42 anos, após passagens pelos grandes e pelos pequenos, Túlio está na 36ª equipe, mas sem pensar em desistir. Quer chegar a 1.000 gols. De qualquer maneira. Em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste online, ele fala sobre carreira, sonhos e objetivos.
Confira, também, o infográfico especial que produzimos, logo abaixo.
Entrevista exclusiva
Tive a felicidade de entrevistar Túlio. O marketeiro, o político, o artilheiro.
Tremi e gaguejei ouvindo da boca do maior artilheiro do futebol mundial em atividade seus planos para um futuro próximo e palpável.
Divertido, como reza a lenda em torno de seu nome, fez graça e respondeu a tudo com o dom das palavras que é dado somente a quem tem seu nome marcado na história.
Arrependimento
Em uma carreira tão extensa e tão vitoriosa, Túlio notabilizou-se pelas palavras. O marketeiro é autor de pérolas como a “Tulheta“, palavra por ele criada para definir seu gol de letra feito em 1996 pela Taça Libertadores da América. Teve ainda “La mano de Túlio“, em seu gol de mão marcado em cima da Argentina. Ou o gol “Melancia”, feito em cima do Vila Nova, quando atuava pelo Goiás. “Eu vestia a camisa do Goiás e minha família era torcedora do Vila Nova. Então eu parecia uma melancia, verde por fora e vermelho por dentro”, lembra.
Mas há alguma coisa da qual Túlio se arrependa?
Há sim. “Me arrependo de duas coisas: primeiro, de ter saído do Botafogo e ter ido para o Corinthians (em 1996). Eu não sabia o que ia acontecer no futuro. Se pudesse, estaria no Botafogo até hoje. Com mais de 20 anos de carreira, teria sido o maior artilheiro da história do Botafogo, teria mais de 1000 jogos e talvez até mais de mil gols com a camisa do Botafogo”.
E a segunda coisa, Túlio?
“Se pudesse voltar no tempo, entraria na política apenas depois de encerrar a carreira de jogador. A maioria dos clubes não aceita eu ser vereador e jogar futebol ao mesmo tempo. Isso me atrapalhou em relação a conseguir contratos com times de maior expressão”, lamenta o artilheiro.
Túlio planeja fazer o seu gol mil no estádio Engenhão. Com que camisa? “Com a do Botafogo”. Quando?
“Durante o Campeonato Carioca ou a Copa Libertadores da América de 2012″. Firme como uma rocha, Túlio determina o próprio destino como um Titã que manda nos deuses do Olimpo e ordena que faça-se sua vontade. E ainda sonha: “Se pudesse fazer o milésimo e ainda ser campeão carioca seria o ápice…” Será que dá?
“O perdedor justifica, o vencedor comemora”
Há divergências sobre a quantidade de gols que Túlio realmente teria feito. Segundo o atleta, muitos dados foram perdidos para sempre. “Havia um senhor que tinha feito um levantamento sobre meus gols, mas ele morreu. E houve um incêndio na Federação Goiana (de Futebol) em 1998 e muitas súmulas também se perderam. Isso dificulta a autencidade”, diz.
Túlio inspira-se em Pelé e Romário ao justific… digo, comemorar os 971 gols que já marcou. “Em jogos oficiais, nem eu nem Pelé nem Romário conseguiríamos chegar a mil gols. Então, incluimos jogos festivos, categoria de base, jogos de torneios de verão… De repente, tem até gol que eu fiz e que não vem na minha memória. Mas quem foi seis vezes artilheiro do Brasil… Desde o ventre da minha mãe que eu sou artilheiro”.
Túlio, mas e se duvidarem dos seus gols? O que você vai fazer?
“Se for o caso, faço uma auditoria, um levantamento… Nessa contagem pode ter gol a mais e gol a menos. Chegamos a esse némero que, acho, é o ideal”, defende-se.
Licença
O vereador Túlio Maravilha está de licença da Câmara. Está focado inteiramente na carreira de atleta e na marcação do milésimo gol. “Quando entrei na política as portas se fecharam. Só os clubes de menor expressão aceitaram o projeto do milésimo gol”.
Mas que graça tem fazer gol em time pequeno, Túlio?
“Independente de ser clube de primeira, segunda, quarta divisão, futebol é igual e o gol vale o mesmo”. É ou não é um gênio?
Maguary
No último mês de junho, o Sport Club Maguary tentou a contratação de Túlio. O atacante comentou o motivo por não ter vindo jogar na terceira divisão cearense: “O presidente do Maguary tentou encontrar empresários para viabilizar o projeto e não conseguiu. Já o Bonsucesso conseguiu. Se ele tivesse viabilizado em tempo hábil, eu estaria jogando no Maguary. Infelizmente, o Bonsucesso foi mais rápido”.
Aposentadoria
“O projeto é fazer mil gols. O resto é surpresa”. Túlio ainda não fala nada concreto sobre sua aposentadoria. Como se sabe, ele é marketeiro de corpo e alma.
Pretende ainda faturar um pouco com a marca de seu nome. “Após o milésimo gol haverá estátua no Engenhão, calçada da fama no Maracanã, livro, dvd dos mil gols, documentário sobre o milésimo, lançarei boneco do Túlio e camisa, combinando com o jogo de despedida…”, planeja.
Conselhos
De falta, de cabeça, de pé esquerdo, de calcanhar, de "Tulheta", de bicicleta… Túlio já fez gol de tudo quanto é jeito. “Só falta olímpico e gol contra. O gol olímpico, ainda acho que dá para fazer”, brinca.
E para os mais jovens, Túlio tem uma mensagem especial. “Não deixem de sonhar. Mesmo com 42 anos, você supera todas as didficuldades. Trate a todos com respeito e trabalhem. Ttem de ter muita determinação, garra, atitude. E tem de ter muita fé em Deus. Com fé em Deus você supera todos os obstáculos”, conclui.
Este é Túlio. Um homem simples em sua grandeza. Determinado. Parece que tem a linha do tempo nas mãos e sabe o que vai acontecer no dia de amanhã. Inspirador.
Ídolo. Herói. Maravilha
Por Levi de Freitas
0 comentários:
Postar um comentário