ARTHUR BERNARDES: "RELAÇÃO TREINADOR X ATLETA"!!!
Relação Treinador x Atleta"É bem verdade que falar de relacionamento atleta com atleta, atleta com treinador e por aí vai, é um tema bem complexo.
Em um grupo de trinta atletas, onde apenas onze jogam e sete ficam no banco, há de se considerar que os que ficam de fora têm que ser tratados com muita atenção. Estes atletas, todos nós sabemos que eles querem jogar, então não podemos deixar com que fiquem desanimados e desestimulados.
É aí que o treinador entra em ação. Na minha metodologia de trabalho, faço questão de me aproximar o máximo possível para que eles percebam o quanto são importantes dentro do elenco.
Quando o treinador contraria alguns atletas de nome, ou seja, quando os substitui por razões técnica ou tática, pode-se criar um ambiente de contrariedade entre as partes, haja vista que alguns técnicos conduzem o grupo de uma forma paternal, outros de forma mais rude e também existem aqueles que se utilizam dos números, estatísticas para provar o baixo rendimento do atleta e tem aqueles que dão mais atenção aos titulares e focam nesse grupo.
Cada treinador tem o seu sistema de trabalho, é importante ter uma comissão técnica de qualidade, um psicólogo atento que tenha a confiança do treinador para poder trabalhar por trás do técnico.
Futebol é resultado, e quando isso não acontece às cobranças acontecem e isso pode acabar dividindo o grupo. Com isso, se o técnico não for carismático, experiente, inteligente e convincente, com toda a certeza ele perderá o grupo. Temos vários exemplos de clubes de massa que se não obtiver os resultados os jogadores sentem a pressão e aí o trabalho desanda.
Uma coisa é certa: Quem foi atleta e se preparou numa faculdade ou em cursos de treinador tem uma vantagem muito grande, pois sabem como os atletas reagem em situações adversas, podendo assim amenizar ou solucionar a turbulência".
Fonte: Blog do Técnico Arthur Bernardes
0 comentários:
Postar um comentário