ESTADO DE STACY SYKORA É GRAVE!!!
ACIDENTE DO ÔNIBUS DA EQUIPE DO VÔLEI FUTURO- Stacy evolui bem, mas não tem volta ao vôlei garantida
- Médicos mostram otimismo em relação ao quadro clínico da líbero, mas não garantem que a jogadora volte a atuar
Os médicos do Hospital Sírio Libanês, responsáveis pela jogadora Stacy Sykora, concederam uma entrevista coletiva na manhã deste domingo para falar sobre o quadro clínico da atleta.
Segundo Samira Apóstolos, neurologista, e Manoel Jacobsen, neurocirurgião, a líbero do Vôlei Futuro tem apresentado uma melhora acima da média nos últimos dias. Stacy chegou ao hospital, na terça-feira, com um quadro considerado grave de traumatismo crânioencefálico.
No entanto, ainda não é possível dizer se a americana, que respira sem a ajuda de aparelhos, voltará a jogar vôlei. De acordo com Jacobsen, a tendência é que Stacy Sykora não tenha sequelas, mas ainda não há elementos de segurança para garantir isto.
- Quando se tem uma doença em uma fase aguda não dá para fazer prognósticos desse tipo ainda. Mas não há evidências de sequelas na área motora e de fala. A expectativa é que ela volte a ser uma pessoa normal, sim. Mas o indíviduo não é feito só de movimentos e equilíbrio. Ele também pensa. E essa parte mais refinada da avaliação neurológica ainda não foi feita - destacou.
- Recuperação de Stacy Sykora será feita toda no Brasil
Médicos do Sírio Libanês (Foto) na entrevista coletiva neste domingo
Samira Apóstolos e Manoel Jacobsen evitam falar em quanto tempo mais a jogadora permanecerá na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os médicos devem realizar mais alguns exames durante a semana para terem certeza de que não houve prejuízo à parte respiratória de Stacy. Para esses exames, é necessário que a líbero esteja em consciência plena e menos agitada, fatores que podem interferir no resultado.
- É preciso que esse sistema seja controlado para que ela retome seu sustento natural, se alimente sozinha e exija menos cuidados. Só assim ela deixará a UTI. Ela está consciente e reagiu muito bem à chegada da mãe e da irmã. Isso é muito positivo - disse Samira.
Luiz Paulo Montes
São Paulo (SP)
BOLETOM MÉDICO do Hospital Sirio Libanês sobre a atleta Stacy Sykora
A jogadora do time Vôlei Futuro, Stacy Denise Sykora (Foto), deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 11/04, às 22h09, com quadro de traumatismo cranioencefálico. Ela foi submetida a exame de ressonância magnética do crânio que revelou uma contusão temporal esquerda e lesão axonal difusa.
A paciente, que foi submetida a monitorização de pressão intra-craniana e eletroencefalográfica, segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com melhora no quadro clínico. No momento, ela já respira sem ajuda de aparelhos e não apresenta déficit nos movimentos.
As equipes médicas que a acompanham são coordenadas pelo Profs. Drs. Milberto Scaff e Manoel Jacobsen.
Amanhã (17/04), às 9h00, haverá uma coletiva de imprensa para maiores esclarecimentos, no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, localizado na Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69, em São Paulo.
Dr. Antônio Carlos Onofre de Lira Dr. Paulo Ayroza Galvão
Diretor Técnico Hospitalar Diretor Clínico
1 comentários:
O estado da jogadora exige avaliação e acompenhamento médico. Penso que o título da resportagem visa o sensacionalismo...É GRAVEEE!!! O estado da atleta tem sido acompanhado com muito cuidado e resultados positivos de recuperação já são anunciados. Tomemos cuidado com a informação e com os receptores da informação.
17 de abril de 2011 às 14:41Postar um comentário