DESCASO AOS VOLUNTÁRIOS NA COPA!!!
* FALA GRAZIANI!!! FALA GRAZIANI!!!- É impressionante como a Fifa trata mal os voluntários que estão trabalhando na Copa do Mundo. É uma barbaridade!
E justamente eles, que deveriam ser cuidados com toda a gentileza possível, porque estão sempre à disposição, sofrem com o estresse alheio da forma mais educada possível e são fundamentais para a competição, seja orientando os jornalistas, o público, o trânsito, dirigindo os ônibus oficiais ou qualquer outra das muitas funções necessárias durante um evento gigantesco.
No dia 19 do mês passado, 90 voluntários passaram mal depois de comerem refeições estragadas oferecidas pelo parceiro da Fifa em Nelspruit. Um absurdo. Foram parar no hospital, com intoxicação alimentar. E poderiam ser ainda mais casos, o que não ocorreu porque muitos reclamam do gosto horrível da comida e preferem tirar do próprio bolso para se verem livres do “banquete” sem custo. Nesta semana, mais problemas. Cem deles protestaram em Porto Elizabeth, onde o Brasil enfrenta a Holanda hoje, porque estavam sem as diárias de 100 rands prometidas pela Fifa – equivalentes a apenas R$ 25 por mais de 12 horas de trabalho.
E não para por aí.
Nos estádios Soccer City e Ellis Park, em Joanesburgo, e no Moses Mabhida, em Durban, o transporte não funciona desde antes do início da Copa. Alguns conseguem voltar do lugar de trabalho, mas o problema para chegar é grande. Os ônibus prometidos não aparecem. Caronas e o péssimo transporte público são as únicas alternativas. No total, são 18 mil voluntários. Destes, 15 mil são sul-africanos, quase todos desempregados em busca de experiência para uma futura colocação, algo complicado em um país com taxa oficial de desemprego próxima de 30%. Os outros três mil são estrangeiros, que pagaram todas as despesas aéreas e de hospedagem.
A situação é vexatória e precisa ser muito bem observada pela organização da Copa no Brasil. É inadmissível que tais fatos se repitam em 2014, com a conivência da Fifa, que acha suficiente apenas o elogio público ao trabalho realizado. Tudo bem que eles estão fazendo um grande favor e vieram com tal objetivo, mas precisam passar por isso?
Fernando Graziani
Direto da África do Sul
0 comentários:
Postar um comentário