ESTADOS UNIDOS 1 x 0 ARGÉLIA
* ESTADOS UNIDOS vencem ARGÉLIA no fim e avançam de forma dramática.- DONOVAN faz o gol aos 45 do segundo tempo, e EUA terminam grupo "C" em primeiro lugar em dia de "Super Bowl". Inglaterra também passa às oitavas.
- DONOVAN (Foto) faz o gol aos 45 do segundo tempo, e EUA terminam grupo "C" em primeiro lugar em dia de "Super Bowl". Inglaterra também passa às oitavas.
- O JOGO
- Em uma chave emboladíssima, na qual todos os países tinham chances de passar para as oitavas de final da Copa do Mundo, os Estados Unidos viveram um dia de Super Bowl e se classificaram com uma vitória dramática na última rodada do Grupo C. Graças a um gol de DONOVAN aos 45 minutos do segundo tempo, os americanos derrotaram a Argélia por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Pretória, e festejaram do mesmo modo como são acostumados a fazer nos touchdowns do futebol americano. O empate eliminaria ambas as seleções, e a definição da chave veio no apagar das luzes no estádio Loftus Versfeld.
- No duelo entre dois inimigos políticos, o que se viu foi um jogo limpo. Contando no estádio com a torcida do ex-presidente Bill Clinton, o time americano foi superior, mas não conseguia transformar o domínio em gols. Até que o principal jogador da equipe achou uma bela jogada, quase nos acréscimos, e selou a classificação dos EUA, que terminaram em primeiro da chave com cinco pontos (e quatro gols marcados). Os argelinos ficaram na lanterna, com um.
- Na próxima fase do Mundial, os americanos vão enfrentar o segundo colocado do Grupo "D", que tem Alemanha, Gana, Sérvia e Austrália. A Inglaterra derrotou a Eslovênia por 1 a 0 no outro jogo e terminou na segunda colocação, com cinco (e dois gols marcados). Os eslovenos, que estavam se classificando com o empate em Pretória, ficaram com quatro pontos e deram adeus ao torneio.
- Jogadores comemoram o gol de DONOVAN, no emocionante EUA x Argélia.
- Argélia assusta logo no começo do jogo.
- A seleção americana começou a partida dependendo apenas de si para garantir vaga nas oitavas. Mas quem tomou a iniciativa do jogo foi a Argélia. Com menos de um minuto,
- Matmour arriscou a primeira conclusão, de fora da área, por cima do gol de Howard.
- Aos cinco, os argelinos quase abriram o placar. Após uma furada de Demerit, Djebbour acertou um bonito chute, mas a bola acertou o travessão.
- O primeiro bom lance dos americanos foi aos oito minutos. Em cobrança de falta, Dempsey bateu com força e a bola passou por cima da meta de M’bolhi. Depois de dois chutes sem perigo dos argelinos, os EUA novamente ameaçaram aos 16. Gómez recebeu passe de Cherundolo na área e pegou de voleio, mandando por cima do gol adversário.
- Melhor em campo, depois de um início confuso, os EUA tiveram um gol anulado aos 20. Depois de uma jogada em que Bradley disputou na raça com três adversários, a bola sobrou para Gomez. O atacante bateu forte, M’bolhi espalmou e Dempsey completou para as redes. A posição era muito difícil, mas a jogada foi invalidada.
- A esta altura, a Inglaterra fazia 1 a 0 sobre a Eslovênia, e o empate eliminava tanto argelinos quanto americanos. O time africano atacava de forma tímida e seguia tentando chutes de longe. Matmour bateu de fora da área aos 28, mas Bocanegra colocou a cabeça no meio do caminho e desviou para longe. Quando a equipe arriscava passes em profundidade, era facilmente bloqueada pela defesa dos EUA.
- Mesmo criando mais chances, os americanos não conseguiam abrir o placar. Donovan rolou ótima bola na área aos 35, mas Dempsey chutou fraco e facilitou a defesa de M’bolhi. Aos 36, a seleção perdeu outro gol incrível. Donovan recebeu de Bradley e tirou a marcação, mas foi atrapalhado pelo companheiro Altidore e acabou colocando por cima.
- Embora tivesse maior posse de bola, a Argélia não mostrava objetividade quando atacava. Matmour bateu de longe, aos 38, e Howard fez boa defesa. Ziani também tentou de fora da área, aos 42, só que a bola foi para fora no último bom lance do primeiro tempo.
- DONOVAN sela classificação americana no fim.
- Na etapa final, um ‘brasileiro’ reforçou a equipe americana. Benny Feilhaber, que nasceu no Rio de Janeiro e se mudou ainda na infância para os Estados Unidos, entrou na vaga de Gómez. A partida recomeçou amarrada, com muitas bolas aéreas e e os times mostrando nervosismo.
- Aos 11, porém, os Estados Unidos voltaram a desperdiçar uma chance claríssima de gol. Altidore faz boa jogada, desceu pela esquerda e rolou para Dempsey, que chutou na trave. Ele ainda pegou o rebote, isolando por cima. A resposta da Argélia veio aos 13, quando Yebda tentou uma bicicleta sem direção.
- A partir dos 20 minutos, duas equipes passaram a arriscar mais, e o jogo ficou eletrizante. Aos 22, M’bolhi defendeu bonita cabeçada de Altidore. No ataque seguinte, o argelino Ziani recebeu sozinho na entrada da área e chutou cruzado. Foi por pouco.
- A pressão americana continuou forte, principalmente nas bolas paradas. Donovan levantou para a área aos 28 e Bradley tocou de cabeça por cima. Aos 33, Bradley cobrou falta com muita força e M’bolhi espalmou. E, nas cobranças de escanteio, os africanos afastavam de qualquer jeito.
- A torcida americana já rezava nas arquibancadas do Loftus Versfeld quando Dempsey cobrou falta por cima, aos 38. Daí até o fim, as equipes deixaram a tática de lado e jogaram basicamente com raça. Até que Donovan aproveitou rebote da zaga após cruzamento de Altidore e concluiu com precisão para fazer 1 a 0, aos 45 minutos. Era o sonho americano se tornando realidade.
- Ainda deu tempo de Yahia ser expulso aos 46, em um erro de Franck de Bleeckere. O zagueiro argelino tentava acalmar seus companheiros, que estavam reclamando do árbitro belga após uma falta de ataque, e acabou levando o segundo cartão amarelo, deixando o campo desolado.
FICHA TÉCNICA
Estádio: Loftus Versfeld (Pretória).
Data: 23/06/2010.
Horário: 11h (de Brasília).
ESTADOS UNIDOS 1 x 0 ARGÉLIA
Gol: "Donovan, aos 45 minutos do segundo tempo".
ESTADOS UNIDOS: Howard (Goleiro) - Cherundolo, Demerit, Bocanegra e Bornstein (Beasley) - Bradley, Edu (Buddle), Dempsey e Donovan - Altidore e Gomez (Feilhaber).
- Técnico: Bob Bradley
ARGÉLIA: M'bolhi (Goleiro) - Bougherra, Halliche e Yahia - Yebda, Lacen, Kadir, Belhadj e Matmour (Saifi) - Ziani (Guedioura) e Djebbour (Ghezzal).
- Técnico: Rabah Saadane
Árbitro: Franck de Bleeckere (BEL).
Assistentes: Peter Hermans (BEL) e Walter Vromans (BEL)
Cartões Amarelos: Yebda, Yahia, Lacen (ARG); Altidore, Beasley (EUA).
Cartão Vermelho: Yahia (ARG).
0 comentários:
Postar um comentário