ÓTICAS MURILLO !!!

ÓTICAS MURILLO !!!
EM TODOS SENTIDOS, CUIDANDO DA SUA VISÃO !!!

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
... ACREDITE ...

NOS ACOMPANHAM !!!

sábado, 14 de novembro de 2009

40 ANOS DO MILÉSIMO

* MILÉSIMO GOL do "REI PELÉ", completa 40 ANOS - 19/11/2009 (Quinta Feira)

Na noite de 19 de novembro de 1969, uma quarta-feira, SANTOS e VASCO se enfrentavam pela TAÇA DE PRATA no Maracanã.

O jogo estava empatado: BENETTI abriu o placar para o time cruzmaltino aos 17 minutos de jogo, RENÊ, contra, igualou o marcador aos dez do segundo tempo.

Aos 34 minutos da etapa final, PELÉ caiu na área do VASCO após um choque com o zagueiro FERNANDO. O pernambucano Manoel Amaro de Lima não teve dúvidas: marcou PÊNALTI. O que se viu depois foi um dos momentos mais comentados na história do nosso futebol, talvez mais lembrado que o Dia da Bandeira: O MILÉSIMO GOL DE PELÉ, há exatamente 40 ANOS.

O maior estádio do mundo estava lotado, na expectativa pelo tão esperado GOL MIL.
De fato, o SANTOS soube explorar muito bem a proximidade deste evento: o clube fazia excursões pelo norte e nordeste do país, sempre com o estádio lotado. PELÉ só parou quando fez o 999º GOL, à espera de um cenário à altura. E ele surgiu, aliás, melhor cenário impossível: além do palco da festa, o goleiro do VASCO DA GAMA era ANDRADA, argentino de Rosário. Parecia mesmo programado, afinal, entre os mais de 100 mil torcedores (cerca de 65 mil pagantes), imprensa, convidados e autoridades oficiais estavam presentes no Maracanã.

No instante do PÊNALTI, a torcida gritava “PELÉ, PELÉ...”.
E lá foi PELÉ cobrar o PÊNALTI. Todos os jogadores do SANTOS ficaram na linha do meio campo – isso sim já estava combinado: quando PELÉ fizesse o MILÉSIMO GOL, o jogador correria até o meio do campo para abraçá-los.

“O jogo parado, o estádio inteiro calado. EU, A BOLA E O ANDRADA. Naquela hora tive um terrível medo de falhar. Fiquei nervoso. Sabia que todos esperavam o gol. Pouca gente viu, mas fiz o sinal da cruz antes de cobrar o PÊNALTI”, diz o próprio REI, em um de seus depoimentos sobre o dia histórico.
PELÉ partiu em direção à bola, deu a tradicional paradinha e chutou forte, no canto esquerdo, exatamente às 23h23. O goleiro ANDRADA caiu muito bem, até chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol. Em entrevista ao jornal A Gazeta Esportiva, o goleiro disse que era sua obrigação defender aquele pênalti. “Naquele dia eu enfrentei o mundo. Em campo, não dava para escutar nem a respiração dos torcedores. Até a torcida do VASCO torceu contra mim”.BOLA NA REDE, fato consumado.
BOLA DO JOGO (Foto).Enquanto o primeiro jogador profissional a marcar mil gols na história do futebol buscava a bola e a beijava, no intuito de correr em direção aos companheiros, dezenas de jornalistas invadiram o campo, cercando-o de câmeras e microfones. O primeiro depoimento, emocionado, foi dado ao repórter Geraldo Blota da Rádio Gazeta: “dedico este gol às criancinhas do Brasil”. O goleiro santista Agnaldo, que estava no meio do campo, correu em direção à PELÉ, engatinhou entre tantas pernas e levantou o REI em seus ombros. UMA FESTA INESQUECÍVEL.
Há controvérsias – A data entrou definitivamente para a história, mas até hoje discute-se a respeito da verdadeira data do MILÉSIMO GOL de PELÉ. De acordo com as contas do jornalista Thomaz Mazzoni, historiador da vida do Rei, o gol teria acontecido cinco dias antes, na vitória do Santos sobre o Santa Cruz por 4 a 0 – Pelé marcou dois e o terceiro teria sido o milésimo. A manchete de A Gazeta Esportiva do dia 13 foi “RECIFE aplaudiu o 1000º gol de PELÉ”. Mazzoni havia computado um gol de PELÉ sobre o Paraguai, pela Seleção Militar, no Sul-americano de 1959. Uma semana mais tarde, embora continuasse sustentando a versão de Mazzoni, A Gazeta Esportiva anunciou novamente o MILÉSIMO GOL.Outro jornalista e pesquisador que levantou a suspeita foi De Vaney, que na época trabalhava no jornal A Tribuna, de Santos. Para ele, PELÉ estava se deixando levar por interesses comerciais, já que entre o gol 998, no Nordeste, e o milésimo, houve uma verdadeira novela “O milésimo gol foi preparado para ser feito no Maracanã”, dizia. A polêmica voltou em 1995, quando a Folha de S. Paulo também refez a contagem e concluiu que o MILÉSIMO GOL aconteceu em 14 de novembro daquele ano, num amistoso contra o BOTAFOGO da Paraíba – jogo em que a imprensa e a diretoria do SANTOS haviam prometido que não iria acontecer.

Contestações à parte, a consagração do Maracanã, responsável por uma repercussão em jornais de todo o mundo - tão grande quanto a ida do homem à Lua naquele mesmo ano, imortalizou o feito de PELÉ.

FICHA TÉCNICA
Data: 19 de Novembro de 1969
Local: Estádio do Maracanã
Árbitro: Manoel Amaro de Lima

SANTOS 2 x 1 VASCO DA GAMA
Gols: Santos: PELÉ (pênalti) e Renê (contra)/ Vasco: Benetti

Santos: Aguinaldo; Carlos Alberto Torres, Ramos Delgado, Djalma Dias (Joel Camargo) e Rildo; Clodoaldo, Lima, Manoel Maria e Edu; PELÉ (Jair Bala) e Abel.

Vasco: Andrada; Fidélis, Moacir, Fernando e Eberval; Bougleaux, Renê, Acelino (Raimundinho) e Adílson; Benetti e Danilo Menezes (Silvinho).

* PELÉ GAROTO, ainda na escola...Quem diria que seria o REI DO FUTEBOL e faria 1000 GOLS na sua brilhante carreira - O ATLETA DO SÉCULO.
"Este time, o SANTOS F. C., na era "PELÉ", assombrou o mundo com um futebol de grande classe. Na Europa, África, Ásia e Américas, o SANTOS sempre deu espectáculo. Aqui é lembrança de um jogo na África, no Zaire, contra uma seleção local. DE PÉ: Lima, Zito, Joel, Haroldo, Geraldino, Gilmar e o Orlando Duarte - AGACHADOS: Na mesma ordem, da esquerda para a direita, Dorval, Mengálvio, Toninho, PELÉ e Pepe."

LG (14/11/2009)

0 comentários:

POSTAGENS MAIS VISITADAS!!!

SITE (s)

MARCADORES-Labels

ARACATI X TRAIRIENSE - Sub 20 Cearense 2011

Arquivos LG