TIAGO CAMILO DÁ ADEUS AO "OURO" E LOGO DEPOIS PERDE "BRONZE INÉDITO"!!!
Tiago Camilo perde semi e disputa o bronzeTiago Camilo lamenta derrota na semi (Foto: Johannes Eisele/AFP)
O brasileiro Tiago Camilo está fora da disputa pela medalha de ouro na Olimpíada, na categoria até 90kg do judô. Na manhã desta quarta-feira passada,1, Camilo foi derrotado pelo sul-coreano Dae-Nam Song, na semifinal, e agora luta pela medalha de bronze contra o grego Ilias Iliadis.
O próximo adversário de Camilo era considerado o favorito pela medalha de ouro, mas foi eliminado nas quartas de final pelo russo Kirill Denisov e jogado para a repescagem. Iliadis ganhou a medalha de ouro em Atenas 2004 e é o atual bicampeão mundial.
No histórico de confrontos, o paulista perde por 2 a 1. Camilo venceu na semifinal da Copa do Mundo de Madri, em junho de 2010. O grego superou o rival nas quartas de final da Copa do Mundo de São Paulo, em maio de 2010, e nas quartas de final do Mundial de Tóquio (JAP), em setembro de 2010.
Se vencer Iliadis, Camilo se tornará o maior medalhista brasileiro do judô em Olimpíadas. O judoca já tem uma prata em Sydney 2000, quando lutava pela categoria até 73kg, e o bronze em Pequim 2008, pela categoria até 81kg.
O ímpeto que fez o brasileiro vencer as duas primeiras lutas por ippon não se repetiu na semifinal, e Camilo acabou dominado pelo sul-coreano. Logo no início do confronto, Song conseguiu um waza-ari e abriu boa vantagem. O brasileiro não conseguia entrar com os golpes, sofreu duas punições e o sul-coreano conseguiu um yuko. Camilo ainda conseguiu um yuko, por punição do adversário, mas não foi suficiente. Depois bastou ao sul-coreano administrar e garantir a vaga na final. O adversário de Song na decisão do ouro será o cubano Asley Gonzalez, que derrotou o russo Denisov na semi.
Até esta quarta-feira, Camilo e Song tinham se enfrentado três vezes, com uma vitória do brasileiro e duas derrotas. O paulista venceu no Mundial de Paris (FRA), no ano passado. As derrotas aconteceram nas quartas de final da Super Copa do Mundo de Paris, em 2006, e nas oitavas de final do Grand Slam de Tóquio (JAP), em 2011.
Camilo sofre golpe de Song na semifinal olímpica (Foto: Johannes Eisele/AFP)
Johannes Eisele/AFP
Da Redação, com Lancepress/esportes@band.com.br
Quarta-feira, 1 de agosto de 2012, 11h24
- Atualizado em quarta-feira,
- 1 de agosto de 2012 - 11h59
Tiago Camilo perde bronze para judoca grego
Tiago Camilo falhou na tentativa de chegar ao pódio olímpico pela terceira vez. Na tarde desta quarta-feira, o judoca paulista perdeu para o grego Ilias Iliadis por um yuko de desvantagem (fruto de duas punições contra o brasileiro) e deixou a Olimpíada de Londres sem medalhas.
O desejo pelo ouro inédito de Tiago Camilo terminou na semifinal da Olimpíada de Londres. Dono de duas medalhas olímpicas (prata em Sydney 2000 e e bronze em Pequim 2008), o brasileiro perdeu para o sul-coreano Song Dae-Nam por um wazari de desvantagem e caiu para a disputa da medalha de bronze em sua terceira Olimpíada.
Depois de três exibições extremamente convincentes, Tiago Camilo encontrou um adversário duríssimo nas semifinais. O competidor asiático rapidamente controlou a manga esquerda do brasileiro e impediu qualquer tentativa ofensiva do adversário, completamente anulado e sem a mesma postura dos outros combates dentro do tatame.
Sem conseguir controlar a pegada, Tiago buscou as costas do adversário, que aplicou um rápido seoi-nage e obteve um wazari de vantagem, obrigando Camilo a crescer no combate. Entretanto, pressionado, o brasileiro não conseguiu encaixar o jogo e forçou apenas dois shido contra o rival, obtendo o yuko. O sul-coreano, extremamente eficiente, segurou o duelo até o final e frustrou o duas vezes medalhista olímpico.
Para chegar à semifinal, o judoca paulista conseguiu anular o jogo do uzbeque Dilshod Choriev, quinto colocado do ranking mundial (duas posições acima de Camilo), triunfou por um yuko de vantagem. Embora não tenha obtido o ippon, agressivo nos dois primeiros combates, Camilo manteve a postura ofensiva diante do lutador do Uzbequistão.
Com o domínio da pegada desde o início do duelo válido pelas quartas de final, o brasileiro tomou a iniciativa e forçou o primeiro shido contra o lutador do Uzbequistão, que, acuado, acumulava falsas entradas diante de uma base segura armada por Tiago Camilo.
O judoca brasileiro manteve o controle do ritmo de luta e conseguiu derrubar o adversário. Contudo, a arbitragem não assinalou pontuação alguma e manteve o combate em aberto. Sem a vantagem, Tiago Camilo seguiu pressionando o atleta uzbeque e forçou outro shido, conquistando o yuko. Taticamente perfeito, o brasileiro anulou qualquer tipo de reação do quinto colocado no ranking mundial e avançou.
O brasileiro confirmou o favoritismo e avançou às quartas de final do torneio de judô ao superar o italiano Roberto Meloni por ippon (segundo somado no dia). Embalado pela vitória por ippon do primeiro combate, Tiago Camilo começou o duelo de uma maneira agressiva.
Acuado, o italiano evitou o confronto direto e por algumas vezes deixou a área de duelo. A falta de ação resultou em um shido para cada atleta, situação que ocorreu justamente na estreia do brasileiro.
A punição abriu novamente o combate, e favoreceu indiretamente o competidor brasileiro. Agressivo e apresentando grande variação de golpes, Tiago Camilo conseguiu um yuko antes da metade do duelo. Embalado, aproveitando um erro de Meloni, o paulista encaixou um o-soto-gari e conquistou o segundo ippon dentro do torneio, em dois duelos na ExCel North Arena.
Tiago Camilo estreou de forma categórica na Olimpíada. O experiente representante nacional venceu o ucraniano Roman Gontiuk por ippon, vitória que o garantiu na fase oitavas de final da competição.
Depois da decepção ocorrida com Leandro Guilheiro na última terça-feira, Tiago Camilo entrou no tatame com a responsabilidade de ser o maior nome masculino do judô nacional em Londres. Contudo, no início do combate diante o ucraniano, o judoca brasileiro encontrou dificuldades e acabou punido por falta de combatividade com pouco mais de um minuto de duelo.
Pressionado, Camilo, ratificou a qualidade e experiência que o credenciam ao pódio na Olimpíada. Rapidamente, o brasileiro forçou um shido contra Gontiuk no duelo válido por uma vaga nas oitavas de final.
Solto em virtude da punição contra o rival, então impedido de se comportar de forma defensiva por conta do shido, Camilo aplicou um ashi-guruma, com pouco mais de três minutos de duelo, e conquistou, em grande estilo, por ippon, a primeira vitória em Londres.
Allan Farina - Portal Terra
01/08 às 12h03
Atualizada em 01/08 às 12h07
0 comentários:
Postar um comentário