RICH FRANKLIN DERROTA WANDERLEI SILVA E ESTRAGA FESTA BRASILEIRA NO MINEIRINHO!!!
'Cachorro Louco' quase nocauteia no segundo round, mas é dominado peloamericano e perde por decisão unânime dos jurados no UFC 147, em BH
Wanderlei Silva leva uma direita certeira de Rich Franklin no UFC 147 (Foto: Getty Images)
Escalado para substituir Vitor Belfort no UFC 147, após a lesão na mão do carioca, Rich Franklin atuou como o perfeito convidado indesejado no evento realizado no Mineirinho, em Belo Horizonte, na noite deste sábado. Aos 37 anos e sem lutar desde fevereiro de 2011, quando perdeu para Forrest Griffin, o americano mostrou que ainda está em forma e estragou a festa brasileira ao derrotar Wanderlei Silva por decisão unânime dos jurados, diante de um grande e empolgado público.
O "Cachorro Louco" teve apenas um bom momento no duelo, quando quase nocauteou no segundo round, mas saiu decepcionado. Ele é o primeiro dos grandes ídolos do Brasil no MMA a não vencer no país. Antes, Anderson Silva, Mauricio Shogun e Rodrigo Minotauro, no UFC 134, e José Aldo e Vitor Belfort, no UFC 142, haviam triunfado em solo verde-amarelo.
- Galera, muito obrigado. Dei meu máximo, quase nocauteei, queria muito dar essa vitória para vocês. Mas foi uma uma honra lutar para vocês, muito obrigado. Eu dei tudo, achei que ia nocautear ali, passei um pouco do ponto, mas luta é isso - disse Wand após o combate, que ocorreu no peso combinado de 86,2kg.
Os dois já haviam se enfrentado no UFC 99, em junho de 2009, quando Wanderlei perdeu também por decisão unânime dos jurados, após três rounds de muito equilíbrio. O brasileiro não concordou com o resultado e até hoje faz questão de deixar clara sua opinião, dizendo que foi o verdadeiro vencedor na ocasião. Desta vez, no entanto, o domínio do americano foi grande e não deixou margem para dúvida.
Foi o 29º triunfo em 36 combates na carreira de Franklin (14-5 no UFC). Já Wanderlei sofreu o 12º revés, o sétimo em dez lutas no UFC. Ele tem ainda 34 vitórias, um empate e uma luta sem resultado ("no contest") no cartel.
O primeiro minuto foi de muito estudo por parte dos lutadores. Wanderlei Silva acertou uma boa direita , mas levou o troco na sequência. O brasileiro deu um chute alto, e Franklin tentou pegar a perna. Em uma troca de golpes, Wand se desestabilizou e ficou tonto, mas não foi ao chão. O americano sentiu o bom momento e se soltou no duelo, sendo mais incisivo, mas levou um chute certeiro no rosto.
No segundo round a luta seguiu nesse patamar. Após acertar um chute, Wanderlei tropeçou no próprio pé e caiu, mas não deu tempo de Franklin ir para cima. Com Wand pressionado contra a grade, o americano soltou os golpes e abriu vantagem nos pontos. Acuado, o brasileiro jogava mais socos no ar do que no oponente e esperava para entrar no contra-ataque. Wanderlei "acordou" e encaixou socos que balançaram o rival. Após uma joelhada e uma direita fortíssima no rosto, Franklin caiu. Wand aproveitou o momento e partiu para cima, disparando diversos socos por cima, no chão, mas foi interrompido pelo gongo sinalizando o fim do assalto. Olhando de perto, o árbitro Mario Yamasaki não achou que deveria interromper a luta.
Rich Franklin conseguiu se recuperar no intervalo e voltou bem para o terceiro round, acertando um bom direto na linha de cintura logo de cara. Wanderlei, por outro lado, diminiu a velocidade e o ímpeto. O duelo ficou morno, e o americano conseguiu a queda, ficando por cima e disparando diretos e cotoveladas. Desta vez, foi Wanderlei quem foi salvo pelo gongo.
No quarto round, os dois demonstraram cansaço, mas continuaram trocando socos em pé. Franklin atacou mais e também acertou mais golpes, fixando sempre o nariz de Wanderlei, que já sangrava bastante. O americano reclamou de um chute baixo do oponente e precisou de mais de um minuto para se recuperar.
Wanderlei Silva, que não lutava cinco rounds desde 2002, quando empatou com o croata Mirko "Cro Cop" no Pride, sentiu ainda mais o cansaço no último assalto. Mais ativo, Franklin acertou diversas canhotas no rosto do brasileiro, que esperava para encaixar um contragolpe fulminante. No finzinho, o combate ganhou em emoção. Wand chamou a torcida e partiu para cima na tentativa do golpe final. Os dois trocaram socos fortes no alto. Mas a decisão foi mesmo para os jurados, e todos deram o placar de 49 a 46 para o americano.
CARD PRINCIPAL
Rich Franklin venceu Wanderlei Silva por decisão unânime (49 a 46, 49 a 46 e 49 a 46)
Cezar Mutante venceu Serginho Moraes por decisão unânime* (29 a 28, 30 a 27 e 30 a 27)
Rony Jason venceu Godofredo Pepeu por decisão unânime* (29 a 28, 29 a 28 e 29 a 28)
Fabricio Werdum venceu Mike Russow por nocaute técnico aos 2m28s do round 1
Hacran Dias venceu Yuri Marajó por decisão unânime (29 a 28, 30 a 27 e 30 a 27)
CARD PRELIMINAR
Rodrigo Damm venceu Gasparzinho por finalização (mata-leão) aos 2m12s do round 1
Massaranduba venceu Pé de Chumbo por nocaute técnico aos 4m21s do round 1
Hugo Wolverine venceu John Macapá por decisão divida (29 a 28, 28 a 29 e 29 a 28)
Thiago Bodão venceu Leonardo Macarrão por nocaute técnico aos 41s do round 3
Marcos Vina venceu Wagner Galeto por nocaute técnico a 1m04s do round 3
Felipe Sertanejo e Miltinho Vieira empataram (29 a 28, 28 a 29 e 28 a 28)
* Finais do The Ultimate Fighter Brasil
- Em busca de Campeões
Por SporTV.comBelo Horizonte
24/06/2012 01h55
Atualizado em 24/06/2012 08h48
0 comentários:
Postar um comentário