O ESTÁDIO PLÁCIDO ADERALDO CASTELO "CASTELÃO" FAZ 38 ANOS!!!
Castelão faz 38 anos se preparando para o maior espetáculo do futebol
Inauguração da primeira etapa contou com várias autoridades. Foto: Izaias VieiraZico, Bebeto, Romário, Ronaldo “Fenômeno”, Ronaldinho Gaúcho, entre outros craques, já mostraram seu futebol no gramado do estádio Plácido Aderaldo Castelo, mais conhecido como Castelão. Inaugurado em novembro de 1973, a praça esportiva do estado do Ceará completou 38 anos neste sexta-feira (11).
Para comemorar, foi inaugurada a etapa inicial da reforma para sediar a competição mais importante do esporte: a Copa do Mundo 2014. O ministro Aldo Rebelo visitou a obra durante a solenidade. O governador do Ceará, Cid Gomes; o Secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa; o Secretário de Esportes, Gony Arruda; entre outros nomes importantes, estiveram presentes na cerimônia.
Um pouco de História
O jurista e jornalista Plácido Aderaldo Castelo deu início às obras do estádio símbolo do futebol cearense ainda no ano de 1969. As primeiras colunas começaram a ser erguidas em 22 de dezembro daquele ano, quando ele ainda governava o Estado.
Mas somente quatro anos depois foi que Plácido Castelo pode assistir a inauguração sob o comando do então novo governador, César Cals. No entanto, o nome do comunicador foi eternizado pela forma como se chama o até hoje estádio Castelão.
No evento inaugural, o jornalista Paulino Rocha proferiu a frase marcante: “Eu olho para essas arquibancadas e sinto a tremenda felicidade daquele que disse que o nordestino é acima de tudo um forte. Essas arquibancadas do Castelão, esse gigante de concreto e cimento armado, é bem uma demonstração patente do que o homem é capaz”. Mal sabia ele que essa força iria se reinventar para encantar o mundo.
Astros locaisO histórico dos confrontos entre Ceará x Fortaleza ganhou vários protagonistas dentro das quatro linhas do “Gigante da Boa Vista”.
Na história recente, os nomes de Sérgio Alves e Rinaldo representam com todos os requisitos a tradição, a rivalidade, as conquistas e as glórias vivenciadas naquele campo.
Da memória do atacante alvinegro, não saem as imagens do Clássico Rei emblemático do dia 15 de abril de 1996. “Fiz o gol quando o estádio já estava se esvaziando pela torcida. Consegui lotá-lo novamente em questão de minutos”, relembrou o "Carrasco". Dez anos depois, em 29 de janeiro de 2006, Rinaldo diz não esquecer a sonora goleada de 6 x 3, quando marcou 4 gols. “Num único clássico é bem significativo”, destacou.
Sobre as reformas de remodelação, Sérgio Alves imagina um equipamento padrão: “Não vai deixar nada a desejar. Nem no Brasil, nem no mundo”. Lamentou apenas não poder atuar mais profissionalmente no saudoso gramado. Já o matador tricolor celebrou os 38 anos do Castelão enfatizando que o local é um palco muito especial para atuações de craques inspirados.
Nova era
Comemorar a primeira etapa da conclusão da obra de reforma foi o presente neste aniversário de 38 anos. O grande homenageado foi o ex-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Fares Lopes, com uma placa.
Em dezembro de 2012, o novo estádio vai se chamar Arena Castelão e estará totalmente renovado, segundo a previsão dos consórcios que realizam as reformas. No ano seguinte, as principais seleções darão o passe inicial na semifinal da Copa das Confederações. Finalmente, em 2014, será a vez de Sérgio Alves, Rinaldo, os cearenses e o mundo verem a Seleção Brasileira disputarem o Mundial da Fifa, com força nordestina bradando das arquibancadas.
Por Sidarta Duarte







0 comentários:
Postar um comentário