QUIXADÁ FORA DE QUIXADÁ?
Quixadá pode ficar mais um ano sem jogar em casa.Faltando menos de dois meses para iniciar o maior campeonato de futebol do Estado do Ceará, o time do Quixadá ainda não tem um elenco definido para as acirradas disputas que devem iniciar a partir de 12 de janeiro de 2011 e deve se estender até o fim do mês de abril. O drama vivenciado pela equipe neste ano, pode acarretar as mesmas consequências no próximo campeonato. Em 2010 o Quixadá teve que jogar a maioria dos jogos na cidade de Morada Nova, porque o estádio Abilhão não foi adaptado conforme os ditames do código do torcedor.
Quase um ano depois o estádio encontra-se na mesma situação e se depender dos administradores nada será feito para que o time realize os jogos na sua própria sede.
Após uma analise criteriosa na lei 10.671/2003 que dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor, se observa que o estádio Abilhão não tem condições de receber os jogos até o momento e possivelmente não será adaptado de acordo com as normas vigentes. Segundo o artigo 7o o estádio deve ter instalado serviços de som para a divulgação durante a realização da partida, da renda obtida pelo pagamento de ingressos e do número de espectadores pagantes e não-pagantes. O artigo 16 afirma que o estádio tem que contratar seguro de acidentes pessoais para os torcedores, bem como a entidade realizadora do campeonato; disponibilizar um médico e dois enfermeiros-padrão para cada dez mil torcedores presentes à partida; disponibilizar uma ambulância para cada dez mil torcedores presentes à partida.
Pelas exigências fora do estatuto mencionado o estádio Abilhão que tem capacidade para no máximo 5.000 pessoas, deve ter escadas de acesso com corrimão e sinalização; dois portões de emergência (porta de correr sobre trilhos), com a indicação “saída de emergência”, pintada na cor vermelha em letras grandes, nas partes dos mesmos voltados para dentro e fora do estádio, e em condições de abertura rápida em caso de emergência.
Pela regra é necessária a existência de placar eletrônico, localizado em local visível para a informação do torcedor e demais presente ao estádio. Deve ter banheiros destinados para uso do público masculino e para uso exclusivo do feminino, separados uns dos outros e principalmente disponibilizar banheiro, exclusivo, para uso de pessoas portadoras de necessidades especiais.
O estádio tem que possuir Certidão de Vistoria, dentro do prazo de validade, emitido pelo Centro de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado e possuir Alvará Sanitário, emitido pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde do Município. As exigências expostas são de natureza leve e outras podem ser solicitadas por pelos órgãos fiscalizadores.
O time do Quixadá deve estrear no dia 13 de janeiro contra o time do Guarany de Sobral no estádio do Junco. Já conforme a tabela o time deve jogar em Quixadá no dia 19/01. Hoje quem comanda o Quixadá Futebol Clube é o radialista Irapuan Monteiro, após a renúncia do ex-presidente Valmir Araujo, o técnico é ex-jogadores Cleisson e auxiliado por Robertinho.
Os times que disputarão a primeira divisão do Campeonato Cearense de 2011 são: Ceará, Crato, Ferroviário, Fortaleza, Guarani (Juazeiro do Norte), Guarany (Sobral), Horizonte, Icasa, Itapipoca, Limoeiro, Quixadá e Tiradentes.
Por Jackson Perigoso
0 comentários:
Postar um comentário