Coluna do TOM BARROS
Diário do Nordeste de 16/11/2010.Predominância cearense
- Guarany, campeão brasileiro da Série "D", tem maioria de jogadores cearenses no elenco. Dos 28 atletas do Bugre, 16 nasceram aqui. Dos 14 que atuaram domingo, sete são cearenses: Tiago Granja, Júnior Alves, Tobias, Carlos, Vanderlei, Jean e Danilo Pitbull. Mais uma vez provada a importância dos jogadores aqui forjados. Além disso, o técnico Oliveira Lopes é de Canindé. Tudo em casa. Quem me chamou atenção para esses detalhes foi o pesquisador Airton Fontenele, sempre afeito a dados e curiosidades. Quando o Fortaleza subiu para a Série "A" em 2002, também havia predominância cearense. Lá estavam Jefferson, Marcão, Erandir, Ronaldo Angelim, Chiquinho, Sérgio, Dino, Alyson, Clodoaldo e Rogério, dentre outros conterrâneos. Não sou contra a importação. Ela traz benefícios, mas a prata de casa tem seu valor.
Melhor técnico
- Filinto Holanda (Foto), eleito o melhor técnico do Campeonato Cearense de 2010, confirma seu trabalho positivo no Horizonte. Colocou a equipe na final da Copa Fares Lopes e diz que o objetivo agora é ganhar a segunda vaga cearense na Copa do Brasil 2011. Filinto montou bom elenco no Horizonte, contando atualmente com jogadores importantes como Valter, Reginaldo, Danúbio, André, Cassaco e Isaac. A decisão com o Icasa começa amanhã, dia 17, em Horizonte.
Notas & notas
- Ceará retornou ao trabalho ontem. Abençoada folga no fim de semana. Foco no Grêmio Prudente. Como Dimas Filgueiras resolverá o problema da ala esquerda, que não funcionou bem contra o Botafogo? /// Mais uma semana para o Fortaleza em tempo de espera. Mais conversas e tentativas de solução para algumas pendências nesta fase de transição. /// O zagueiro André Turatto, mesmo reconhecendo as dificuldades do Fortaleza para saldar compromissos, revelou sua vontade de seguir no Pici. André faz questão de dizer que adora a terrinha. Ótimo. /// Júnior Xuxa está em alta. É o destaque do Icasa. Há muitos time interessados no seu concurso para 2011. O destino dele deverá ser mesmo o futebol paulista.
Estadual Cearense 2009
- Mirandinha (Foto), que aí aparece quando recebia do jornalista Daniel Praciano a placa de melhor técnico do Campeonato Cearense de 2009, está à frente de ousado projeto no Ferroviário. Miranda é o treinador da equipe, mas também ligado ao grupo gestor que terá participação nos lucros de futuras negociações de atletas. Tudo transparente, conforme contrato.
Eles Merecem
- Observem: citei treinadores cearenses que têm alcançado o reconhecimento da mídia. Acrescente-se o nome de Flávio Araújo, há muito tido e havido como um dos melhores pelos resultados que vem obtendo nos últimos anos, notadamente no Icasa. A vinda de técnicos de fora têm sua importância pelo intercâmbio. Mas já é hora de dar melhor prestígio aos treinadores aqui da terrinha, máxime em competições nacionais.
Recordando
- A partir da esquerda: Mercy e Caiçara (Foto) . Não confundir com o Caiçara, destacado jogador e técnico pernambucano que tantas vezes foi campeão cearense na função de treinador. Mercy destacou-se como jogador do América e da Seleção Cearense, campeã do Norte em 1954. O Caiçara cearense, que aparece na foto, jogou no Usina Ceará nas décadas 50/60. (Colaboração de Jurandy Neves).
Maior exemplo
- Vejam só o caso mais recente. Depois que PC Gusmão foi embora, o Ceará apostou na vinda de Estevam Soares. Bom técnico. Mas sentiu dificuldades na transição e não deu certo. Mandou vir Mário Sérgio, que terminou sendo o maior fracasso em dinheiro e resultados. Segundo consta, R$ 300 mil de indenização. Dinheiro jogado pelo ralo. Quem salvou o Ceará? Dimas Filgueiras, sempre ele. Dimas, técnico da casa, mas um dos melhores do país.
Tom Barros
16/11/2010
0 comentários:
Postar um comentário