VETTEL SAI E HAMILTON VENCE EM ABU DHABI!!!
Hamilton aproveita saída de Vettel e vence em Abu Dhabi- Pneu fura na primeira volta e tira bicampeão da corrida; inglês ganha com autoridade e Alonso fica em segundo lugar

Ajudado pelo abandono do bicampeão Sebastian Vettel logo na primeira volta, Lewis Hamilton venceu o GP de Abu Dhabi, penúltima etapa do Mundial de Fórmula 1. Líder desde o início da prova, o inglês da McLaren controlou a diferença para o segundo colocado Fernando Alonso ao longo de toda e obteve sua terceira vitória na temporada. Jenson Button completou o pódio, em terceiro lugar, e manteve a vice-liderança da tabela, com dez pontos de frente para Alonso.
Mark Webber, apesar de uma estratégia discutível da Red Bull de um pit stop a mais e de um erro da equipe numa das trocas, ficou em quarto lugar, seguido por Felipe Massa, que chegou a rodar quase no fim da corrida. Completaram a zona de pontuação, do sexto ao décimo lugares, Nico Rosberg (Mercedes), Michael Schumacher (Mercedes), Adrian Sutil (Force India), Paul di Resta (Force India) e Kamui Kobayashi (Sauber).
Em relação aos demais brasileiros, Rubens Barrichello (Williams) fez uma boa corrida de recuperação largando de 24º e último lugar e ficou perto da zona de pontuação, em 12º. Já Bruno Senna, com uma estratégia equivocada de pit stops e uma punição, acabou a corrida apenas na 16ª colocação com seu Renault, três postos atrás do companheiro de equipe Vitaly Petrov.
A CORRIDA
Sebastian Vettel partiu bem de sua 14ª pole na temporada, mas logo na segunda curva da primeira volta o pneu traseiro direito furou, talvez por ele ter passado sobre a zebra. O alemão ainda levou seu Red Bull para os boxes, mas a suspensão quebrou e ele teve de abandonar pela primeira vez no ano. Com isso, Vettel não poderá igualar mais o recorde de 13 vitórias no mesmo ano, pertencente a Michael Schumacher desde 2004.
Sem Vettel na pista, Hamilton liderou a corrida com segurança desde o início, apesar da perseguição de Alonso, que pulou de quinto para terceiro logo na largada e ainda passou Button na primeira volta. Os dois se destacaram de imediato de um pelotão formado por Button, Webber e Massa, que ficaram bem próximos entre eles.
Hamilton controlou a corrida desde o início (Foto: EFE)
Prejudicado por um mau pit stop da Red Bull, Webber perdeu o quarto lugar para Massa, que, por sua vez colou, em Button mas não conseguiu assumir a terceira posição. Com isso, o australiano se aproveitou para encostar de novo e partiu para cima do brasileiro. Massa chegou a perder a posição após cometer um erro, mas a recuperou de imediato na reta seguinte graças à asa móvel.
Button aproveitou a disputa para abrir dos dois, até porque Massa e Webber também foram atrapalhados pelo retardatário Pastor Maldonado, que acabou punido pelos comissários por desrespeitar as bandeiras azuis, assim como Bruno Senna.
Na segunda rodada de paradas, a Red Bull, equivocadamente, colocou novamente pneus macios no carro de Webber, o que o obrigaria a fazer um terceiro pit stop para colocar pneus duros, como manda o regulamento. Com isso, Button e Massa, que colocaram os duros na segunda parada, ficaram em posição mais confortável.
Button soube aproveitar melhor a vantagem proporcionada pelo erro da Red Bull, enquanto Massa teve mais dificuldades com os pneus duros, como de costume. Já Webber, com os macios, fez seguidamente a melhor volta da corrida e, após a rodada de Massa, conseguiu recuperar o quarto lugar ao fazer a parada final na última volta.
Enquanto isso, na frente, Alonso tentou dar o bote sobre Hamilton ao retardar seu segundo pit stop enquanto o inglês aquecia os pneus duros. Mas um novo pit stop lento da Ferrari tirou qualquer chance do espanhol, que, depois da última parada, contentou-se com o segundo lugar.
Com isso, Hamilton rumou para a vitória diante de várias celebridades como o cantor Paul McCartney e o ex-jogador brasileiro Ronaldo. Uma boa forma de tentar apagar a série de erros de uma temporada desastrosa para o inglês. Aliviado, Hamilton dedicou a vitória à mãe, aniversariante do dia.
A 19ª e última etapa da temporada será disputada daqui a duas semanas, no Brasil.
RESULTADO DO GRANDE PRÊMIO DE ABU DHABI
1º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - 55 voltas
2º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 8s4
3º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - a 25s8
4º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 35s7
5º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 50s5
6º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 52s3
7º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 1m15s9
8º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 1m17s1
9º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - a uma volta
10º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a uma volta
11º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - a uma volta
12º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a uma volta
13º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - a uma volta
14º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - a uma volta
15º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
16º - Bruno Senna (BRA) Renault - a uma volta
17º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Renault - a uma volta
18º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Renault - a duas voltas
19º - Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - a duas voltas
20º - Vitantonio Liuzzi (ITA) HRT-Cosworth - a duas voltas
ABANDONOS
Daniel Ricciardo (AUS) HRT-Cosworth - a sete voltas
Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 36 voltas
Jerome d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth - a 37 voltas
Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 54 voltas
VOLTA MAIS RÁPIDA
Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m42s612, na 51ª
Jadallah/Reuters)
LANCEPRESS!
Publicada em 13/11/2011 às 12:42
Abu Dhabi (EAU)
0 comentários:
Postar um comentário